CIGAM  /  Blog  /  Artigos

O que esperar dos negócios em 2022?

Soluções mais dinâmicas, com foco no cliente e serviços voltados para a sustentabilidade estão entre as apostas para 2022. Confira!

Por Redação

Não é de hoje que o mercado vem sofrendo fortes impactos econômicos. E com o assunto inevitável da pandemia ainda como parte do contexto de 2021, o ano ficou marcado pela consolidação das mudanças iniciadas ainda em 2020 e que resultaram na acentuação do potencial de algumas empresas em frente a cenários repletos de incertezas, conduzindo-as para um maior engajamento e empoderamento das pessoas e para a automatização dos processos - etapas fundamentais na aceleração da Transformação Digital. Mas se estes foram os passos dados ao longo dos dois últimos anos, quais são as apostas mais promissoras para um futuro bastante próximo, já em 2022?

A resposta, em partes, é um tanto evidente: soluções mais dinâmicas e com foco no cliente, e serviços voltados para a sustentabilidade. Mas o que são estas soluções de fato? De uma forma mais detalhada, são estas novas realidades do mercado que trouxemos agora para você. Confira: 

O PRIMEIRO PASSO DE QUALQUER NEGÓCIO: PLANEJE SEU ANO.

Sem dúvidas, estudos de mercado e um bom planejamento estratégico são a base tanto para aqueles que desejam empreender, quanto para aqueles que desejam expandir cada vez mais seus negócios. O que se mostra cada vez mais pertinente, no entanto, são o uso de ferramentas online, como o BI, para a extração de dados inteligentes que auxiliam na construção de um planejamento anual mais assertivo através da identificação de insights e novas oportunidades voltadas para inovação. De acordo com reportagem da revista Exame, propor espaços de inovação para seus colaboradores e se manter aberta aos aprendizados que ela proporciona é uma forma das empresas se prepararem para um futuro que visa a fusão de iniciativas inovadoras dentro de áreas similares de interesse.

Falamos um pouco mais sobre Planejamento Estratégico no Gestão em Minutos do mês de dezembro, e você pode escutá-lo aqui.

FIQUE ATENTO À LGPD

Se dados inteligentes, de forma geral, já são parte relevante na construção de estratégias empresariais, dados pessoais, por sua vez, estão muitas vezes ligados a atividades de áreas como Suporte, Comercial e até mesmo Recursos Humanos. Por serem informações sempre presentes no dia a dia dos negócios, estima-se que, para 2022, 83% das organizações empresariais no Brasil devem aumentar seu investimento em segurança cibernética, de acordo com pesquisa realizada pela PwC Digital Trust Insights 2022. A atenção se deve às novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde agosto/2020 e com aplicação de multa em caso de descumprimento. A lei visa um maior reforço na segurança e privacidade de clientes e prestadores de serviço.

ESG: A VEZ DA SUSTENTABILIDADE

Nós já explicamos aqui no blog sobre Environmental, Social and Governance (ESG, em português: ambiental, social e governança), mas a previsão é de que o conceito tome proporções ainda maiores dento do próximo ano. A entrega de formas eficientes para preservação do meio ambiente é de responsabilidade da sociedade como um todo, o que inclui também o contexto dos negócios - e que vem sendo observado de perto não apenas novas gerações (através do consumo de produtos mais sustentáveis), como também através do mercado financeiro, por investidores mais sêniores que começam a buscar por gestoras com fundos voltados para os critérios ESG.

TUDO AGORA É DIGITAL!

A pandemia exigiu que muitas empresas migrassem suas atividades para o mundo online. Um bom exemplo está no avanço dos e-commerces e das próprias redes sociais como canais de vendas. E não há espaço para retrocessos, mesmo com o retorno das atividades normais. Ao contrário, novos conceitos voltados para o varejo, como o Omnichannel, trazem uma nova perspectiva híbrida, possibilitando a transição entre mundos digital e físico, impactando positivamente a experiência dos consumidores ao longo da jornada de compra.

Além das vendas, o trabalho remoto e o ensino à distância também se apresentam como tendências significativas para os próximos meses. O Home-Office se mostrou eficaz e tem sido aprimorado cada vez mais pelas empresas para um alcance maior do bem-estar da equipe, aumentando a produtividade e reduzindo custos que costumam ser elevados no modo presencial.  Em relação à área de Educação, o processo é similar: instituições precisaram adaptar rapidamente seus conteúdos para o ambiente digital devido às circunstâncias dos últimos tempos e a tendência é de que o novo formato a distância se torne cada vez mais produtivo.

AH! E NÃO ESQUEÇA DO MARKETING!

Marketing é uma peça fundamental para qualquer negócio e é importante ter em mente que estratégias voltadas para o digital se fazem cada vez mais necessárias para firmar a presença das empresas também neste tipo de ambiente. Para 2022, assim como em anos anteriores, agências ou pessoas com foco em produção de conteúdos e profissionais especializados em técnicas como o uso de SEO e anúncios pagos serão elementos-chave para a expansão da sua marca e para o sucesso ainda maior do seu negócio.


Fontes: Sebrae e Exame

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.