CIGAM  /  Blog  /  Artigos

ESG já é uma realidade na CIGAM

A sigla significa Environmental, Social and Governance (em português: ambiental, social e governança) - são critérios cuja função é fundamentar o processo de análise e seleção dos investimentos.

Por Robinson Klein
CEO da CIGAM Software de Gestão

ESG já é uma realidade na CIGAM

Apesar de todos os desafios, 2020 foi um ano de mudanças muito positivas para a CIGAM. Renovamos a nossa marca, lançamos novidades no nosso produto, descobrimos uma nova forma de trabalhar e estamos de mudança para a nossa nova sede que irá proporcionar mais conforto, sustentabilidade e facilidade de acesso. Tópicos estes essenciais para o nosso negócio de software de gestão empresarial, que tem demandas crescentes para atrair novos talentos e reter os atuais, e é pensando nisso que ficamos muito felizes em compartilhar que a nova CIGAM é uma ESG!

ESG - Environmental, Social and Governance!

Estas três letras vêm ganhando cada vez mais destaque por estarem associadas a negócios sólidos, com baixo custo de capital investido e melhor resiliência contra riscos associados ao clima e a sustentabilidade. Em português, significam: ambiental, social e governança. Os critérios ESG - cuja função é fundamentar o processo de análise e seleção dos investimentos - são definidos da seguinte forma:

 

  • Environmental (Ambiental): Como a empresa usa sua energia, descarta lixo e se contribui positivamente ou negativamente para mudanças climáticas.
  • Social: Está relacionado aos direitos dos colaboradores, cuidados com a segurança no trabalho, diversidade no quadro de funcionários, relacionamento com a comunidade, etc.
  • Governance (Governança): Sistema de políticas e práticas pelas quais as empresas são direcionadas e controladas, diversidade no conselho, metodologia de contabilidade, política anticorrupção, entre outros.

 

A CIGAM já sabe o quão importante estes critérios são para o sucesso de qualquer negócio, e isso está refletido no dia a dia da empresa.

Environmental (Ambiental)

Somos uma indústria limpa, nossa nova sede foi construída de maneira sustentável, com reaproveitamento de materiais e redução de entulhos e o projeto tem diretrizes construtivas como reaproveitamento da água da chuva para utilização em jardins e lavagens de pisos externos; utilização de tecnologias limpas, equipamentos e iluminação mais eficientes, reduzindo consumo de energia; geração de energia com uso de painéis solares; orientação climática para melhor aproveitamento da luz solar; formato do prédio em L para ampliação da ventilação natural e terreno permeável. Localizada em local central e de fácil acesso a transporte coletivo e ciclovia.

Social

Mais uma vez configuramos na lista de melhores empresas para se trabalhar do GPTW, já são 26 prêmiações, e isso é reflexo do nosso trabalho continuado e do nosso propósito. Acreditamos que o sucesso está diretamente relacionado à felicidade e valorização de todos e sabemos que um excelente ambiente de trabalho é peça fundamental na vida de todos nós. Além disso, sabemos que o nosso compromisso se estende a toda a comunidade que estamos inseridos e entendemos a importância e o dever de participarmos de ações sociais para melhorar a qualidade de todo o nosso ecossistema.

Governança

Entendemos também que tudo isso só é possível com uma gestão transparente. Somos uma empresa S.A., auditada, onde os colaboradores participam dos lucros através do programa de participação dos resultados e os principais números da empresa são apresentados a todos nas reuniões trimestrais. Desta forma é possível afirmar que a CIGAM é uma ESG, atenta ao ecossistema que está inserida tanto a nível social, de governança, quanto ambiental.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.