search

CIGAM  /  Blog  /  Podcast

#021 Planejamento Estratégico e Tributário

Gestão em Minutos, com Ivan Faliguski, Roberto Haleva e Josiane Borges

Foto de 'Redação' Por Redação

2022 já está batendo em nossa porta e o momento é de construção das principais rotas que serão seguidas para o cumprimento das metas estipuladas para o próximo ano? Afinal, elaborar um planejamento estratégico é sempre um ponto crucial para quem deseja ter mais sucesso com os seus resultados. Mas como, exatamente, traçar este planejamento de uma forma mais assertiva? Conversamos sobre este assunto com Ivan Faliguski, Diretor Presidente da Domínio Tributário, Roberto Haleva, Consultor de Planejamento e Gestão, e Josiane Borges, Gerente Comercial da CIGAM, em mais um episódio do Gestão em Minutos.

Confira o episódio #021 do nosso podcast aqui no blog e nos nossos canais de streaming: Spotify, Deezer e Soundcloud.

Gestão em Minutos: #021 - Planejamento Estratégico e Tributário
Apesar dos grandes desafios impostos para as empresas desde os primeiros meses de 2020 por conta dos avanços da COVID-19, 2021 pode ser considerado um ano acima da média. A maturidade adquirida ?na pressão? ao longo do ano anterior proporcionou oportunidades de reinvenções de mercado, maior produtividade e quebras de paradigmas que vão desde os formatos de prospecção até o próprio faturamento. Este, por sua vez, é o primeiro passo para o planejamento do ano seguinte: é com base no faturamento que são realizadas as compras de insumos, treinamentos de equipes e melhorias gerais que necessitam de investimento. Josiane complementa também a importância de, dentro deste planejamento, analisar as principais estratégias de marketing e vendas já utilizadas e avaliar como otimizá-las para manter a receita em crescimento.

Dados, dados e mais dados!

Para construir tais análises de forma eficiente, é essencial olhar para dentro do próprio negócio e acompanhar de perto os dados seguros gerados, extraindo insights e demais informações estratégicas de forma inteligente. De acordo com Ivan e Josiane, prever cenários e tomar decisões assertivas se tornam muito mais difíceis se os resultados não estiverem sendo medidos. A segurança nos dados é uma das peças fundamentais para o sucesso dos negócios: ?Para um bom planejamento estratégico, quanto mais informações inteligentes eu tenho, melhor?, fala Ivan.

Mas e a parte tributária? Como fica para o ano que vem?

O aumento da demanda por certos produtos ao longo da pandemia originou a mudança de custos que, consequentemente, trouxe o aumento significativo da inflação gerada frente a estas comercializações. Ivan e Roberto comentam que isso exige um cuidado maior para o próximo ano, visto que cada negócio tem suas particularidades e gera uma análise diferente quando o enfoque é planejamento tributário. Ivan também ressalta que ?...um bom planejamento tributário necessita de um entendimento profundo da operação da empresa?. Para ele, assim como uma leitura efetiva dos dados, a visão detalhista destas operações pode trazer oportunidades de inovação e cada vez mais alternativas para fazer melhor.

Competitividade é o objetivo

Mas como deixar as empresas mais competitivas para 2022? Para Josiane, a resposta está na Transformação Digital: ?Se fala muito sobre o tema e isso tem sido um grande segredo dos clientes que estão investindo em ferramentas de gestão para poder melhorar seus resultados, inclusive em rentabilidade e produtividade?. Ela complementa dizendo que, ao investir na Transformação, as empresas passam a olhar para dentro de suas próprias operações e a potencializar sua gestão, revisando constantemente os seus processos e permitindo que seus colaboradores forneçam insights com base nos dados disponíveis, podendo assim buscar os resultados orientados ao planejamento: ?Cada vez mais as empresas precisam estar fiéis ao que estão planejando [...]. Ter os dados estratégicos e um BI apoiando para construir um dado inteligente é um dos segredos para 2022 ser ainda melhor. E é importante saber o quanto a empresa está engajada, deixando seus funcionários empoderados para poder realmente fazer a Transformação acontecer?.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

whatsapp Vendas por WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp