CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Assistente Virtual do ERP CIGAM - Os avanços da Cia

A Cia, assistente virtual do ERP CIGAM chega para apoiar na tomada de decisão e otimizar processos da empresa.

Por Leandro Machado
Coordenador de PD&I e Arquitetura da CIGAM Software de Gestão

Assistente Virtual do ERP CIGAM - Os avanços da Cia

Assistente Virtual do ERP CIGAM - Os avanços da Cia

Já vimos anteriormente (Cia+ChatGPT) sobre a integração da Cia, assistente virtual do ERP CIGAM, com o ChatGPT. O ERP CIGAM trouxe essa novidade no ano passado, quando houve a ascensão das IA´s.

 

Desde então, grandes fornecedores de tecnologia trabalharam muito forte para melhorar ainda mais as capacidades das Inteligências Artificiais, onde se pode destacar a própria OpenAI, puxando frente com o ChatGPT, Microsoft com o Copilot, Google com o Gemini e muitos outros, inclusive a nível de hardware, como Nvidia e Intel.

 

Quando a ascensão aconteceu, a primeira coisa que veio a se pensar, foi que o maior proveito das IA´s seria para utilização com RPA (Automação Robótica de Processos); de forma que ela substituiria pessoas em atividades diárias e repetitivas. Até certo ponto, isso se confirmou, pois há uma grande variedade de serviços implementados para RPA com ajuda de IA nos mais diversos segmentos.

 

Cia - Inteligência Artificial da Cigam

A Cia trouxe novidades nessa linha, como por exemplo:

 

Funcionalidades que podem fazer uma leitura de uma ordem de produção ou a emissão de um boleto com apenas um comando, consultas complexas de dados que antes necessitavam do processamento, e a emissão de um ou mais relatórios que agora podem ser feitas com um simples comando em linguagem natural.

 

Em linhas gerais:

 

A Cia se tornou um copiloto para o ERP CIGAM

Cia, Assistente Virtual do ERP CIGAM
Cia, Assistente Virtual do ERP CIGAM

Ou seja, ela usa o CIGAM, e não o CIGAM usa ela. Pode parecer confuso, mas faz todo o sentido.  

 

Pense por um momento que a Cia foi treinada e sabe como usar o CIGAM da melhor forma, considerando todas as particularidades daquele usuário. Quando ela faz o papel de copiloto, ao fazer uma solicitação, a Cia executa a tarefa sem riscos de erros, sem ignorar particularidades do negócio, sem precisar de treinamento, e o mais importante: sem riscos de gerar problemas que necessitam de suporte.

 

O treinamento da Cia está evoluindo para que ela aprenda cada vez mais sobre o ERP CIGAM, e com isso, evoluindo e otimizando os processos. Todo o treinamento é feito de maneira online; o que ela aprende estará disponível para todos os usuários do nosso software. Ambientes do CIGAM com versões diferentes de banco de dados e do sistema também são diferenciados, e os seus prompts são otimizados para aquele ambiente. 

 

Algumas IA´s integradas com a Cia, como o ChatGPT e Gemini, possuem modelos diferentes para propósitos diferentes, alguns sendo mais rápidos e mais baratos. No entanto, a Cia foi treinada para usar os modelos mais adequados, aumentando a produtividade sem aumentar custos.

 

Veja que até aqui falamos a respeito do uso do nosso Software de Gestão através da Cia como copiloto, e de algumas funcionalidades que ajudam o usuário em suas rotinas diárias aumentando a produtividade.

 

Mas conforme citei anteriormente, quando ocorreu a ascensão das IA's, se pensou que sua maior função seria para a utilização com RPA, e isso se consolidou.  Mas, daqui em diante, se espera que as Inteligências Artificiais atuem também na tomada de decisão, auxiliando a nível gerencial e estratégico. 

 

Mais uma vez o ERP CIGAM está inovando de maneira rápida a tendência impulsionada pela ascensão da IA´s.

  • A Cia já está sendo treinada para interagir dinamicamente com o módulo de BI do CIGAM através de um novo conceito chamado Objetos de Negócio. Sendo assim, a partir de agora, além de ajudar o usuário do nosso software a fazer suas tarefas, ela irá auxiliar na tomada de decisão.

Sobre o conceito de Objeto de Negócio

Um Objeto de Negócio contém uma inteligência analítica sobre alguma informação do ERP CIGAM, e a Cia aprende sobre a informação e como utilizá-la. Por exemplo, Objetos de Negócio específicos analisam os pedidos faturados, e a partir disso a Cia pode interagir com o usuário a respeito de qualquer informação sobre pedidos, e usar esses objetos de negócio para exibir informações rápidas e confiáveis sobre os pedidos. Um ponto que vale a pena destacar, é a forma que a Cia mostra os dados dessa integração com os Objeto de Negócio, que pode ser como um gráfico, um dashboard ou qualquer outra forma disponível no BI do CIGAM além de texto ou fala.

 

Conheça a Cia auxiliando na tomada de decisão na prática!

 

Ficou curioso? A Equipe CIGAM preparou um exemplo do seu uso no dia-dia. 

IA - Show CIGAM

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.