search

CIGAM  /  Blog  /  Artigos

O que é ERP?

Veja como funciona o Enterprise Resource Planning (ERP) e saiba como escolher o melhor

Foto de 'Redação' Por Redação

O que é ERP?
Enterprise Resource Planning (ERP) é um termo em inglês que significa Planejamento de Recursos Empresariais. O software - ou sistema - tem como principal funcionalidade melhorar a gestão das empresas. Além de fornecer uma visão macro da organização, o ERP é constituído por módulos que integram todos os setores. 

Com soluções complementares e utilizando recursos de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IOT) e Business Inteligence (BI) o ERP está em evolução constante para oferecer cada vez mais produtividade para os negócios, com processos automatizados e informações rápidas e seguras. 

Para melhor compreensão do tema, vamos dividir este conteúdo nos seguintes tópicos:

  • O que é um ERP
  • Como funciona um ERP
  • Quais as vantagens de um ERP
  • Como escolher o melhor ERP
  • ERP Low-Code

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de Planejamento de Recursos Empresariais que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Com ele é possível criar uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita o trabalho sincronizado de diferentes departamentos, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização.

O ERP conta ainda com algumas soluções complementares como:

» CRM (Customer relationship management): Solução de gerenciamento do relacionamento com os clientes. Facilita o uso das informações já disponíveis no ERP sobre o cliente, melhorando os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda com o efetivo uso e registro dos dados sobre o cliente. 

» BI (Business Intelligence): Solução de inteligência empresarial ou sistema de informação gerencial, disponibiliza e organiza os dados para facilitar a análise, resultados, tendências e o monitoramento das informações da empresa. 

» RH (Recursos Humanos): Software para desenvolvimento, controle e gerenciamento dos recursos humanos da empresa. Inclui pagadoria, acesso, segurança, saúde, capacitação, desenvolvimento, avaliação, plano de cargos e carreira, previdência e portal de informações entre outras.

» Mobile: Ferramenta que permite a análise, acompanhamento e tomada de decisão através de dispositivos móveis, facilitando a vida dos gestores que estão em constante deslocamento, evitando que processos na empresa parem à espera da disponibilidade destes profissionais.

» PDV  (Ponto de Venda): Solução desktop instalado na loja que possui recursos para o controle das informações sobre a rotina da empresa, desde o módulo de venda, emissão de NFe, SPED até o inventário.

Estas soluções complementares geram melhores resultados quando estão integradas ao ERP, assim é importante escolher um produto completo que possa suprir estas necessidades à medida que a empresa cresce.

Como funciona o ERP?

O processo de implementar um sistema de gestão ou ERP passa por uma revisão dos processos para identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado. Em muitos casos, esta revisão implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência as necessidades da organização em médio / longo prazo.
O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras se mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

O diagrama ao lado contém as funções completas de um ERP, cada retângulo é um módulo e as linhas as principais interligações entre eles. Alguns módulos estão agrupados da forma como, em geral, são distribuídas as atividades nos diferentes departamentos das empresas.

Quais os benefícios de um ERP?

Para se manter competitivo no mercado e acompanhar toda a Transformação Digital que vem impactando o dia a dia das empresas, o uso de um ERP tornou-se essencial. O sucesso e crescimento de qualquer negócio está diretamente ligado a sua capacidade de gerar e analisar dados para extrair informações estratégicas, por isso que a gestão à vista é o maior benefício de um ERP, mas ele também tem como vantagens:

  • Melhora na comunicação entre os departamentos;
  • Confiabilidade da informação;
  • Maior transparência dos dados;
  • Redução de erros operacionais;
  • Automatização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Eliminação de controles paralelos e planilhas eletrônicas;
  • Ganho de tempo;
  • Redução de custos;
  • Implementação gradual por meio de estrutura modular;
  • Atualização de dados em tempo real.

Como escolher o Melhor ERP para o seu negócio?

Antes de iniciar a busca de um ERP é necessário mapear os processos da empresa, definir quais são os resultados esperados com o novo sistema e arquitetar qual será a metodologia para a avaliação de cada participante no processo (lembre-se de separar a avaliação técnica da financeira - não decidir só com o bolso). O melhor ERP é aquele que proporciona aos gestores um controle detalhado do andamento do negócio, aumentando a rentabilidade e a produtividade da empresa.
check_circle

O ERP entende do seu negócio?

Procure um ERP que possua case no mesmo segmento que a sua empresa. Entender do seu negócio é fundamental para obter um bom resultado no momento da implantação, a troca de experiências e as boas práticas do mercado lhe trarão mais eficiência durante o projeto.

check_circle

Quanto tempo a empresa tem no mercado?

Desenvolvedor de Software com mais de 20 anos no mercado permite segurança no momento da escolha. Não podemos esquecer que a parceria será de longo prazo. Quanto mais consolidada no mercado mais credibilidade você terá.

check_circle

A empresa possui um suporte confiável?

Pesquise, pergunte e documente o serviço que será oferecido após a implantação do sistema. É de extrema importância que o fabricante de software tenha uma equipe bem treinada e estruturada para lhe fornecer um suporte eficaz. Podemos mensurar a qualidade do suporte através do nível de satisfação dos clientes e o SLA médio dos atendimentos.

check_circle

Os módulos são integrados?

O melhor ERP é aquele que está totalmente integrado para evitar retrabalho e garantir informações atualizadas e confiáveis em todas as áreas da empresa. Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma gestão eficiente e produtiva.

check_circle

O software é engessado?

Lembre-se que cada empresa possui processos distintos. Pesquise sistemas que sejam flexíveis no momento da implantação, para que seja possível realizar parametrização ou customização voltada para o seu negócio. O melhor sistema de ERP precisa se adequar ao seu processo e não o contrário. Contratar sistemas engessados vai lhe acarretar custos que não estavam previstos no projeto.

check_circle

Qual a tecnologia utilizada?

Conhecer a tecnologia usada para desenvolver o software lhe trará segurança no momento da escolha. Ninguém quer investir em um software que não terá know-how para acompanhar as mudanças tecnológicas, isto só é possível com o uso de ferramentas que mantenham o produto atualizado, evitando os custos de manutenção ou a inevitável troca de um produto obsoleto.

check_circle

Possui uma equipe especializada?

Contrate o software de uma empresa que possua a expertise de implantar o sistema. Pesquise quem serão os consultores que vão realizar a implantação, conheça sua formação e sua área de conhecimento.

check_circle

Possui equipe comprometida?

Por fim, pesquise empresas que invistam em seus funcionários. Lidar com funcionários bem capacitadas e satisfeitos oferecerá confiança de um serviço bem executado.

ERP Low-Code?

O ERP Low-Code é uma escolha estratégica que chega em um momento em que as empresas precisam desesperadamente ser mais ágeis e usar um ERP para diferenciar seus negócios. O ritmo dos negócios, a falta de profissionais qualificados, a capacidade de ajustar modelos de negócios, combinações de produtos e novos serviços ao cliente nunca foram tão intensos e alguns sistemas de ERP simplesmente não conseguem mais dar conta, especialmente neste novo mundo de forças de trabalho remotas.

O desenvolvimento de sistemas de gestão com plataformas mais antigas requer mais conhecimento técnico e treinamento do que plataformas de aplicativos low-code/no code. Estas, por sua vez, requerem menos desenvolvedores, o que é uma grande vantagem.

Por que escolher o ERP CIGAM?

Permitir que sua empresa faça tudo isto de forma mais fácil é o desafio da CIGAM, trabalhamos com foco em produtividade, nossas ferramentas, qualificações e ações tem como maior objetivo melhorar a competitividade de nossas ferramentas garantindo a nossos clientes crescimento e maiores resultados com soluções de produtividade inovadoras e fáceis de usar.

A facilidade de uso gera processos mais ágeis e dados mais confiáveis, viabiliza análises mais rápidas e confiáveis, torna o planejamento e a acompanhamento de metas e resultados mais fácil, contribuindo para ganhos efetivos de produtividade para a organização como um todo.
Por que escolher o ERP da CIGAM

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

whatsapp Vendas por WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp