Home / Soluções / O que é ERP?

O que é ERP?

Por que é importante ter um ERP? Como escolher o melhor ERP?

 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

 

Diagrama completo de um ERP

Conheça os módulos de um ERP
Conheça os módulos de um ERP

Este diagrama contém as funções completas de um ERP, cada retângulo é um Módulo do ERP e as linhas as principais interligações entre os diferentes módulos. Alguns módulos estão agrupados da forma como, em geral, são distribuídas as atividades nos diferentes departamentos das empresas.

Quais os principais benefícios de um ERP?

O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologia. Em resumo, os principais benefícios com o uso do ERP são:

 

  • Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões
  • Validação das informações de entrada
  • Automatização dos processos
  • Eliminação de controles paralelos e planilhas eletrônicas
  • Melhoria de comunicação entre departamentos
  • Aumento da produtividade

Como funciona um ERP?

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização.

 

O processo de implementar um ERP passa por uma revisão dos processos de forma a identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado, o que em geral implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

 

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência as necessidades da organização em médio prazo. É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras se mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

Soluções complementares à Solução ERP:

CRM (Customer relationship management) solução de Gerenciamento do relacionamento com os clientes, facilita o uso das informações já disponíveis no ERP sobre o cliente, melhorando os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda com o efetivo uso e registro dos dados sobre o cliente.

 

BI (Business Intelligence) solução de Inteligência Empresarial ou Sistema de informação gerencial, disponibiliza e organiza os dados de forma a facilitar a análise, resultados, tendências e o monitoramento das informações da empresa.

 

PDV  (Ponto de Venda) é uma solução desktop instalado na loja que possui recursos para o controle das informações sobre a rotina da empresa, desde o módulo de venda, emissão de NFe, SPED até o inventário.

 

RH (Recursos Humanos) Software para desenvolvimento, controle e gerenciamento dos recursos humanos da empresa, inclui pagadoria, acesso, segurança, saúde, capacitação, desenvolvimento, avaliação, plano de cargos e carreira, previdência e portal de informações entre outras.

 

Mobile Ferramenta que permite a análise, acompanhamento e tomada de decisão através de dispositivos móveis, facilitando a vida dos gestores que estão em constante deslocamento evitando que processos na empresa parem à espera da disponibilidade destes profissionais.

 

BPM (Business Process Management) ferramenta de Gerenciamento de Processos de Negócio, que permite gerenciar, monitorar e automatizar processos;

 

Estas soluções complementares geram melhores resultados quando estão integradas ao ERP, assim é importante escolher um produto completo que possa suprir estas necessidades à medida que sua empresa cresce.

Sua vida mais fácil

Por que escolher o ERP Cigam?

 

Permitir que sua empresa faça tudo isto de forma mais fácil é o desafio da CIGAM, trabalhamos com foco em produtividade, nossas ferramentas, qualificações e ações tem como maior objetivo melhorar a competitividade de nossas ferramentas garantindo a nossos clientes crescimento e maiores resultados com soluções de produtividade inovadoras e fáceis de usar.

 

A facilidade de uso gera processos mais ágeis e dados mais confiáveis, viabiliza análises mais rápidas e confiáveis, torna o planejamento e a acompanhamento de metas e resultados mais fácil, contribuindo para ganhos efetivos de produtividade para a organização com um todo.

 

Clique aqui e veja os módulos do ERP Cigam