Solicite uma proposta

Home / Institucional / ERP: o que é, como funciona e quais os benefícios? Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

ERP: o que é, como funciona e quais os benefícios?

ERP é um sistema de gestão empresarial que automatiza processos e integra os dados da empresa.

O que é?


 

ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Com ele é possível criar uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita o trabalho sincronizado de diferentes departamentos, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

 

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização.

Como funciona?

O processo de implementar um ERP passa por uma revisão dos processos para identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado. Em muitos casos, esta revisão implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

 

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência as necessidades da organização em médio / longo prazo. É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras sem mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

Quais os benefícios?

O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologias. Em resumo, os principais benefícios com o uso do ERP são:

 

  1. Melhoria de comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações;
  2. Validação das informações de entrada, reduzindo de erros operacionais e retrabalhos;
  3. Automatização dos processos;
  4. Aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e geralmente estão divergentes ou desatualizadas;
  5. Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões.

 


 

 

 

 

 

 

Diagrama completo de um ERP

 

O diagrama ao lado contém as funções completas de um ERP, cada retângulo é um módulo e as linhas as principais interligações entre eles. Alguns módulos estão agrupados da forma como, em geral, são distribuídas as atividades nos diferentes departamentos das empresas.

 

 

 

 

 

 

O que é ERP?
O que ? ERP | Diagrama de um ERP

Soluções complementares


 

Existem soluções complementares ao ERP e que aumentam a produtividade empresarial, tais como:

 

CRM (Customer relationship management): Solução de gerenciamento do relacionamento com os clientes. Facilita o uso das informações já disponíveis no ERP sobre o cliente, melhorando os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda com o efetivo uso e registro dos dados sobre o cliente.

 

BI (Business Intelligence): Solução de inteligência empresarial ou sistema de informação gerencial, disponibiliza e organiza os dados para facilitar a análise, resultados, tendências e o monitoramento das informações da empresa.

 

PDV  (Ponto de Venda): Solução desktop instalado na loja que possui recursos para o controle das informações sobre a rotina da empresa, desde o módulo de venda, emissão de NFe, SPED até o inventário.

 

RH (Recursos Humanos): Software para desenvolvimento, controle e gerenciamento dos recursos humanos da empresa. Inclui pagadoria, acesso, segurança, saúde, capacitação, desenvolvimento, avaliação, plano de cargos e carreira, previdência e portal de informações entre outras.

 

Mobile: Ferramenta que permite a análise, acompanhamento e tomada de decisão através de dispositivos móveis, facilitando a vida dos gestores que estão em constante deslocamento, evitando que processos na empresa parem à espera da disponibilidade destes profissionais.

 

Estas soluções complementares geram melhores resultados quando estão integradas ao ERP, assim é importante escolher um produto completo que possa suprir estas necessidades à medida que a empresa cresce.

Como escolher um ERP


 

Antes de iniciar a busca de um ERP é necessário mapear os processos da empresa, definir quais são os resultados esperados com o novo sistema e arquitetar qual será a metodologia para a avaliação de cada participante no processo (lembre-se de separar a avaliação técnica da financeira - não decidir só com o bolso). O melhor ERP é aquele que proporciona aos gestores um controle detalhado do andamento do negócio, aumentando a rentabilidade e a produtividade da empresa.

 

» O ERP entende do seu negócio?

Procure um ERP que possua case no mesmo segmento que a sua empresa. Entender do seu negócio é fundamental para obter um bom resultado no momento da implantação, a troca de experiências e as boas práticas do mercado lhe trarão mais eficiência durante o projeto.

 

» Quanto tempo a empresa tem no mercado?

Desenvolvedor de Software com mais de 20 anos no mercado permite segurança no momento da escolha. Não podemos esquecer que a parceria será de longo prazo. Quanto mais consolidada no mercado mais credibilidade você terá.

 

» A empresa possui um suporte confiável?

Pesquise, pergunte e documente o serviço que será oferecido após a implantação do sistema. É de extrema importância que o fabricante de software tenha uma equipe bem treinada e estruturada para lhe fornecer um suporte eficaz. Podemos mensurar a qualidade do suporte através do nível de satisfação dos clientes e o SLA médio dos atendimentos.

 

» Os módulos são integrados?

O melhor ERP é aquele que está totalmente integrado para evitar retrabalho e garantir informações atualizadas e confiáveis em todas as áreas da empresa. Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma gestão eficiente e produtiva.

 

» O software é engessado?

Lembre-se que cada empresa possui processos distintos. Pesquise sistemas que sejam flexíveis no momento da implantação, para que seja possível realizar parametrização ou customização voltada para o seu negócio. O melhor sistema de ERP precisa se adequar ao seu processo e não o contrário. Contratar sistemas engessados vai lhe acarretar custos que não estavam previstos no projeto.

 

» Possui uma equipe especializada?

Contrate o software de uma empresa que possua a expertise de implantar o sistema. Pesquise quem serão os consultores que vão realizar a implantação, conheça sua formação e sua área de conhecimento.

 

» Qual a tecnologia utilizada?

Conhecer a tecnologia usada para desenvolver o software lhe trará segurança no momento da escolha. Ninguém quer investir em um software que não terá know-how para acompanhar as mudanças tecnológicas, isto só é possível com o uso de ferramentas que mantenham o produto atualizado, evitando os custos de manutenção ou a inevitável troca de um produto obsoleto.

 

» Possui equipe comprometida?

Por fim, pesquise empresas que invistam em seus funcionários. Lidar com funcionários bem capacitadas e satisfeitos oferecerá confiança de um serviço bem executado.

Por que escolher o ERP CIGAM?


 

Permitir que sua empresa faça tudo isto de forma mais fácil é o desafio da CIGAM, trabalhamos com foco em produtividade, nossas ferramentas, qualificações e ações tem como maior objetivo melhorar a competitividade de nossas ferramentas garantindo a nossos clientes crescimento e maiores resultados com soluções de produtividade inovadoras e fáceis de usar.

 

A facilidade de uso gera processos mais ágeis e dados mais confiáveis, viabiliza análises mais rápidas e confiáveis, torna o planejamento e a acompanhamento de metas e resultados mais fácil, contribuindo para ganhos efetivos de produtividade para a organização com um todo.

Soluções pensadas para o seu tipo de negócio

Entenda como podemos potencializar seus resultados através de ferramentas eficientes e fáceis de usar.