Home  /  Blog  /  Mercado  /  Gestão à vista! BI: conceito e benefícios.

Gestão à vista! BI: conceito e benefícios.

Postado em 25/01/2019 às 11:25

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Criar um sistema de informação a partir de dados e produzir as melhores análises para auxiliar na tomada de decisão; de forma geral, este é o principal objetivo do Business Intelligence (BI). O BI permite às organizações o acesso a informações sintetizadas tendo como principal função a transformação e compilação de dados em informações, estando diretamente ligado à tomada de decisão, proporcionando informações estruturadas e que possibilitam melhor posicionamento estratégico.

 

Sistemas de BI podem ser considerados meios de transformação e seu uso auxilia na visão sistêmica e na construção de informações a partir de dados. Dentre as principais características dos sistemas de BI, as principais são extração e integração de dados de diversas fontes. Estas características possibilitam a procura por relações de causa e efeito, transformando resultados em informações que embasem as decisões da empresa.

Você sabia?


 

O princípio de BI existe desde os tempos mais remotos, onde fenícios, persas, egípcios e diversos outros povos do Oriente já cruzavam informações, obtidas em meio à natureza para seu benefício. Atividades como observação das marés, análise dos períodos de seca e chuva, posição dos astros e outras atividades rotineiras, eram informações valiosas e que eram utilizadas para tomar decisões nas comunidades.

 


 

Na teoria

 

Com a evolução das tecnologias da informação, surgiu o conceito de sistemas de informações executivas, oportunizando o suporte de sistemas não apenas ao nível operacional das organizações, mas também aos níveis tático e estratégico. A partir de então, foram introduzidos sistemas capazes de gerar relatórios dinâmicos, previsões, análises e diversos outros indicadores imprescindíveis para as organizações. Segundo autores especialistas no assunto, o antigo conceito de sistemas de informações executivas foi aprimorado e transformou-se em BI.

 

 

Na prática

 

o BI é uma das ferramentas mais procuradas pelas empresas, pois as informações são alimentadas por um sistema que as organiza, disponibilizando dados para consulta e análise. Seus principais benefícios são a oferta de informações precisas, visão geral de desempenho de empresas e informações específicas a cada usuário, que subsidiem tomadas de decisão e planejamento estratégico. Para isso, o BI conta com quatro principais componentes que são essenciais no dia a dia dos gestores:

 

      » Data warehouse: banco de dados base, com enorme variedade de elementos;

 

      » Online Analytical ProcessingI (OLAP): conjunto de ferramentas, que configuram um software capaz de criar relatórios, manipular e analisar dados do data warehouse;

 

      » Business Performance Management: componente que utiliza a análise, relatórios gerados e consultas do BI para aperfeiçoar o desempenho geral da organização, sendo o componente final do processo de BI.

 

      » Dashboard: interface de usuário para visualização de informações, de maneira compreensível

 

Sobre os benefícios, veja as pesquisas realizadas por Eckerson (2003) e Thompson (2004) a fim de comparar as vantagens do BI.

Mariana Pimentel
Inteligência de Mercado Cigam

 

Referência

ECKERSON, Wayne. Smart Companies in the 21st Century: the secrets of creating successful business intelligent solutions, 2003

THOMPSON, Olin. Business intelligence success, lesson learned. Technology Evaluation, 2004.

Comentários

E-mailTelefoneWhatsapp