O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos federais no Brasil, instituídos para financiar a seguridade social e promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento da empresa.
O PIS é destinado ao pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, enquanto a COFINS tem como objetivo custear a seguridade social de forma mais ampla, abrangendo áreas como a saúde, previdência e assistência social. Ambos são contribuições de natureza social e incidem sobre o faturamento ou a receita bruta das empresas, sendo essenciais para o financiamento de políticas sociais e o fortalecimento da seguridade social no país.
A legislação que rege essas contribuições passa por constantes alterações, exigindo que as empresas estejam atentas às obrigações tributárias para cumprir suas responsabilidades legais. Para te ajudar nessa missão, confira o vídeo abaixo.
Pílula de Hiperautomação - Área fiscal
Neste vídeo sobre a "Pílula de Hiperautomação - Área Fiscal", você aprenderá sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, possibilitando o ressarcimento de impostos excessivamente pagos pelas empresas. Não perca esta oportunidade de compreender melhor a automação na área fiscal!