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Conscientização e Tecnologia na Luta Contra o Câncer de Mama

Unindo inovação e conscientização: Tecnologia na luta contra o câncer de mama. Descubra como fazemos a diferença.

Por Redação

Conscientização e Tecnologia na Luta Contra o Câncer de Mama

O Outubro Rosa já é popularmente conhecido como mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Ainda assim, a saúde feminina abrange, de maneira geral, diversas questões importantes ao longo de todo o ano, e neste contexto, as tecnologias desempenham um papel fundamental na educação, na melhoria do atendimento médico, e na detecção prévia de complicações relacionadas ao bem-estar da mulher.

 

Com início em 2016, as femtechs são startups que desenvolvem soluções tecnológicas focadas na melhora da saúde menstrual, sexual e ginecológica, além de tópicos relacionados a menopausa, fertilidade, gravidez e maternidade. Impulsionadas por um cenário de empoderamento que tem ganhado força ao longo dos anos, o mercado de femtechs já projeta um crescimento de 8% ao ano até 2030, além de uma movimentação de cerca de US$ 50 bilhões ainda em 2025.

 

Dentre as principais frentes de produtos criados e ofertados por este novo segmento de mercado, estão os aplicativos de diagnóstico precoce e prevenção de doenças femininas que operam através da Inteligência Artificial e Machine Learning. O Pre Check e o Breast Check Now, por exemplo, são aplicativos que possuem modelos de mama interativos e ensinam instruções detalhadas para o autoexame. Já o app brasileiro We Cancer utiliza informações fornecidas pelo próprio paciente para criar uma espécie de prontuário.

 

É importante ressaltar, porém, a importância do uso de tecnologias já consolidadas para a prevenção e identificação prévia de doenças cancerígenas. Ferramentas como mamografia digital são essenciais para o diagnóstico do câncer de mama, oferecendo imagens de alta qualidade que facilitam a identificação de tumores em estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. Já a Ultrassonografia Mamária é utilizada em complemento à mamografia, especialmente em casos de densidade mamária elevada, onde a mamografia pode ser menos eficaz. A telemedicina também tem se tornado uma ferramenta valiosa para consultas médicas e acompanhamento de pacientes, permitindo que mulheres tenham acesso a profissionais de saúde qualificados, independentemente de sua localização geográfica.

 

 

O compromisso da CIGAM à causa

Embora a tecnologia do ERP CIGAM ainda não esteja vinculada diretamente ao segmento de femtechs, a empresa mostra-se comprometida com o bem-estar e a saúde de seus colaboradores, abordando há alguns anos de maneira proativa o tema do Outubro Rosa. 

 

Internamente a CIGAM adota a disseminação de uma série de comunicados que alertam sobre estatísticas relevantes, riscos e sintomas, e a importância de exames periódicos. Ainda, é através do ?Café com o RH? que o setor de Recursos Humanos abre espaço para seus colaboradores falarem cada vez mais sobre a importância de hábitos mais saudáveis e da importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.

 

Em 2023, além das ações já consolidadas, a CIGAM conta também com a comercialização de camisetas em apoio à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo. Todo o montante arrecadado com a venda será integralmente destinado à instituição.

 

Sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo

A Liga oferece um amplo suporte a indivíduos de baixa renda, disponibilizando uma extensa gama de serviços que incluem acompanhamento nutricional, apoio psicológico, assistência jurídica, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, suplementos alimentares, e muito mais. A instituição atende tanto homens quanto mulheres, independentemente do tipo de câncer que enfrentem.

 

 

Vale lembrar que o câncer de mama é uma preocupação de saúde pública no Brasil, sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a primeira causa de morte por câncer em mulheres no país, com algumas estatísticas alarmantes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que somente em 2023 sejam diagnosticados mais de 73 mil novos casos da doença no país, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres em relação a 2022. 

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