CIGAM e Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure
Por Janice Steffen
Analista de RH da CIGAM Software de Gestão

Considerado como o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente em outubro, entretanto recomenda-se que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses.
O objetivo da campanha, a nível mundial, é informar e alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, afinal, quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Os principais fatores de risco são o histórico da doença na família, sedentarismo e obesidade, consumo de álcool e tabagismo.
Em números:
- 01 em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida;
- A cada 11 minutos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no Brasil;
- No Brasil, o câncer de mama é uma das causas de morte mais comuns entre mulheres de 35 -54 anos;
- Os casos de cura em caso de diagnóstico precoce chegam a 95%.
IMPORTANTE: Os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres.
Vista esta causa!
Diante desta realidade, a CIGAM sensibilizando-se com a causa, promoveu algumas ações internas visando a promoção de informações e a conscientização. As ações também contaram com a venda de camisetas em prol da LIGA Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e o valor da venda das mesmas foi totalmente revertida a instituição.
A LIGA atende pessoas de baixa renda, com diversos serviços de apoio: nutricionistas, psicólogos, advogados, médicos, medicamentos, suplementos alimentares, entre muitos outros. Importante ressaltar que a LIGA atende homens e mulheres, com todos os tipos de câncer.
Referência: Instituto Nacional do Câncer