Home  /  Blog  /  Produtividade  /  Design Thinking

Design Thinking

Descubra como criar uma cultura sustentável de inovação.

Postado em 01/08/2019 às 13:20

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Com o objetivo de fomentar um ciclo de inovação no processo de desenvolvimento de software de gestão, a Cigam adota práticas e técnicas do design thinking. Ainda que o nome ‘design’ esteja comumente associado à aparência de produtos, o design como disciplina visa gerar bem-estar na vida das pessoas. Sabendo disso, percebemos a oportunidade de abrir novos caminhos para a inovação no ERP CIGAM.

 

A inovação é frequentemente ligada ao avanço tecnológico que promove o futurismo. Muitas vezes estes avanços tecnológicos não agregam valor e não possuem aplicabilidade na resolução de problemas reais dos clientes, acabando em soluções para problemas inexistentes.

 

Inovação, porém, é a busca por soluções diferenciadas que objetivem a resolução de problemas reais ou que atendam uma demanda desconhecida e que tragam valor para os clientes ou alavanquem a organização a uma posição de destaque no mercado.

 

Design Thinking e Inovação no ambiente de desenvolvimento como diferencial do negócio

 

Ao longo dos anos, as organizações perceberam que oferecer superioridade tecnológica ou excelência em desempenho não eram mais suficientes para obter um diferencial competitivo. Para navegar no oceano azul em um cenário de competição global, seria necessário criar uma cultura sustentável de inovação.

 

Abaixo, destaco as etapas e algumas dessas práticas que contribuem no processo de inovação no desenvolvimento de software:

 

Levantamento de Dados: Levantamento de dados que auxiliem no entendimento do problema raiz, do contexto e do perfil dos usuários envolvidos no processo. Nessa etapa também é feito um levantamento de soluções já existentes no mercado.

  • Reenquadramento;
  • Pesquisa Exploratória;
  • Entrevistas;
  • Cadernos de Sensibilização.

 

Compreensão do Problema: Os dados coletados são analisados e sintetizados pelo time com o objetivo de se chegar à compreensão do problema raiz. Essa etapa pode ocorrer em paralelo às etapas de Levantamento de Dados e Geração de Ideias.

  • Cartões de Insight;
  • Critérios norteadores;
  • Personas;
  • Jornada do Usuário.

 

Geração de Ideias: É a etapa onde o time se reúne e propõe ideias criativas para o contexto do projeto. Os métodos preparados nas etapas anteriores são utilizados para instigar a inovação na resolução do problema.

  • Brainstorming;
  • Workshop de Cocriação.

 

Validação das Ideias Geradas: É a etapa de prototipação e possui o propósito de validar as propostas de solução geradas pelo time. Mesmo sendo apresentada como a última etapa, ocorre simultaneamente à todas etapas anteriores.

  • Protótipo em papel;
  • Modelo de volume;
  • Storyboard.

 


 

Falando em desenvolvimento de software, é importante frisar a importância de um processo ágil e produtivo. Por isso, a Cigam adota valores, técnicas e práticas do Design Thinking de forma alinhada com as práticas ágeis já utilizadas pela empresa. Dessa forma, entendemos que é possível entregar um ERP produtivo e inovador.

 

Gustavo Arnecke
Analista de Sistemas

Comentários

E-mailTelefoneWhatsapp