A Indústria Plástica Brasileira - Circularidade, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade
Neste ambiente instável e desafiador surgem, na mesma medida, oportunidades onde a indústria plástica nacional pode destacar-se competitivamente frente à concorrência
Por Alexandre Weisheimer
Arquiteto de Soluções

Desde o ano de 1900, quando a primeira forma comercial de plástico totalmente sintético foi criada - à época com o intuito de substituir o marfim dos elefantes e os cascos e chifres dos bovinos ? até os dias atuais, o aumento do consumo do plástico tornou-se exponencial, atendendo toda a matriz industrial principalmente devido as suas características, como acessibilidade, leveza e segurança.
O plástico tornou-se um material de grande importância na sociedade contemporânea, devido às suas diversas propriedades e aplicações, como:
Segundo a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), no ano de 2021 a produção global de plástico atingiu 390,7 milhões de toneladas, sendo o Brasil responsável por 2% deste volume. Ainda conforme a entidade, agora a partir de dados de 2020, os principais setores consumidores (em vendas de transformados plásticos, em valor) foram:
- Construção civil;
- Alimentos;
- Artigos de comércio em atacado e varejo;
- Automóveis;
- Autopeças e bebidas.
No Brasil, o total de empresas atuando no setor é de 11.339 (em 2021) e o total de empregos gerados é de 343.861 (em 2022).
O impacto econômico gerado pelo setor, em nosso país, é extremamente relevante onde, a cada R$ 1 milhão adicional de produção:
- São gerados 29 novos empregos no setor;
- Há um aumento de R$ 1,3 milhão no PIB brasileiro;
- Há um aumento de R$ 3,35 milhões na produção total da economia.
Mesmo assim, é importante considerar os desafios associados ao uso de plásticos, como a gestão de resíduos e a poluição ambiental.
A busca por alternativas sustentáveis e o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem eficientes são essenciais para mitigar os impactos negativos do plástico no meio ambiente.
A crescente preocupação com o impacto ambiental dos plásticos, especialmente em relação à poluição marinha e ao eficaz gerenciamento de resíduos, pressiona a indústria a buscar alternativas mais sustentáveis. Isso inclui o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis e a melhoria das taxas de reciclagem.
A Economia Circular, a produção e o consumo conscientes exigem uma nova mentalidade de parte da indústria plástica nacional, no sentido de agregar maior valor aos seus produtos a partir da condução de inovações constantes, tanto em matérias-primas quanto em seus processos e modelos de negócio, objetivando integrar o material plástico às novas demandas e tendências de mercado.
Nesse aspecto, a economia verde passa a ser vista como estratégia nacional para garantir um futuro mais sustentável para a humanidade, onde aspectos como a reciclagem e a logística reversa deixaram de ser opção para se tornarem obrigatórias.
Diversos outros desafios são enfrentados pela indústria do plástico no Brasil, como:
Neste ambiente instável e desafiador surgem, na mesma medida, oportunidades onde a indústria plástica nacional pode destacar-se competitivamente frente à concorrência. Alguns exemplos nesse sentido são:
- Economia circular: o desenvolvimento de uma economia circular, que visa minimizar o desperdício e promover a reutilização e reciclagem de materiais, oferece oportunidades para inovação e crescimento sustentável na indústria plástica.
- Adoção de soluções em tecnologia, especificamente o investimento em sistemas de gestão empresarial (ERP): o uso intensivo de tecnologia relacionada à gestão desempenha um papel crucial na indústria plástica, no sentido de promover evolução com sustentabilidade, proporcionando diferenciais competitivos como ganhos em eficiência, qualidade, inovação e competitividade.
- Plásticos de fonte renovável: a pesquisa e desenvolvimento de plásticos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, representam uma oportunidade para a indústria brasileira, aproveitando a vantagem competitiva do país na produção agrícola.
- Mercado interno em expansão: o crescimento da economia brasileira e o aumento do consumo interno abrem novas oportunidades para a indústria plástica, especialmente em setores como embalagens, automotivo e construção civil.
- Exportações: o aumento das exportações de produtos plásticos pode ser uma oportunidade significativa, especialmente se as empresas brasileiras conseguirem se posicionar como fornecedores de qualidade em mercados internacionais.
- Parcerias e colaborações: a formação de parcerias estratégicas com instituições de pesquisa, universidades e outras empresas pode impulsionar a inovação e a capacidade de resposta às demandas do mercado e às exigências regulatórias.
Assim sendo, a indústria plástica brasileira enfrenta um cenário desafiador, mas também cheio de oportunidades.
A chave para o sucesso reside na capacidade das empresas de se adaptarem às mudanças, investirem em inovação e sustentabilidade, e explorarem novos mercados e tecnologias. Com uma abordagem proativa, a indústria pode não apenas superar os desafios, mas também prosperar em um ambiente cada vez mais dinâmico e exigente.
Fonte: portal RAIS e CAGED.
Fonte: Pesquisa Industrial Mensal ? produção física; Pesquisa Industrial Anual ? empresa e produto; Tabela de Recursos e Usos e Matriz Insumo Produto 2013/IBGE, Portal RAIS e CAGED. Elaboração ABIPLAST.