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Novidades em IA que a Feira NRF trouxe para o varejo em 2024

Um dos eventos mais importantes do varejo global traz novidades em inteligência artificial e automação.

Por Gustavo Calheiros Marques Dias
Diretor de Varejo & Omni Commerce CIGAM

Novidades em IA que a Feira NRF trouxe para o varejo em 2024

A Feira Nacional de Varejo (NRF, National Retail Federation), realizada em janeiro de 2024, é um dos eventos mais importantes e influentes no mundo do varejo global. Realizada anualmente em Nova York, nos Estados Unidos, a NRF atrai milhares de profissionais do setor, incluindo varejistas, executivos, empreendedores, acadêmicos e fornecedores de tecnologia, para discutir as tendências mais recentes e inovadoras no mercado varejista.

 

O evento da NRF oferece uma plataforma abrangente para compartilhar ideias, insights e melhores práticas em todas as áreas do varejo, desde estratégias de marketing e experiência do cliente até tecnologia e inovação. Neste ano, a temática principal foi inteligência artificial e automação.

 

Quero compartilhar algumas impressões da feira, onde destaco a significativa presença de brasileiros. Estive presente com a delegação brasileira do Conexão Itaú, também explorei o mercado americano em geral, visitando as principais lojas e tendo a oportunidade de conhecer e experimentar as práticas em vigor por lá.

 

A feira se divide basicamente em palestras com os principais gestores de corporações americanas e mundiais, onde aconteceram as grandes discussões sobre o varejo; a exposição de novidades de grandes marcas e a parte da experiência do usuário, na qual pudemos ver as inovações na prática.

 

Meu objetivo foi explorar as novidades relacionadas à inteligência artificial e aqui estão alguns destaques:

 

  • Google apresentando toda a jornada de compra do cliente com inteligência artificial durante todo o processo, desde a pesquisa até a entrega do produto;
  • Microsoft demonstrando muito sobre automação com formas de interação de reposição de estoque através de robôs;
  • Consolidação da tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification), que é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para identificar, rastrear e gerenciar etiquetas ou tags eletrônicas, substituindo o leitor de código de barras. Uma tecnologia que ainda está em expansão no Brasil;
  • O amplo uso de ferramentas de IA como ChatGPT para geração de conteúdo, imagens e vídeos. Soluções de BI com uso de IA e a grande expectativa é que para o próximo ano se veja mais evoluções da IA na prática, principalmente em soluções como software de gestão ERP;
  • Loja com a operação totalmente automatizada, sem nenhuma presença de pessoas no atendimento, na qual se passa o cartão de crédito na entrada da loja, e cada produto escolhido é colocado num carrinho virtual e ao sair, já se recebe uma mensagem formalizando a compra no cartão de crédito. Me chamou a atenção que a tecnologia também consegue identificar se houve uma devolução de produto e já retira do carrinho.
  • Os destaques do Innovation Labs foram o desenvolvimento de robôs que apoiam em todo o processo logístico, podendo transportar caixas do caminhão até o centro de distribuição, ou até mesmo colocar ou mudar de lugar as mercadorias nas prateleiras. As vitrines com tecnologia totalmente interativa, que chamavam atenção para ações promocionais e ainda tinham um descritivo detalhado do produto. E os provadores com espelhos com câmeras que já mostravam a pessoa com a roupa escolhida.

Para encerrar os destaques da feira, posso afirmar que a experiência foi muito bacana, proporcionou muito networking e possibilidades de parcerias que em breve poderemos fortalecer e formalizar. Estou com uma expectativa muito boa para o próximo ano com mais inteligência artificial e automação dos processos na prática.

Já no varejo americano de forma geral, pude ver uma forte tendência focada na experiência do cliente, com a personalização dos produtos e os conceitos de omnichannel, que visam proporcionar uma jornada do cliente fluida e contínua, onde ele pode começar uma interação em um canal e continuar em outro sem perder o contexto ou a qualidade da experiência, e ESG (Environmental, Social, and Governance, em inglês), esses critérios são usados para avaliar o desempenho das empresas em termos de responsabilidade ambiental, práticas sociais e governança, sendo colocados de fato em prática nos negócios.

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