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Novembro Azul: inovação e tecnologia que mudam vidas

Conheça as novas tecnologias disponíveis no mercado de sistemas neste Novembro Azul, voltadas para o tratamento de homens com câncer de próstata.

Por Redação

Novembro Azul: inovação e tecnologia que mudam vidas

O cuidado com a saúde de homens ainda é um tabu no Brasil e em todo o mundo. O estereótipo da pessoa de figura masculina que não cuida de sua saúde causa graves riscos para a vida daqueles que ainda resistem à busca por consultas e até mesmo tratamentos de saúde. Justamente para fomentar esse cuidado nasceu a campanha Novembro Azul. 

 

Para além dos tradicionais folhetos informativos, o mercado de saúde se atualizou. Hoje, existem diversos sistemas e ações realizadas a partir da tecnologia. E é justamente delas que falaremos hoje!

Histórico do Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha global dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata. Esta iniciativa busca quebrar tabus e encorajar os homens a cuidarem da própria saúde, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que afetam predominantemente a população masculina.

 

A campanha teve origem em 2003 na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu usar bigodes durante o mês de Novembro como forma de conscientização sobre a saúde masculina. Essa iniciativa informal ficou conhecida como "Movember", uma junção das palavras "moustache" (bigode em inglês) e "november" (novembro em inglês). Com objetivo inicial de arrecadar fundos para organizações de combate ao câncer de próstata, a ideia ganhou popularidade e começou a se espalhar para outros países ao redor do mundo.

 

No Brasil, a data foi introduzida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha cresceu significativamente desde então, envolvendo diversas instituições, organizações não-governamentais e empresas.

A doença

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram estimados cerca de 1,4 milhão de novos casos no mundo e 375 mil mortes por câncer de próstata. 

 

Em nosso país, foram mais de 71 mil novos casos em 2022, que causaram 16,3 mil mortes. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 a taxa de incidência da doença era de aproximadamente 62 casos para cada 100.000 homens. Estima-se que para os próximos anos esse número cresça, em decorrência dos diversos problemas climáticos que acontecem no mundo e pela má cultura de cuidado com a saúde. Por isso, a campanha de Novembro Azul se torna tão necessária.

Desafios do Novembro Azul

Um dos desafios enfrentados na promoção da saúde masculina é a resistência cultural que muitos homens têm em buscar ajuda médica. O estigma associado à vulnerabilidade e expressão de preocupações de saúde pode levar os homens a evitarem consultas médicas regulares. O Novembro Azul busca quebrar esse estigma, enfatizando a importância de se consultar regularmente com profissionais de saúde e realizar exames preventivos.

 

O autocuidado é uma parte fundamental da saúde masculina, justamente por envolver a busca por médicos especialistas, abrindo a possibilidade de iniciar cedo o tratamento para a doença. Em geral, quando o câncer de próstata é diagnosticado em estágios iniciais, as taxas de sobrevivência são bastante altas.

 

Quando o câncer de próstata é diagnosticado enquanto ainda está confinado à próstata (estágios iniciais), a taxa de cura é muito alta, chegando a cerca de 99%. Além disso, as opções de tratamento (que podem incluir cirurgia, radioterapia e terapia hormonal) são mais viáveis quando o câncer é detectado precocemente.

Tecnologias que revolucionaram o Novembro Azul

Há décadas o mercado de Saúde e Medicina vem evoluindo, criando novas tecnologias que aumentem a qualidade do atendimento ao paciente e melhore os tratamentos para diversas doenças. A especialidade da urologia não fica para trás nessa jornada, crescendo e ganhando melhorias com apoio de maquinários e sistemas que aumentam a expectativa de vida do homem diagnosticado e possibilitam mais chances do diagnóstico cedo.

 

Confira aqui alguns exemplos que já estão em atuação neste Novembro Azul:

Inovando na área médica desde os anos 90

Quando falamos de inovação, precisamos iniciar no surgimento das principais tecnologias da Medicina. Uma das criações que possibilitam o diagnóstico inicial sem utilizar técnicas invasivas é o Exame de PSA. Nele, uma pequena amostra de sangue é coletada, permitindo a análise do Antígeno Prostático Específico, que dá o nome ao procedimento. As variações nos níveis de PSA podem indicar a presença de condições como o câncer de próstata antes dos exames de toque ou biópsia interna. 

 

Entrando na área de sistemas, o uso de biópsias guiadas e de Ressonância Magnética revolucionaram a Medicina. Com essa criação, foi possível dar diagnósticos com mais certeza nas informações e oferecer ao paciente melhores condições de tratamento precoce.

Inovação nos sistemas atuais

Durante a era das tecnologias mobile, a ciência evoluiu. É possível, por exemplo, compartilhar informações médicas sem sair de casa. Esse é o caso do app IUPROST. 

 

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), o IUPROST busca apoiar e orientar homens que apresentam incontinência urinária, condição clínica que pode surgir após a cirurgia de prostatectomia radical, ou seja, a retirada total da próstata.

 

O app oferece orientações sobre exercícios para musculatura pélvica, tratamento básico para pacientes nesta condição, além de estratégias para melhorar hábitos de vida e vídeos com relatos dos participantes da primeira etapa da pesquisa, feita em 2021.

 

Outro produto voltado para a campanha de Novembro Azul é o My Cancer Coach. O aplicativo fornece informações sobre o tratamento de câncer de próstata, trazendo dicas de cuidados sobre a doença. Além disso, ele também atende outros dois tipos de câncer: de mama e de cólon. Ele contém seis partes disponíveis ao usuário: guia de tratamento, diário, calendário de sintomas, registro de dúvidas ao médico, glossário e recursos.

 

Em resumo, o Novembro Azul vai além de uma simples campanha; é um movimento que visa transformar a mentalidade dos homens em relação à sua própria saúde. Ao incentivar a prevenção, a detecção precoce e a busca por um estilo de vida saudável, essa iniciativa contribui significativamente para o bem-estar dos homens, promovendo uma vida mais longa e saudável. Portanto, neste mês e além, é essencial que os homens abracem o Novembro Azul e se comprometam com o cuidado contínuo da sua saúde.

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