CIGAM  /  Blog  /  Artigos

InovAÇÃO: empoderamento dos colaboradores com ideias saindo do papel

Por Redação

InovAÇÃO: empoderamento dos colaboradores com ideias saindo do papel

InovAÇÃO: empoderamento dos colaboradores com ideias saindo do papel

Inovar - este é, com certeza, o principal objetivo de um Programa de Sugestões empresarial. Mas ainda que a coleta de boas ideias para maiores receitas, produtividade e redução de custos esteja entre as prioridades deste tipo de inciativa, manter a escuta ativa para potenciais insights de colaboradores mostra-se também uma ferramenta poderosa para a construção de um excelente lugar para se trabalhar: de acordo com o Instituto Great Place to Work, dentre as empresas do ranking de 2020, 1.334 sugestões de funcionários foram recebidas. Destas, 58% foram implementadas - números que refletem um ambiente de confiança e de reconhecimento de equipes.

 

Aqui na CIGAM, o Programa de Sugestões não é novidade. Praticado desde 2006, contava com ''caixinhas de sugestões'' nos setores em sua primeira versão. A proposta evoluiu, foi informatizada e recebeu diversas alterações e melhorias para enfim, em 2020, passar por uma reestruturação completa, que hoje conta com uma maior valorização por parte dos próprios colaboradores:

"É muito bom sentir que podemos contribuir com a empresa até mesmo em áreas em que não trabalhamos diretamente. O Programa faz com que a gente pense em um todo, analise de forma ampla a empresa e busque resultados positivos para todos os envolvidos, tanto clientes como funcionários. A CIGAM permite que façamos parte da construção e evolução da empresa, dando oportunidade a todos os funcionários para que se engajem e contribuam".

- Raisa Pulz, Analista de Relacionamento e vencedora da edição 2022.

Os projetos podem ser submetidos durante o ano por grupos de até 5 colaboradores (com exceção das lideranças). Todas as sugestões são analisadas: as ideias não selecionadas têm retorno (mesmo que negativo) e podem ser reenviadas/reavaliadas em uma próxima edição, desde que os autores trabalhem para aprimorá-la; já as aprovadas são apresentadas em formato de pitch para o Comitê composto por membros da Direção e colaboradores selecionados. Após as apresentações, as propostas são avaliadas sob a perspectiva de produto e tecnologia (quando for uma solução de produto) e da perspectiva econômica. Ao final, são selecionados até 3 projetos pelo Comitê, sendo estes premiados em dinheiro e desenvolvidos ao longo do ano.

Critérios de avaliação
Critérios de avaliação

O InovAÇÃO em sua nova estrutura conta com duas edições e já está com todas as ideias premiadas em processo de implementação. O novo formato do programa, segundo a gerente de RH da CIGAM, Raquel Engeroff, "faz com que o profissional qualifique melhor suas sugestões, apresentando as justificativas, os benefícios, o investimento, a equipe necessária, etc. Através dessa qualificação, a empresa tem mais condições de tirar as ideias do papel e transformar em projetos. Ainda, mesmo que as ideias são sejam aplicadas exatamente como proposto na sugestão, gera diversos insights e melhorias incrementais em produtos e processos".

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.