CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Comitê da Diversidade CIGAM

Projeto iniciou em 2022 e tem como objetivo fortalecer a pauta sobre diversidade e inclusão social dentro da empresa

Por Redação

Comitê da Diversidade CIGAM

Tendo como propósito impulsionar o sucesso dos negócios e das pessoas, e como princípios respeito, confiança e valorização do ser humano, a CIGAM lançou em 2022 o seu primeiro Comitê da Diversidade. O objetivo é fortalecer a pauta sobre diversidade e inclusão social dentro da empresa e traçar estratégias organizacionais que contemplem o tema.

 

Conforme uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor. Além disso, uma pesquisa da Harvard Business afirma que empresas nas quais o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.

 

No Brasil, entretanto, as empresas parecem que ainda não dão a devida importância para essa questão, já que 73% das organizações do país avaliadas no estudo não tinham quadros executivos diversificados. É justamente para fugir deste denominador comum que a CIGAM assumiu o compromisso de trabalhar o tema com ações práticas e efetivas.

Dados e fatos

O tema diversidade não é uma novidade para a CIGAM, porém até o ano passado a pauta era trabalhada através de informações descentralizadas ou em algumas datas específicas. Ao longo de 2021, o tema com foco na posição da mulher no mercado de trabalho e na sociedade foi trabalhado de forma mais efetiva.

 

De acordo com o Caged (2019), as mulheres representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia no Brasil. Porém, esse número vem crescendo ano a ano, sendo que o crescimento nos últimos 5 anos foi de 60%, passando de cerca de 28 mil para quase 45 mil em 2019.

Na CIGAM

Ao longo de 2021, o quadro de mulheres na equipe de desenvolvimento aumentou. Passou de 14 para 21 mulheres, aumentando de 15% para 20% a presença feminina nos times de desenvolvimento. Também ao longo de 2021 a presença feminina na empresa aumentou como num todo. Em janeiro eram 81 mulheres, em dezembro 103. “Tivemos um crescimento de 2% na presença feminina, passando de 31% para 33% do quadro.

 

Além disso recebemos diversos relatos positivos desta inserção, relatos que dizem respeito a um maior cuidado na comunicação dentro da equipe que antes era predominantemente de homens”, comemora a gerente de recursos humanos, Raquel Engeroff.

Sobre o Comitê

Com o compromisso de trabalhar o tema diversidade por muito tempo, criou-se o Comitê onde será eleito subtemas focais para cada ano. O convite foi aberto a todos os profissionais da empresa e no total 7 pessoas fazem parte, cada uma de uma área diferente. Os trabalhos iniciaram em abril e o foco para 2022 será na Inclusão de Pessoas com Deficiência - PCDs.

 

Atualmente a CIGAM conta com 10 PCDs no quadro funcional. Pessoas com deficiências auditivas, visuais e físicas, em sua maioria, com foco administrativo. Entre os compromissos do comitê estão contribuir no desenvolvimento de ações para capacitar PCDs para as áreas técnicas, ainda pouco presentes no mercado de trabalho atual.

 

Além disso, a partir deste ano, também serão contempladas datas importantes voltadas aos PCDs no calendário de endomarketing.  A intenção será levar informação e conscientização aos demais profissionais em relação ao assunto.

 

"Entendemos que existe um importante caminho a ser trilhado mas um passo importante foi dado: tratar o tema como um assunto estratégico", finaliza Engeroff.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.