CIGAM  /  Blog  /  Artigos

American Cookies adota ERP CIGAM para apoiar crescimento da rede

Suporte e forma de implementação foram fatores decisivos na escolha da Startup que possui uma produção anual de 180 mil toneladas de cookies distribuídas por todas as regiões do País

Por Redação

American Cookies adota ERP CIGAM para apoiar crescimento da rede

A CIGAM é o novo parceiro tecnológico da American Cookies, que fabrica e comercializa cookies artesanais. A empresa iniciou operação em 2015, em Brasília (DF), no modelo delivery. A demanda cresceu e após 2 anos a companhia abriu sua primeira loja própria. Para apoiar esse processo constante de expansão, a American Cookies decidiu informatizar a gestão e automatizar processos críticos com o ERP da CIGAM. O investimento inicial foi de R$ 48 mil.

 

Hoje a American Cookies tem uma rede de 40 lojas, 30 das quais franqueadas, além de um centro de distribuição em São Paulo, capital. São 60 colaboradores diretos entre fábrica, administração e lojas próprias, sem contar as franquias, localizadas em diferentes estados brasileiros, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. A empresa produz cerca de 2 milhões de cookies, ou 180 mil toneladas por ano.

 

Segundo o diretor de tecnologia da organização, Matheus Lopes Maia, até 2019 a gestão das operações era realizada de uma forma manual, com uso de planilhas e outros documentos offline, metodologia que se mostrou ineficiente no atual modelo de negócio, especialmente na área financeira, que vinha se tornando um gargalo no desenvolvimento da empresa, sendo a primeira área a utilizar o ERP.

 

Maia revela que o processo de escolha foi longo, envolvendo mais de 10 empresas fornecedoras de soluções de gestão empresarial, incluindo os principais players do mercado. Ele acrescenta que a flexibilidade e escalabilidade da solução, junto com um modelo ágil de implementação e armazenamento em nuvem foram decisivos na opção pela CIGAM. Outro ponto importante foi a proximidade física com a unidade GIGAM Brasília.

Vamos automatizar a gestão de ponta a ponta, otimizando entregas e atendendo pedidos mais rapidamente, acelerando a área comercial.

Matheus Lopes Maia, Diretor de TI

Aderência ao negócio

O diretor destaca que o sistema CIGAM atendia de imediato as necessidades urgentes da American Cookies e que a empresa conseguiu fazer todas as adequações necessárias para o ERP ter total aderência ao negócio. ?A integração com meios de pagamentos, sistemas bancários e open banking foram um grande diferencial oferecido pela CIGAM?, comenta.

 

Outros pontos fortes na solução são o controle de estoque, insumos e apoio à produção. ?Vamos automatizar a gestão de ponta a ponta, otimizando entregas e atendendo pedidos mais rapidamente, acelerando a área comercial?, diz o executivo. Ele acrescenta que a CIGAM transmitiu confiança desde o início do projeto, com atendimento e suporte disponíveis e acessíveis.

 

De acordo com Maia, a empresa está se reestruturando, abrindo novas áreas internas e a ideia é ampliar as automações à medida em que os novos setores forem se consolidando. Os primeiros módulos da área financeira devem estar implementados em março e a equipe da área receberá treinamento da CIGAM.

 

Na segunda fase, a solução será implementada no setor da produção, incluindo ferramentas analíticas e de BI capazes de gerar relatórios gerenciais com informações em tempo real, apoiando decisões estratégicas e comerciais.

 

Fonte: InforChannel

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.