CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Sistema de gestão próprio vale a pena?

Conheça as vantagens e desvantagens de possuir um sistema de gestão próprio

Por Redação

Sistema de gestão próprio vale a pena?

Muitas empresas de médio e grande porte ainda possuem uma estrutura interna de TI para manter o desenvolvimento do sistema de gestão próprio. Esta era uma estratégia muito utilizada nas décadas de 70 e 80, mas será que é uma boa opção?


Lembrando que um sistema de gestão próprio ou externo tem por objetivo integrar todas as áreas da empresa. Com isso, ele busca otimizar os processos, evitando retrabalhos e deixando fluir as informações de forma que todos os níveis da empresa (operacional e gerencial) possam ter acesso aquilo que lhes compete de forma íntegra e segura.

 

Outro ponto que precisa ser destacado é que a legislação brasileira é bastante complexa, o que exige um envolvimento muito grande com as adaptações das regras ao sistema. Desta forma, é necessário avaliar a necessidade de ter um sistema de gestão próprio ou a viabilidade de contar com um software contratado.

 

Um software de ERP externo conta com diversos benefícios, entre eles a integração total entre setores e sistemas. Dessa forma, seu negócio conectará todas as pontas, podendo ter uma visão ampla, clara e transparente dos dados, valores e tudo mais o que envolve sua empresa.

O Sistema de Gestão de ponta integra 100% todos os setores.
O Sistema de Gestão de ponta integra 100% todos os setores.

Vantagens

agilidade para resolver demandas pontuais;

equipe técnica dedicada;

Desvantangens

dificuldade de manter o sistema atualizado frente aos concorrentes;

custos trabalhistas continuo de uma equipe técnica (programadores, analistas de sistemas, testadores e analistas de negócio);

custos com equipamentos e ferramentas de trabalho para a equipe;

linguagem de programação atualizada e compatível com o mercado;

custos diretos com a conversão de programas, caso exista a necessidade da troca de linguagem de programação;

contratos de consultoria de negócio em cada área que o sistema atua para utilização das melhores práticas;

programa de treinamento da equipe técnica;

riscos do conhecimento sobre o sistema ficar centralizado numa única pessoa;

dependência da operação da empresas em algumas pessoas;

perda de foco do negócio empresa.

Se formos comparar a lista de desvantagens de ter um sistema de gestão próprio com a tendência de terceirização da área de TI, encontraremos alguns pontos extras. Por exemplo, podemos ver que as soluções em Softwares de Gestão oferecidas pelo mercado conseguem bater todas as questões apresentadas acima e ainda atendem aos benefícios.

 

Podemos concluir que uma empresa especializada em ERP consegue ser muito mais competitiva, por ter seus custos divididos entre milhares de clientes, consegue manter uma equipe muito maior e especializada, tem acesso às melhores práticas do mercado e tem foco em seu negócio principal, estando atualizada em relação às melhores tecnologias e técnicas de gestão do mercado.

 

Se sua empresa ainda está assim, entende que precisa manter o desenvolvimento interno, foque este trabalho em demandas estratégicas para agregar competitividade ao negócio e deixe tudo que existe pronto no mercado para empresas especialistas. 

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.