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Inovação - benefícios e vantagens

Entenda quais os principais pontos para que a inovação aconteça em sua empresa!

Por Vitória Wagner
Marketing

Inovação - benefícios e vantagens

A estagnação das empresas leva inevitavelmente ao fracasso. Nos tempos pós-pandêmicos, não inovar é um suicídio para o seu negócio. Mas o que é inovação?
i·no·va·ção
(latim innovatio, -onis, renovação, alteração, inovação)
substantivo feminino
1.  Ato ou efeito de inovar.
2. Aquilo que constitui algo de novo (ex.: trata-se de uma inovação técnica brevemente disponível no mercado; o concurso apresenta várias inovações em relação a edições anteriores). = NOVIDADE
3. Desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos (ex.: ambiente propício à inovação).
"inovação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021.
A inovação na empresa pode vir em inúmeras situações, como a definição diz, novos produtos, métodos, conceitos... Inovar não precisa ser necessariamente criar algo do zero, e sim aperfeiçoar, renovar. Como, por exemplo, aquele processo que é feito da mesma forma desde que a empresa abriu, com muitos erros e retrabalho, não fazendo mais nenhum sentido para os colaboradores, afinal, tempo é dinheiro, e além do tempo perdido, as informações não conversam e o prejuízo no final fica muito maior.

Os benefícios da inovação são muitos: vantagem competitiva, valorização da marca, facilidade nos processos, melhora a atração e retenção de talentos, garante o uso eficiente dos recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, operacionais) entre muitos outros. É preciso haver um processo bem definido para que a inovação aconteça sempre, como a definição de rotinas, metas, indicadores e etapas de cada processo.
A cultura da empresa é fator muito importante nesta jornada. O colaborador precisa se sentir seguro para se sentir confortável em questionar processos e dar novas ideias. Apenas com o auxílio e visão de todos, o processo é otimizado. Além disso, todos precisam saber da importância da inovação para a empresa. É importante também disponibilizar ferramentas e o tempo para a aplicação e adaptação das inovações. Normalmente, o setor de inovação é de responsabilidade do RH, no entanto, deve ser disseminado em todos os setores.
Mensurar os resultados é indispensável, e é muito importante definir quais indicadores serão usados (cuidado ao utilizar indicadores de vaidade, que não acabam mostrando o real resultado de todo o trabalho da equipe, e só acaba servindo para encher o ego, e mais importante ainda, ter metas reais de acordo com o segmento que atua)! Além de mensurar os resultados para certificar-se se o esforço está valendo a pena, é importante atentar-se no que não está dando certo, para um redirecionamento.
Conhecer a empresa é de suma importância de todos os aspectos para o gestor, pois o que funciona numa organização pode não funcionar em outras, e ir juntamente com a manada pode não funcionar muito bem. O conhecimento e entendimento do negócio garantem uma melhor performance, e não somente o entendimento do seu negócio, e sim de negócios gerais.

Fazer benchmarking é uma boa ideia também. Benchmarking é fazer um estudo e análise da concorrência para entender onde a sua empresa se encontra em relação às outras empresas do setor. A análise é uma forma de encontrar inspirações e insights para serem aplicadas em seu negócio. (Lembrando que a CIGAM disponibiliza o Diagnóstico da Transformação Digital de forma gratuita, que analisa os números da empresa e faz uma comparação com as outras no mercado, caso queira preencher, clique aqui)

A forma como a empresa faz a gestão da inovação impacta muito na sua performance. Descubra e implemente novas ideias! Saia da caixa!

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