Cuidar do cliente! Esse deve ser um dos focos principais de uma empresa. Isso quer dizer que devemos ter vários canais para que ele possa nos acessar, caso contrário, ele acabará nos deixando.
Alguns ainda gostam do contato pessoal, e aí as ferramentas evoluíram bastante neste sentido, mesmo que não seja mais possível uma reunião presencial, o telefone ou a vídeo conferência são soluções essenciais para este caso, pois o importante é ter alguém do outro lado para ouvir as suas necessidades.
Outros já preferem o contato digital através de espaços online, no qual a interação acontece somente através da máquina. Mas para que seja efetivo, este espaço precisa ser fácil, inteligente e dar um retorno rápido ao usuário. Quando se fala de uma empresa de prestação de serviços de software, as principais características deste espaço são:
- Identificação de novidades do sistema;
- Solicitação atualização do sistema;
- Solicitação de prioridade em suas demandas;
- Solicitação de suporte;
- Solicitação de serviços extraordinários;
- Acesso à documentação das obrigações legais nacionais e estaduais;
- Notícias;
- Comunicados;
- Calendário de treinamentos.
Facilitar o acesso à essas informações trazem vários benefícios para o cliente, entre eles: maior autonomia e transparência com o fornecedor, pois todas as suas solicitações ficam registradas e são facilmente acessadas para consulta de situação. Porém, é importante lembrar que nenhum espaço online substitui a interação humana, ele apenas agiliza o processo. O ideal é que estas duas formas de contato estejam bem alinhadas, fazendo com que o cliente escolha qual delas utilizar.