São muitos os desafios na gestão organizacional de uma empresa para que ela siga sempre saudável e preparada para superá-los. São questões sócio/político/econômicas, de globalização, de evolução tecnológica, de velocidade do processamento/cálculo, da comunicação em tempo real e a forte concorrência pela fatia do mercado.
Fatores como estes influenciam diretamente na perenidade e no sucesso da empresa, além de trazerem sérias consequências para a gestão, pois afetam de várias formas as estratégias a serem adotadas pela operação, seja pela complexidade gerencial, imprevisibilidade, informalidade, necessidade de simplificação da estrutura organizacional, cadeia de negócios e de valor, ciclo de vida de produtos, produtividade ou qualidade.
Dentro deste contexto, alguns pontos são de suma importância para que a empresa consiga evoluir e chegar nos resultados planejados. São eles:
Valores e Princípios | Capital | Gestão Organizacional
Um tripé que não pode fracassar em nenhuma das pontas. Além da busca e manutenção de pessoas e tecnologias preparadas que acompanhem esta dinâmica.
Uma empresa que possui valores e princípios bem definidos consegue levar ao mercado mais credibilidade e seriedade. Com consciência, coerência e constância em suas ações, mostra que a prática está de acordo com o discurso. Lembrando que valores e princípios são imutáveis, são passados de geração para geração sem que necessitem de mudança.
Já o capital e a gestão são mutáveis e precisam se adequar às mudanças do mercado. O capital se pulveriza a medida que novos acionistas são incorporados através de abertura ou de sucessões, e isto requer estar atento às novas necessidades e exigências legais. E a gestão, sempre atenta à sucessão e governança, precisa manter o foco do negócio respeitando alguns pré-requisitos, como afinidade de sócios, objetivo comum e estratégia formal e execução eficiente. Desta forma, poderá responder rapidamente qual será o produto, a política de vendas, a estrutura de recursos e pessoas necessárias para novas estratégias de atuação. Tudo isso requer revisão de recursos, processos, relações e identidade.