CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Customer Relantioship Management

Você sabe o que é‘

Por Redação

Customer Relantioship Management

O software de Customer Relantionship Management (CRM) é considerado uma ferramenta de marketing de relacionamento. A partir de seu uso são disponibilizadas informações de clientes potenciais em vários mercados, estas informações são muito relevantes para o desenvolvimento da estratégia das empresas.

Surgimento - o CRM surgiu na década de 1970, quando existiam poucos softwares em geral, sendo alguns muito básicos e outros avançados, que auxiliavam no relacionamento com o cliente, que foram acrescidos de funcionalidades com o passar do tempo, dando origem a sigla CRM, que começou a ser utilizada na década de 1990. Desde então, o CRM vem sendo considerado uma tendência mundial dentro das empresas.

 

A gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia de negócios para selecionar e administrar os clientes, buscando otimizar o valor a longo prazo. CRM requer uma filosofia e cultura empresarial centrada no cliente para dar suporte aos processos eficazes de marketing, vendas e serviços. Os aplicativos de CRM podem ajudar na eficaz gestão de relações com os clientes, desde que a organização possua a liderança, as estratégias e a cultura corretas.
(Thompson, 2011) 

 

Tipos de CRM X Funções

Operacional

Semelhante aos sistemas de ERP, considera funções empresariais tradicionais, como gestão de contabilidade e automação de vendas, possuindo integração com demais sistemas destinados às áreas de finanças e recursos humanos.

Analítico

Transmissão e armazenamento de dados dos clientes para o sistema, podendo estar integrado a outros aplicativos para captação de informações, de forma a analisar informações conforme necessidades específicas. Sua vantagem é a possibilidade de personalização na utilização dos dados.

Colaborativo

Funciona como uma espécie de centro de comunicações, coletando dados de diversos clientes, que podem ser clientes de fato, fornecedores, colaboradores, internet, e-mail e diversos outros canais.

Benefícios

Aumento de receitas e menor geração de custos são alguns dos benefícios da utilização do CRM. Uma vez que os esforços são concentrados de forma e no local corretos, a possibilidade de assertividade nas ações da organização é bem maior. Sendo assim, com o CRM, é possível:

 

  • Aumentar o conhecimento sobre o cliente, obtendo mais informações à seu respeito e possibilitando a oferta de produtos e serviços adequados a suas necessidades;
  • Registrar e manter as informações qualitativas sobre os clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Aperfeiçoar e personalizar serviços e produtos para clientes, buscando o atingimento de mais consumidores;
  • Criar valor junto por meio de diferenciação;
  • Estabelecer boa comunicação com atuais e potenciais clientes.


Percebe-se que o foco do CRM é o cliente e, sendo assim, pode-se considerar que o maior benefício de sua utilização é a satisfação dos clientes da organização.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.