Home  /  Blog  /  Gestão  /  Análise de Dados - um bem necessário

Análise de Dados - um bem necessário

Entenda como a Inteligência de Negócio do CIGAM pode fazer diferença no sucesso e crescimento da sua empresa.

Postado em 03/02/2021 às 08:00

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Foi-se o tempo onde era possível escolher entre trabalhar com números ou não. A aceleração da transformação digital mostra que hoje, mais do que nunca, o sucesso e crescimento de qualquer negócio está diretamente ligado a sua capacidade de gerar e analisar dados para extrair informações estratégicas. Seja para monitorar a empresa, os concorrentes, entender o comportamento dos clientes ou acompanhar as tendências, a análise de dados se tornou essencial.

 

Esse tipo de análise é o que chamamos de Inteligência de Mercado, que segundo a Data Science Academy, utiliza em sua essência fontes de informação para criar uma visão ampla do mercado. As fontes de dados brutos para essa análise incluem registros de vendas, pesquisas, mídias sociais, dados macroeconômicos, entre muitos outros¹.Ou seja, não é algo destinado apenas para quem é de exatas, mas sim para todos os setores da empresa, incluindo as áreas de humanas (Recursos Humanos) e criação (Marketing).

 

Paralelo a toda essa necessidade, vemos também o aumento do uso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas. Elas são fundamentais para processar esse grande volume de dados, agregar valor e traduzir em gráficos o cenário obtido.

 

Mas e a Inteligência de Negócios, o que é afinal?

 

É difícil para os empresário estarem atualizado com estas tecnologia e atentos ao crescente volume de dados, a dinâmica da economia, as exigências do mercado e a agressividade da concorrência.

 

Cientes de todas estas dificuldades, a CIGAM disponibiliza um gama de análises de dados cada vez mais ampla para seus clientes. Esta é a Inteligência de Negócios do CIGAM: um conjunto de ferramentas e modelos prontos, que facilitam o acesso e entendimento de tantas variáveis, com técnicas de business intelligence que permeiam todo o ERP e apresentam dashboards formatados com indicadores e visões de cada área da empresa.

 

Este conjunto de ferramentas leva maior entendimento de gestão e melhora a eficiência operacional, assim como em conjunto com o BI permite criar novos modelo de informações, novas tela de entradas de dados, e automatizar processos e distribuição de informação, reduzindo demandas de customizações.

 

A melhor parte é que esta opção já está disponível para todos os clientes CIGAM através da Política Comercial iNova. De acordo com Fernando Oscar Daniel, gerente de Inteligência de Negócios e Controladoria da CIGAM, a Inteligência de Negócios ajudará os clientes a entenderem melhor o mercado e a relação com suas empresas, identificando oportunidades e ajustando suas estratégias de crescimento.

 

¹ Fonte: O que faz um analista de mercado, disponível em http://datascienceacademy.com.br/blog/o-que-faz-um-analista-de-inteligencia-de-mercado/

Comentários