Os assistentes virtuais estão em alta e seu uso vem aumentando a cada dia. Você certamente já deve ter tido algum contato com eles, mesmo que não tenha percebido. Os assistentes virtuais têm sido utilizados em sistemas de diálogo para nos auxiliar nos mais variados fins, desde boas-vindas e apresentações em sites institucionais e portais na Internet, até o atendimento à clientes em funções diversas como, suporte de primeiro nível, apoio a vendas, agendamento de serviços e outros.
Alguns assistentes se limitam a apresentar respostas predefinidas e para um determinado escopo de perguntas e assuntos, outros no entanto, implementam maior inteligência e têm a habilidade de aprender a cada interação, aumentando assim sua capacidade de entender o que o usuário deseja e a assertividade na escolha dos direcionamentos e respostas. Muitos assistentes virtuais conseguem inclusive simular conversas como se fossem um ser humano, fazendo da experiência algo mais amigável e humanizado se comparado à um diálogo com uma máquina.
Mas afinal, como estes assistentes virtuais funcionam?
Eles utilizam os chamados chatbots, que são programas de computador criados para simular estes diálogos. Os bots, como também são conhecidos, utilizam-se de palavras-chave e fluxos de navegação para afunilarem as opções e apresentar o resultado ao usuário. Existem também os que fazem uso de inteligência artificial, que entre outros benefícios pode ser citada a capacidade de aprendizado a cada interação.