CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Como estará sua empresa após a crise do Coronavírus?

Planejando o futuro: Como estará sua empresa após a crise do coronavírus? Explore estratégias para a recuperação e adaptação aos novos desafios

Por Vivian Maldaner

Como estará sua empresa após a crise do Coronavírus?

Vivemos um tempo de readaptações e incertezas, o novo Coronavírus (COVID-19) só veio para reafirmar isso, pois está obrigando empresas do mundo todo a modificarem suas estruturas. Então, para iniciarmos essa conversa, levantamos uma reflexão muito necessária para esse momento: Como estará sua empresa após a crise do Coronavírus?

Grandes avanços da ciência ocorrem em função da necessidade humana de sobrevivência, seja num passado remoto ou no tempo presente. Sendo assim, é hora de olharmos para os nossos negócios e identificarmos quais áreas e processos necessitam de avanços para garantir a sobrevivência dos nossos negócios.

 

O impacto do COVID-19 no mundo digital.
O home office está sendo uma alternativa ao isolamento social imposto pelo governo. Nesse sentido, diversas pessoas passaram a utilizar das ferramentas digitais para resolver questões e, de certa forma, continuar gerenciando as suas atividades. Todavia, a maioria das empresas não está preparada para essa nova realidade.

A International Data Corporation (IDC), principal fornecedor global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos, realizou uma pesquisa na China em fevereiro de 2020, onde a pesquisa aborda o impacto do novo Coronavírus em diversos setores da economia.

 

Principais aspectos negativos:

  1. Impossibilidade de realizar visitas aos clientes;
  2. Redução significativa nos resultados de vendas;
  3. Incapacidade de retomar a produção. 

 

Principais aspectos positivos:

  1. Trabalho colaborativo de longa distância, que aprimorou a capacidade coorporativa;
  2. Valorização da transformação digital e da tecnologia da informação entre os membros de uma empresa;
  3. Ampliação da capacidade de marketing online e desenvolvimento de negócios.

 

A importância da Transformação Digital para a retomada dos negócios pós pandemia.
O que percebemos é que, com a crise instalada pelo vírus, essa necessidade de mudança deixou de ser projeção e passou a ser uma medida emergencial, principalmente para os pequenos e médios negócios.

Um relatório publicado pela IDC, traz informações relevantes sobre a transformação digital onde destacamos três apontamentos interessantes para o momento:

 

  • Até o final de 2020, cerca de 55% das empresas terão modelos de negócios habilitados digitalmente.
  • Até o final de 2020, cerca de 30% das empresas investirão pelo menos 10% do seu capital em estratégias digitais.
  • Até 2023, cerca de 34% dos trabalhos passarão a atuar em conjunto com formas de Inteligência Artificial. Isso exigirá a atualização de processos operacionais nas empresas;

 

Isso aponta que uma mudança de comportamento vem sendo considerada antes mesmo do COVID-19. Dessa forma, empresas que já operavam com escritórios colaborativos, marketing online, videoconferências, gerenciamento de clientes, suporte e serviços remotos, estão enfrentando os impactos da pandemia com mais desenvoltura.

 

Mas o fato é que, empresas que ainda não iniciaram a transformação digital também irão se reposicionar quanto a tecnologia, procurando adaptar a capacidade tecnológica e de investimento para plataformas digitais.

 

"A transformação digital se tornou uma estratégia central para as empresas. Não é algo que possa ser feito da noite para o dia, mas levará pelo menos 10 anos para ser concluído".

Wu Lianfeng, Vice-presidente e analista-chefe da IDC China

Além disso, para as empresas se prepararem para o processo de transformação digital, terão de concentrar esforços em cinco aspectos principais, ainda em 2020:

Criar sistemas de teletrabalho e colaboração corporativa

Adotar novos modelos de negócios e estratégias de crescimento online

Moldar culturas e organizações digitais competitivas

Promover a redução de custos, melhorando a eficiência operacional

Explorar cenários de aplicativos industriais de 5G e IoT (internet das coisas)

Então, é o momento de maximizar esforços para transformar a crise em oportunidades de negócios. Esses esforços consistem em:

» Agilizar a implementação de novas estratégias de transformação digital;

» Apoiar as empresas na busca por pontos de descobertas e inovações nos negócios;

» Alcançar um desenvolvimento corporativo saudável e sustentável.

Por tanto, todas as empresas que conseguirem antecipar os processos de transformação digital e ao mesmo tempo repensar as bases do seu modelo de negócios estão um passo a frente da concorrência. E a sua empresa, estará um passo a frente ou atrás da concorrência?

 

 

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.