CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Inoxplasma investe em ERP da CIGAM e prevê crescimento de 12% em 2021

Empresa otimiza processos internos e amplia capacidade de vendas com novo sistema de gestão. Previsão de faturamento para 2021 é de R$ 10 milhões.

Por Redação

Com quase 30 anos de operações, a Inoxplasma é uma companhia especializada no fornecimento de artefatos de aço inoxidável - de barras, tubos, chapas e cantoneiras a produtos de caldeiraria - para empresas de diferentes setores da economia no Brasil e no Mercosul. A empresa tem dois endereços em São Paulo, onde ficam as áreas de transformação e distribuição, nas quais circulam diariamente cerca de 90 colaboradores diretos e outros 30 indiretos.

 

Um dos desafios da Inoxplasma é gerenciar uma produção não seriada, que atende simultaneamente cerca de 600 pedidos diferentes todos os dias. Para otimizar processos internos e melhorar a gestão de ponta a ponta, com a capilaridade necessária, a organização escolheu o ERP CIGAM 2018, após conhecer diversas opções de mercado. Todo o projeto foi conduzido pela CIGAM Prodaly, unidade CIGAM localizada em São Paulo.

Ainda durante o tempo de implantação, a automação das tarefas críticas trouxe benefícios imediatos, especialmente ganho de tempo e redução de erros.


Segundo Acácio Alves de Lima Neto, Gerente de Produção e Qualidade da Inoxplasma, a decisão pela CIGAM se deve à aderência da solução ao modelo de negócio e o atendimento às duas plantas - o que inclui dois estoques diferentes com capacidade para 15 toneladas de insumos cada um - de forma centralizada.

 

Entender o modelo de negócio foi diferencial para a CIGAM
Para o executivo, mais do que adaptar a solução à demanda, a CIGAM se preocupou em entender o negócio da Inoxplasma, o que fez valer à pena um trabalho interno de convencimento e aculturação das equipes para o novo cenário. "Tivemos uma resistência inicial, mas os treinamentos realizados ao longo da implementação dos primeiros módulos, que durou cerca de quatro meses, ajudou a quebrar essas barreiras", diz Lima.

 

Primeiros benefícios
Ele revela que, ainda durante o tempo de implantação, a automação das tarefas críticas trouxe benefícios imediatos, especialmente ganho de tempo e redução de erros. A partir de 2020, quando o sistema entrou em plena operação, a Inoxplasma passou a mensurar as vantagens com o ERP CIGAM, que acelerou a operação em toda a cadeia produtiva e garantiu maior controle aos gestores da companhia.

 

"Hoje é possível entregar em minutos informações que demoravam horas para serem consolidadas, e conseguimos saber rapidamente o que temos disponível em estoque para uma melhor gestão dos pedidos, com precisão acima de 90%. Assim, nossa equipe de vendas enxerga na tela os suprimentos disponíveis antes de fechar um orçamento, conseguimos antecipar compras com melhores condições de negócio e podemos programar a produção com mais segurança", comenta Lima.

 

A área financeira também teve ganhos expressivos desde que a emissão e consolidação de documentos fiscais foi automatizada. O ERP CIGAM ainda tornou possível realizar instantaneamente cálculos tributários, a partir de um módulo automaticamente alinhado com a legislação em vigor, inclusive nas transações de comércio exterior (importação e exportação).

 

O antes
O sistema CIGAM veio substituir a antiga plataforma - desenvolvida sob medida para as demandas específicas para Inoxplasma -, que precisava ser constantemente atualizada para acompanhar a evolução do negócio e as mudanças recorrentes na legislação e nas normas de mercado. "O software precisava ser muitas vezes reescrito para atender as novas demandas, o que dependia de investimentos adicionais, fora o tempo de implementação", diz Lima.

 

A solução anterior ainda apresentava outras limitações e, por isso, não atendia integralmente às necessidades da Inoxplasma, o que fazia com que alguns processos críticos fossem realizados manualmente, com a utilização de arquivos e planilhas. "Perdíamos horas desnecessárias com tarefas que deveriam ser automatizadas, sem contar o retrabalho, especialmente na emissão de pedidos, controle de estoque e relatórios gerenciais", complementa. Além disso, a área de vendas perdia em agilidade por não ter em mãos informações necessárias para fechamento de negócios.

 

Uso integral do ERP

Entusiasmado com os resultados já obtidos, o gerente conta que até agora a Inoxplasma ainda estava ?aprendendo? a lidar com a solução, participando dos cursos e treinamentos oferecidos pela CIGAM, e agora o time está apto a extrair o melhor do sistema, a ponto de internalizar departamentos que eram terceirizados, como contabilidade e RH.

 

"O CIGAM nos permite ter uma visão holística da empresa, favorecendo a gestão integrada de todo fluxo de atividades. Assim conseguimos aprimorar a gestão de materiais, pedidos e pessoas, acelerando negócios ao mesmo tempo em que geramos economia financeira", explica Lima.

 

Fonte: Inforchannel

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.