search

CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Conheça o Auditor Fiscal

Funcionalidade do CIGAM facilita atualização de conformidade nas informações junto ao Fisco

Por Redação

Conheça o Auditor Fiscal
Conheça o Auditor Fiscal

Um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que empresas gastam R$ 65 bilhões por ano para acompanhar as mudanças da legislação tributária brasileira. O ano de 2018 foi recorde na edição de leis complementares e ordinárias desde a promulgação da Constituição Federal em 1988.

 

Diante deste cenário e com o objetivo de facilitar o dia a dia do profissional contábil, a CIGAM lançou o Auditor Fiscal. Com a solução é possível antecipar a análise do Fisco e oferecer qualidade e conformidade nas informações fiscais, compliance e governança. Além disso, o Auditor Fiscal é intuitivo e amigável, facilitando a auditoria dos processos e compromissos legais.

Mas como o Auditor Fiscal facilita o dia a dia‘

Ao longo dos últimos anos foram reunidas diversas situações que demandavam muita intervenção e, por vezes, prejudicava as entregas dos arquivos legais. Como forma de melhorar a produtividade das empresas, a maioria destas avaliações foram colocadas numa ferramenta com o objetivo de automatizar e acelerar este trabalho.

Segundo o levantamento do IBPT, foram em média 774 regras legais editados por dia útil, resultando em 5.876.143 normas. Deste montante, cerca de 390 mil (6,65%) tratam somente de tributos, uma média de 46 normas tributárias editadas por dia útil ou 1,92 normas por hora útil. E é por isso que o Auditor Fiscal traz como benefícios:

  • Agilidade na conferência: definição do período, tipo do documento e/ou as informações que devem ser validadas (cadastrais ou de operação tributária) para facilitar a conferência do arquivo legal de acordo com os registros legais.
  • Atualização constante: regularmente são agregadas novas validações com base na experiência e maturidade dos processos dos clientes.
  • Mudança de regras: identificação de movimentações de notas, apurações, contabilizações e movimentações de estoque, que configurem algum tipo de passivo fiscal.
  • Informação centralizada: onde é possível visualizar todas as opções de cadastros, operações, tributações, EFD e notas eletrônicas e escolher a melhor rotina de verificação.
  • Classificação Pai x Filho: implementação ágil da constelação tributária, permitindo um gerenciamento acessível de um grande volume de Regras Fiscais e promovendo performance e agilidade no processamento do cálculo e na atualização de impostos. Sem a necessidade de cadastrar uma mesma regra fiscal para NCM´s distintas.

 

"Este ano tivemos muitas mudanças nas obrigações legais. O Auditor Fiscal permite que a gente esteja sempre em dia com as informações. Eu gostei muito desta funcionalidade. Conseguimos corrigir falhas há tempo e desta forma não perdemos dias de trabalho. Além disso, é preciso reforçar o atendimento da equipe. Eles estiveram presentes durante todo o processo de implementação e estão sempre disponíveis quando precisamos de suporte.‘

Marilize Nogueira Doria, Analista Contábil e Fiscal | Kopp Tecnologia

 

Assim como a Marilize, a maioria dos nossos clientes têm problemas recorrentes em relação a Auditoria Fiscal, até porque o Governo continua implementando novas obrigações e controles de forma muito frequente. Por isso, a solução do Auditor Fiscal está sendo fornecida sem custos aos clientes CIGAM.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

whatsapp Vendas por WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp