Home  /  Blog  /  Mercado  /  Controle de Estoque na Indústria

Controle de Estoque na Indústria

Eficácia no processo produtivo

Postado em 05/09/2019 às 11:33

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Independentemente do tamanho da indústria, o controle de estoque é crucial para o desenvolvimento de uma boa gestão. Neste segmento, o processo é diferente do que, por exemplo, no varejo, pois além de controlar a quantidade de produtos acabados disponíveis, há o gerenciamento de materiais e componentes utilizados em sua produção.

 

No contexto da indústria, a gestão do estoque tem papel essencial para o controle do patrimônio da empresa, pois todos os processos de otimização de custos estão ligados a ele. Além da produção, que precisa ter conhecimento dos materiais e produtos finalizados disponíveis, diversas outras áreas do negócio dependem deste tipo de informação, como os departamentos financeiro e compras, com o acompanhamento de entradas e saídas e de aquisição de recursos.

 

Atualmente, pode-se dizer que é inviável a eficaz gestão do estoque sem a utilização de tecnologia. O ERP integra setores e processos, fornecendo ao gestor uma ampla visão do negócio.

 

Complementando o registro de informações, são muito importantes a geração e o acompanhamento de relatórios sobre os dados cadastrados e suas movimentações, a fim de monitorar o desempenho das operações e, assim, tornar a tomada de decisão mais assertiva. Nos relatórios obtidos através de dados cadastrados no sistema, é possível analisar dados de giro de estoque, consumo médio, desempenho de produção e todos os custos envolvidos no processo produtivo, entre outros fatores relevantes.

 

Com o alinhamento dos processos operacionais ao controle de estoque automatizado, a empresa é alçada a um cenário de redução do desperdício e aumento da produtividade e, consequentemente, de sua rentabilidade, uma vez que permite o acompanhamento das vendas de cada produto, identificando sua relevância.

 

O ERP CIGAM automatiza as atividades do dia a dia da empresa e atua auxiliando, entre outras funções, no registro e organização de materiais, produtos, emissão de notas, controle de fluxo de entradas e saídas e na divisão da curva ABC. O gestor estando munido com estas informações, poderá tomar as decisões que viabilizem o sucesso da empresa!

 


 

Descubra como podemos facilitar o seu dia a dia.
Fale com um de nossos consultores!

 


 

Mariana Pimentel

Inteligência de Mercado Cigam

Comentários

E-mailTelefoneWhatsapp