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Checklist: 10 dores mais frequentes do segmento de serviços

Checklist: 10 dores mais frequentes do segmento de serviços. Descubra como identificar e tratar desafios comuns para impulsionar o sucesso do seu negócio

Por Redação

Checklist: 10 dores mais frequentes do segmento de serviços

Sabemos que o setor de serviços é muito amplo e existe uma série de problemas enfrentados por um segmento e que não se refletem em outro. Porém, a maioria das empresas carece de mão de obra qualificada, nas diversas esferas organizacionais, bem como de ferramentas que permitam controlar a produtividade, os custos e a lucratividade da empresa.

Para saber se você faz parte deste grupo, reunimos aqui os 10 problemas mais comuns entre os profissionais desta área. Cada tópico abaixo vale um ponto. Anote quantos são familiares para você e descubra o resultado no final.

  1. Dificuldade na gestão das atividades das equipes: problemas em gerenciar a produtividade da equipe e a distribuição das atividades;
  2. Dificuldade de fazer a gestão dos contratos com os clientes: negociações e definições, prazo de validade, cobrança, reajuste, etc;
  3. Falta de solução para gerar orçamento de serviços e materiais: o aceite do cliente é necessário antes da execução do serviço;
  4. O seu cliente precisa do demonstrativo dos serviços e materiais utilizados: para efeitos de contabilização e pagamento;
  5. Dificuldade no faturamento de serviços: toda a emissão de notas é feita manualmente;
  6. Precisa controlar a garantia dos serviços e produtos: para evitar a utilização de produtos vencidos;
  7. Não consegue registrar as negociações com o cliente: dificuldade de fazer a gestão do cliente;
  8. Dificuldade para gerir o controle de SLA: a fila de atendimentos é grande e o risco de multa fica muito alto;
  9. Falta uma ferramenta para a gestão de projetos: dificuldade em analisar os custos, prazos e escopo do projeto;
  10. Não tem controle da manutenção de equipamentos: o cliente precisa entrar em contato para agendar as manutenções.
  11. Extra: Não consegue fazer relacionamento com o cliente: não tem uma ferramenta para ver o histórico de compras e a última vez que falou com o cliente.

Resultado

  • De 1 a 3:
    Parabéns! Você está fazendo um bom trabalho. Um ou outro detalhe podem ser melhorados, mas com certeza você já está trabalhando nisso.
  • De 4 a 6:
    Metade do trabalho concluído, você está no caminho certo. Mais alguns pontos para serem ajustados e você verá uma melhora significativa na produtividade da sua empresa.
  • De 7 a 10:
    Está na hora de dar uma pausa na correria do dia a dia e ver o que é preciso fazer para solucionar estes problemas. A sua produtividade está sendo prejudicada e é importante analisar o que pode ser melhorado durante o processo.

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