Ir para o site da CIGAM >

Universidade Corporativa - UC

Devido à necessidade de desenvolver um sistema de aprendizagem que permita às organizações atingirem seus objetivos estratégicos, os tradicionais centros de aprendizagem estão sendo substituídos por estruturas que visam o aprendizado permanente do individuo não somente para solucionar problemas pontuais de um determinado setor, mas para agregar valor em toda a instituição. Neste sentido, parece inacreditável, mas  o que na década  de 90  começou a  tomar forma no Brasil,  nasceu em 54, através da GE (General Eletric), nos Estados Unidos: as Universidades Corporativas, ou seja, um novo princípio de  aprendizagem e qualificação  que, apesar de  cinqüentenário é  um conceito ainda inovador. Atualmente, há quem o entenda  como  treinamento tecnicista  da década de 70. Negativo. É  muito mais do que simplesmente treinar e desenvolver. É aprendizagem  no sentido nato da palavra, que  supõe  tomar conhecimento e compreender, já que   a  base  das  Universidades Corporativas  objetiva proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional constante de  seus colaboradores alinhados com a visão estratégica da organização empresarial. Fundamentado nos quatro pilares da educação do século XXI, onde aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer, tem um significado que transcende o treinamento e, neste sentido, a Educação Corporativa (EC) chega de fato no Brasil e supera o treinamento operacional. Sendo assim, torna-se necessário buscar  antes da técnica, o cidadão, a empresa e o senso crítico,  com vistas a superar o instrumental e proporcionar o desenvolvimento e a qualificação continuada de seus profissionais impulsionando, também, às  competências organizacionais, a fim de desencadear  novas posturas e atitudes,  primordiais em qualquer negócio.

As empresas, de forma responsável, vêm colocando  em prática o que as próprias  Universidades  têm em sua  missão, ou seja, assumir  o papel  na  educação de seus colaboradores. Como diria Meister (1999),“[...] vamos colocar  estes institutos  sob  o grande guarda-chuva estratégico,  alinhando e integrando desde o  currículo  implantado,  o planejamento estratégico,  os objetivos e metas do negócio, o modelo de competência da empresa [...]”. Neste sentido é possível implementar  a gestão do conhecimento nas organizações para  uma ação global  em torno das competências individuais e organizacionais.


Universidade Corporativa CIGAM- UCC

A Universidade Corporativa CIGAM – UCC surgiu para direcionar e alinhar as ações de educação corporativa, a fim de contribuir na qualificação profissional e pessoal dos profissionais da REDE CIGAM, estendendo o processo de ensino-aprendizagem e disseminando aos seus stakeholders, isto é, clientes, fornecedores e sociedade em geral, o seu conhecimento empresarial.

Neste sentido, por meio da educação corporativa o conhecimento passa a ser um agente estimulador de mudança. Segundo Freire, a educação por si só não transforma a sociedade, mas a sociedade com educação se transforma. Desta forma, a responsabilidade social empresarial transcende o assistencialismo e o capitalismo severo, e por meio do aprendizado organizacional oportuniza aos beneficiados a sua emancipação. O que se propõe por meio da UCC é desenvolver continuamente as competências pessoais e profissionais dos trabalhadores inseridos no universo da Rede CIGAM, disseminando e construindo saberes, para contribuir e fortalecer com qualidade a marca CIGAM.

É inevitável, tratar a educação como um processo de responsabilidade apenas de espaços formais de aprendizagens. Sabe-se hoje, que a educação do século XXI está pautada, segundo Jacques Dellors (1999) nos quatro pilares do conhecimento, a saber: o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser. Sendo assim, torna-se fundamental que as empresas assumam a sua parcela no processo de desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

Com a criação da UCC, a empresa desenvolvedora do ERP CIGAM, tornará o processo de qualificação um caminho para facilitar a vida de muitos profissionais no mercado de tecnologia da informação, agregando valor e qualidade na prestação dos seus serviços aos seus clientes.


 
2009. Todos os direitos reservados.
Escape