GM Gerar faturamento de OS

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h19min de 19 de dezembro de 2019 por Alessandra.Lang (discussão | contribs) (Guia Parâmetros)

Gestão de Serviços > Rotinas > Operacionais > Gerar faturamento de OS

Na Geração do Faturamento é possível filtrar os itens de OS’s que estão com situação Encerrada e Liberada num determinado período informado. Após filtro deverá ser gerada uma nota fiscal de saída para cada OS. Os itens da nota fiscal deverão ser formados pelas atividades concluídas e materiais entregues.

Importante: Ordens de Serviço com origem ‘Atendimento’, advindas do módulo Gestão do Cemitérios, não poderão ser faturadas nesta rotina, e sim, deverá ser utilizado a própria rotina específica do módulo em questão.

As guias são divididas em filtros, parâmetros e financeiro, maiores informações podem ser consultadas abaixo.

Fat.OS.Filtros

Guia Filtros

Na guia filtros, serão indicados os parâmetros para consulta de OS’s a fim de realizar o faturamento.

Unidade de Negócio: É possível informar uma unidade de negócio para filtro, podendo ainda selecionar uma unidade específica através do F5 (zoom). Uma vez que configuração GE - AM - Unidade de negócio padrão estiver parametrizada, o campo de Unidade de Negócio será preenchido automaticamente.

Data de conclusão do Item: É possível informar uma faixa de data correspondente à conclusão do item da OS.

Ordem de Serviço: É possível informar uma faixa de Ordem de Serviço ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (zoom), sendo que deverão somente ser filtradas ordens que apresentem itens com situação ‘Encerrado’ ou ‘Liberado’.

<...>: É possível informar OS’s/itens aleatórios podendo assim, fazer o faturamento de OS’s/item diversos, sendo que ao informar uma faixa de OS, cliente, e equipe ao dar F5 no campo da O.S esses são indicados na tela de pesquisa, podendo mesmo assim informar uma ordem que conste diferente do que consta nos filtros, sendo assim ao ter informações no botão múltiplos, será feito o faturamento conforme a informação indicada no botão ignorando os filtros, caso não conste informações nesse botão será respeitada a faixa informada nos filtros. Caso não sejam informados filtros, ao abrir a tela poderá ser informada qualquer OS aleatoriamente.

BuscaOS

Seleção: Caixa para indicar qual será a OS a ser faturada

Item: É possível informar uma faixa de Itens da OS ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (Zoom), sendo que deverão somente ser filtrados os itens que apresentem a situação ‘Encerrado’ ou ‘Liberado’.

Cliente: É possível informar uma faixa de Clientes ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (Zoom), para o filtro de determinada Ordem de Serviço ou item da OS, que apresente a faixa indicada.

Equipe: É possível informar uma faixa de Equipe ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (Zoom), para o filtro de determinada Ordem de Serviço ou item da OS, que apresente a faixa indicada.

C.A. de Material: É possível informar uma faixa de C.A. Materiais ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (Zoom), para o filtro de determinada Ordem de Serviço ou item da OS, que apresente a faixa indicada.

C.A. Transferência de Material: É possível informar uma faixa de C.A. de Transferência de Material ou ainda a possibilidade de seleção através do F5 (Zoom), para o filtro de determinada Ordem de Serviço ou item da OS, que apresente a faixa C.A Transferência de Material indicada.

No rodapé da tela, são disponibilizados os seguintes botões:

Selecionar todos:Permite a seleção de todas as opções disponíveis que encontra-se no formado checkbox disponibilizadas na tela.

Inverter seleção:Permite altear a seleção de todas as opções disponíveis que encontra-se no formado checkbox disponibilizadas na tela para o seu inverso.

Limpar seleção:Realiza a limpeza de todos os campos, ou seja, resete das informações inclusas.

Confirmar:Confirma o processo que está sendo realizado.

Cancelar:Cancela o processo que está sendo realizado.


Guia Parâmetros

Na guia Parâmetros, serão indicados os parâmetros a serem considerados para criação da Nota Fiscal.

FatOSParametros

Criar uma nota para cada: Esse campo tem as seguintes opções para criação da Nota Fiscal:

  • Ordem de Serviço – quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas na guia Financeiro para a geração da NF;
  • Item da O.S – quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas no item da Ordem de Serviço;
  • Cliente - quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas na guia Financeiro para a geração da NF;

Unificar serviço num único item: Esta opção somente estará habilitada se a opção “Criar uma nota para cada” estiver selecionada como “Cliente”. Com esta opção marcada deverá ficar desabilitados os campos ‘Adiciona número da OS no complemento’ e ‘Utilizar descrição atividade no complemento’. Quando esta opção for selecionada o preenchimento do campo “Conta Gerencial” dos itens da Nota Fiscal deve ser preenchido com o seguinte critério: Caso o campo “Conta Gerencial” da primeira Atividade da OS esteja informada deverá levar para a Nota Fiscal esta conta gerencial, caso esteja em branco, deverá ser levado à conta gerencial do material cadastrado na Atividade.

Criar itens na Nota Fiscal para Horas Extras: Esse campo quando selecionado deverá criar itens novos, correspondente as Horas Extras no item da Ordem de Serviço. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Adicionar número da OS no complemento: Essa opção selecionada deve acrescentar a informação da numeração da OS no complemento do item da Nota Fiscal. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Utilizar descrição da atividade no complemento: Essa opção selecionada deve acrescentar a informação da descrição da atividade no complemento do item da Nota Fiscal. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Cód. do Material Serviço: Nesse campo deve ser possível acrescentar um material para a indicação do serviço ao ser levado para a Nota. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver marcado.

Completo: Nesse campo deve ser possível informar um complemento para ser levado para a Nota. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver marcado.

Separar mat./serv. com valor maior que: Essa opção selecionada de possibilitar a indicação de um limite de valor, caso seja ultrapassado separa materiais e serviços e cria uma nota para cada. Essa opção somente ficará habilitada caso a opção ‘Criar uma nota para cada’ for diferente de ‘Item OS’. Esta opção, também habilita o grupo NF Material na guia Financeiro.

Tipo de Operação: O sistema deverá respeitar os Tipos de Operação informados na tela. Os tipos de operação devem respeitar os limites parametrizados. Caso não sejam informados na tela, seguirá a seguinte regra:

  1. º Tipo de Operação para Serviços.
  2. º Tipo de Operação dentro/fora do Estado.
  3. º Tipo de Operação informado no Cadastro de Tipos de Atividades.

Tipo Operação Material: Quando neste campo for informado um Tipo Operação, este deve ser o Tipo de Operação utilizado para gerar a Nota Fiscal.

Caso seja informado um Tipo de Operação, cuja opção 'Faturar' estiver como 'S-Faturar' e o Material do Item da Ordem de Serviço estiver com a situação como “Baixado” ou “Aprovado”, mesmo que o Tipo de Operação do Material esteja como “N-Faturar”, deve ser gerada a Nota Fiscal para o Material com o Tipo de Operação conforme o campo ‘Tipo de Operação Material’.

Caso não seja informado o Tipo de Operação no campo ‘Tipo Operação Material’, o sistema deve buscar o Tipo de Operação dos Materiais da Ordem de Serviço. Se este não estiver informado e a Unidade Federativa da Unidade Negócio for igual a do Cliente, deverá ser utilizado o Tipo de Operação do campo ‘Tipo Operação Estado’. Se a Unidade Federativa da Unidade de Negócio for diferente da UF do cliente, deve buscar então o Tipo de operação informado no campo ‘Tipo de Operação Interestadual’.

Baixar matérias para o C.A: Quando informado um centro de armazenagem neste campo, este centro deve ser utilizado para baixa dos materiais da OS, caso esteja em branco deverá ser utilizado o centro de armazenagem informado nos materiais da OS.

Incluir materiais não faturáveis na NF: Quando esta opção estiver selecionada, todos os materiais da OS com Situação igual a 'Baixado' ou 'Aprovado' deverão gerar movimentos para a Nota Fiscal de Saída, mesmo que no Tipo de Operação o campo Faturar esteja como “N-Não Faturar”. Não estando marcada, além da validação do campo 'Situação' do Material da O.S., deverá ser validado o campo Faturar do Tipo de Operação, ou seja, deve ser impresso, apenas materiais que estejam 'Baixados' ou 'Aprovados' e que estejam com o campo Faturar igual a “S - Faturar”.

Incluir Representante da O.S. para a NF: Se for marcada esta opção, o sistema deve buscar o representante informado na Ordem de Serviço e levar o mesmo para a NF gerada, calculando as comissões, de acordo com as regras de comissões, como a configuração “FA – DU – 175 – Método de Cálculo para Comissões”.

Incluir observação da O.S na Nota Fiscal: Se marcada esta opção, o sistema deve buscar a observação da Ordem de Serviço e incluir a mesma na Nota a ser gerada. No caso de faturado mais de uma OS, ambas observações serão incluídas na Nota.

Adicionar o número da O.S. na observação da N.F: Se for marcada essa opção deve ser adicionado o número da OS na observação da nota a ser gerada.

Aglutinar materiais: Essa opção deve aglutinar os movimentos de materiais e serviços com mesmo código e valor. Quanto aos materiais da OS, esses só serão aglutinados se todas as condições abaixo forem atendidas:

  1. Os materiais estão no mesmo "grupo" a partir do qual será gerada a NF (isso corresponde particularmente ao campo 'Criar uma nota para cada ' da rotina de faturamento);
  2. Os materiais são iguais;
  3. Os materiais possuem o mesmo 'Preço Unitário'.

Quanto os Materiais relacionados as Atividades, aglutinam independente de qual OS pertençam. Assim se possuir uma atividade como ‘Atividade de turno’ em uma OS e a mesma atividade em outra OS, as duas serão somadas.

Verificar observações do Cliente: Quando este campo estiver selecionado e a configuração 'GM GE 815 - Exibir a Observação do Cliente na O.S.' também estiver selecionada, serão analisadas as observações do Cadastro do Cliente do tipo '04 NFS', '07 OS' e '08 OS/NFS e Pedido'. Caso o Cliente da Ordem de Serviço possuir alguma destas observações cadastradas, estas serão exibidas na tela abaixo com a opção de marcar ou não quais serão faturadas.

ADICIONAR IMAGEM

Gravar observações do Cliente na Nota Fiscal: Quando este campo estiver selecionado, devem ser analisadas as observações do Cadastro do Cliente do tipo '04 NFS', '07 OS' e '08 OS/NFS e Pedido'. Caso o Cliente da Ordem de Serviço possuir alguma destas observações cadastradas, as mesmas devem ser levadas para as observações da Nota Fiscal.

Guia Financeiro

Guia Filtros
Guia Parâmetros
Guia Financeiro

Botões:

Fat.OS.Botoes

Editar Modelo
Gerar Prévia
Confirmar
Cancelar