Guia Financeiro

De CIGAM WIKI

Gestão de Serviços > Rotinas > Operacionais > Gerar faturamento de OS > Guia Financeiro

Na guia Financeiro, serão indicados os dados financeiros a serem considerados para criação da Nota Fiscal.

FatOSFinanceiro.png

Unidade de Negócio: Deve ser possível informar o código da Unidade de Negócio. Para geração da NF.

Conta: Deve ser possível informar o código da conta financeira Para geração da NF.

Cobrança: Quando o campo 'Cobrança' da Ordem de Serviço informado, o campo 'Cobrança' da Nota Fiscal deve ser atualizado com esse campo.

  • Quando o campo 'Cobrança' da Ordem de Serviço for igual ao cliente da O.S., o campo 'Cobrança' da Nota Fiscal deve ser atualizado com cliente da O.S. e o campo 'Ordem' é atualizado com a ordem encontrada nas regras de cobrança para o Cliente. São avaliadas apenas as regras em que o campo 'Sugestão' for igual a "Sim".
  • Quando o campo 'Cobrança' da Ordem de Serviço for diferente do Cliente da O.S., o campo 'Cobrança' da Nota Fiscal deve ser atualizado com Cliente informado no campo 'Cobrança' da Ordem de Serviço e o campo 'Ordem' é atualizado com branco.
  • Quando o campo 'Cobrança' da Ordem de Serviço estiver em branco, o campo 'Cobrança' da Nota Fiscal deve ser atualizado com o primeiro Cliente encontrado nas regras de cobrança do Cadastro do Cliente. São avaliadas apenas as regras em que o campo 'Sugestão' for igual a "Sim".

Condição de Pagamento: Neste campo deve ser informada a condição de pagamento que será gerado a fatura. Caso na tela de parâmetros tenha sido selecionado para gerar Notas Fiscais de Serviço separadamente dos Materiais, estes campos serão habilitados conforme esta seleção.

Tipo de Pagamento: É possível informar o código da condição de pagamento referente a cobrança dos serviços prestados e dos materiais no item da OS.

Portador: Este campo trás as informações do tipo de pagamento informado ou da condição de pagamento, não permitindo alterar, pois o mesmo desabilita para digitação.

Série: Deve ser possível informar a série da nota a ser gerado.

Tipo de Nota: Deve ser possível informar o tipo nota a ser gerado através do faturamento. Para que a rotina de faturamento considere as regras fiscais com base no tipo de nota o sistema avalia o tipo de nota do item e caso não esteja informado, considera o tipo de nota informado na tela de parâmetros da rotina.

Grupo serviços/materiais: Somente serão habilitados os campos do grupo de materiais caso a opção ‘Separar mat/serv. com valor maior que’ conste selecionada. Quando for filtrado um único item, as informações dos campos serão preenchidos conforme indicado na guia ‘Financeiro’ do item da OS, pois lá será indicada as parametrizações desses campos. Caso a opção de ‘Tipo de Faturamento’ no item da OS conste como ‘Criar notas distintas para materiais e serviços’ os dois grupos serão preenchidos, caso contrário será preenchido somente o que foi indicado no item da OS.

Gerar Lançamento Financeiro: Ao marcar esta opção deve ser gerado o financeiro das OS faturadas. Caso a Ordem de Serviço tenha o projeto informado, esse será preenchido automaticamente nos Lançamentos Financeiros da NF, desde que esse não possua tipo de lançamento por cliente.

Considerar Adiantamentos Esta opção deve habilitar o campo ‘Número de parcelas considerando o adiantamento’ e também o campo ‘Periodicidade’, caso marcada a opção de Considerar adiantamento será obrigatório o preenchimento destes dois campos. O adiantamento existente no Item da O.S. dever ser liquidado após a efetivação. Todos os adiantamentos devem ser levados para a NFE como sendo a primeira parcela, já liquidado. (Essas opções foram retirada da guia ‘Financeiro’, pois ao informar uma condição de pagamento é atendida a necessidade que havia dos campos vinculados a essa opção)

Incluir despesas e encargos na N.F. Quando marcada esta opção, a Nota Fiscal deve ser gerada considerando os valores de Outras Despesas Acessórias e Encargos Financeiros informados no botão Descontos/Encargos da Ordem de Serviço.

Importante: No caso da OS faturada ter sido originada através de um pedido. A rotina de gerar faturamento de OS, trata de atualizar o controle do item do pedido. Caso o pedido não possua mais nenhum item pendente, o controle do pedido também é alterado para faturado.