Guia Parâmetros

De CIGAM WIKI

Gestão de Serviços > Rotinas > Operacionais > Gerar faturamento de OS > Guia Parâmetros

Na guia Parâmetros, serão indicados os parâmetros a serem considerados para criação da Nota Fiscal.

FatOSParametros

Criar uma nota para cada: Esse campo tem as seguintes opções para criação da Nota Fiscal:

  • Ordem de Serviço – quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas na guia Financeiro para a geração da NF;
  • Item da O.S – quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas no item da Ordem de Serviço;
  • Cliente - quando selecionada esta opção, serão consideradas as parametrizações indicadas na guia Financeiro para a geração da NF;

Unificar serviço num único item: Esta opção somente estará habilitada se a opção “Criar uma nota para cada” estiver selecionada como “Cliente”. Com esta opção marcada deverá ficar desabilitados os campos ‘Adiciona número da OS no complemento’ e ‘Utilizar descrição atividade no complemento’. Quando esta opção for selecionada o preenchimento do campo “Conta Gerencial” dos itens da Nota Fiscal deve ser preenchido com o seguinte critério: Caso o campo “Conta Gerencial” da primeira Atividade da OS esteja informada deverá levar para a Nota Fiscal esta conta gerencial, caso esteja em branco, deverá ser levado à conta gerencial do material cadastrado na Atividade.

Criar itens na Nota Fiscal para Horas Extras: Esse campo quando selecionado deverá criar itens novos, correspondente as Horas Extras no item da Ordem de Serviço. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Adicionar número da OS no complemento: Essa opção selecionada deve acrescentar a informação da numeração da OS no complemento do item da Nota Fiscal. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Utilizar descrição da atividade no complemento: Essa opção selecionada deve acrescentar a informação da descrição da atividade no complemento do item da Nota Fiscal. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver desmarcado.

Cód. do Material Serviço: Nesse campo deve ser possível acrescentar um material para a indicação do serviço ao ser levado para a Nota. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver marcado.

Completo: Nesse campo deve ser possível informar um complemento para ser levado para a Nota. Somente deve ser habilitado quando o campo ‘Unificar serviço num único item’ estiver marcado.

Separar mat./serv. com valor maior que: Essa opção selecionada de possibilitar a indicação de um limite de valor, caso seja ultrapassado separa materiais e serviços e cria uma nota para cada. Essa opção somente ficará habilitada caso a opção ‘Criar uma nota para cada’ for diferente de ‘Item OS’. Esta opção, também habilita o grupo NF Material na guia Financeiro.

Tipo de Operação: O sistema deverá respeitar os Tipos de Operação informados na tela. Os tipos de operação devem respeitar os limites parametrizados. Caso não sejam informados na tela, seguirá a seguinte regra:

  1. º Tipo de Operação para Serviços.
  2. º Tipo de Operação dentro/fora do Estado.
  3. º Tipo de Operação informado no Cadastro de Tipos de Atividades.

Tipo Operação Material: Quando neste campo for informado um Tipo Operação, este deve ser o Tipo de Operação utilizado para gerar a Nota Fiscal.

Caso seja informado um Tipo de Operação, cuja opção 'Faturar' estiver como 'S-Faturar' e o Material do Item da Ordem de Serviço estiver com a situação como “Baixado” ou “Aprovado”, mesmo que o Tipo de Operação do Material esteja como “N-Faturar”, deve ser gerada a Nota Fiscal para o Material com o Tipo de Operação conforme o campo ‘Tipo de Operação Material’.

Caso não seja informado o Tipo de Operação no campo ‘Tipo Operação Material’, o sistema deve buscar o Tipo de Operação dos Materiais da Ordem de Serviço. Se este não estiver informado e a Unidade Federativa da Unidade Negócio for igual a do Cliente, deverá ser utilizado o Tipo de Operação do campo ‘Tipo Operação Estado’. Se a Unidade Federativa da Unidade de Negócio for diferente da UF do cliente, deve buscar então o Tipo de operação informado no campo ‘Tipo de Operação Interestadual’.

Baixar matérias para o C.A: Quando informado um centro de armazenagem neste campo, este centro deve ser utilizado para baixa dos materiais da OS, caso esteja em branco deverá ser utilizado o centro de armazenagem informado nos materiais da OS.

Incluir materiais não faturáveis na NF: Quando esta opção estiver selecionada, todos os materiais da OS com Situação igual a 'Baixado' ou 'Aprovado' deverão gerar movimentos para a Nota Fiscal de Saída, mesmo que no Tipo de Operação o campo Faturar esteja como “N-Não Faturar”. Não estando marcada, além da validação do campo 'Situação' do Material da O.S., deverá ser validado o campo Faturar do Tipo de Operação, ou seja, deve ser impresso, apenas materiais que estejam 'Baixados' ou 'Aprovados' e que estejam com o campo Faturar igual a “S - Faturar”.

Incluir Representante da O.S. para a NF: Se for marcada esta opção, o sistema deve buscar o representante informado na Ordem de Serviço e levar o mesmo para a NF gerada, calculando as comissões, de acordo com as regras de comissões, como a configuração “FA – DU – 175 – Método de Cálculo para Comissões”.

Incluir observação da O.S na Nota Fiscal: Se marcada esta opção, o sistema deve buscar a observação da Ordem de Serviço e incluir a mesma na Nota a ser gerada. No caso de faturado mais de uma OS, ambas observações serão incluídas na Nota.

Adicionar o número da O.S. na observação da N.F: Se for marcada essa opção deve ser adicionado o número da OS na observação da nota a ser gerada.

Aglutinar materiais: Essa opção deve aglutinar os movimentos de materiais e serviços com mesmo código e valor. Quanto aos materiais da OS, esses só serão aglutinados se todas as condições abaixo forem atendidas:

  1. Os materiais estão no mesmo "grupo" a partir do qual será gerada a NF (isso corresponde particularmente ao campo 'Criar uma nota para cada ' da rotina de faturamento);
  2. Os materiais são iguais;
  3. Os materiais possuem o mesmo 'Preço Unitário'.

Quanto os Materiais relacionados as Atividades, aglutinam independente de qual OS pertençam. Assim se possuir uma atividade como ‘Atividade de turno’ em uma OS e a mesma atividade em outra OS, as duas serão somadas.

Verificar observações do Cliente: Quando este campo estiver selecionado e a configuração 'GM GE 815 - Exibir a Observação do Cliente na O.S.' também estiver selecionada, serão analisadas as observações do Cadastro do Cliente do tipo '04 NFS', '07 OS' e '08 OS/NFS e Pedido'. Caso o Cliente da Ordem de Serviço possuir alguma destas observações cadastradas, estas serão exibidas na tela abaixo com a opção de marcar ou não quais serão faturadas.

ADICIONAR IMAGEM

Gravar observações do Cliente na Nota Fiscal: Quando este campo estiver selecionado, devem ser analisadas as observações do Cadastro do Cliente do tipo '04 NFS', '07 OS' e '08 OS/NFS e Pedido'. Caso o Cliente da Ordem de Serviço possuir alguma destas observações cadastradas, as mesmas devem ser levadas para as observações da Nota Fiscal.