Projeto Estruturado

De CIGAM WIKI

BPM > Gestão de Projetos > Movimentos > Projeto Estruturado

Projeto é um conjunto de atividades, realizadas em grupo, com intuito de produzir um produto, serviço ou resultado único. E todos são gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento, previstos.

Para ter acesso ao cronograma é necessário que a configuração 'PJ - GE - 2565 - Considerar calendário' conste marcada.

Ao acessar a interface do projeto estrutura será avaliado a configuração 'PJ - GE - 2608 - Permitir acessar projetos como PMO', no caso de assinalado, o usuário terá acesso a todos os projetos existentes como Gerente PMO. Caso contrário, será exibido apenas os projetos a que o usuário esteja vinculado como gerente, ou possua tal papel vinculado neste projeto.


ProjetoEstrut


Ícones


Icones


1 - Ícone que referência o ‘Sair’, ao clicar nesse ícone, terá a função de sair/fechar, indica a saída do projeto.

2 - Ícone que referência a criação de um projeto, ou seja, ao clicar em cima desse, será aberta a tela de cadastro de projetos para a criação do mesmo.

3 - Ícone que referência a edição de um projeto, ou seja, ao clicar em cima desse, será aberta a tela do cadastro de projetos para a modificação de registros de um projeto já criado.

Caso seja necessária a exclusão de um projeto a mesma deve ser feita pelo ícone de edição, não sendo possível excluir a linha no estruturado.

4 - Ícone que referência a criação de um projeto através de um modelo já existente, ou seja, ao clicar em cima desse, será aberta uma tela para seleção de um modelo de projeto com sua estrutura, podendo indicar a estrutura que gostaria de levar para o novo projeto.

Ao criar um projeto através de um modelo é levada as datas informadas, sendo alterada através da tela de data base para o início e término do projeto se baseando na duração já existente no modelo, mas reestruturando partindo da data informada.

5 - Ícone que referência a criação de um modelo através de um projeto já existente, ou seja, ao clicar em cima desse, será exibida uma pergunta se deseja realmente criar um modelo referente ao projeto selecionado.


Questionario_modelorelatorio


Após confirmação é possível indicar o que gostaria de levar para o modelo do projeto selecionado.


Questionario_InformacoesComplementares


6 - Ícone condicional que referência o Acompanhamento de um projeto, através deste botão será possível visualizar/criar acompanhamentos referente ao projeto selecionado. Caso o projeto possua acompanhamentos será exibido o ícone Icone_prancheta da prancheta com arquivos do contrário, a prancheta será exibida de forma vazia Icone_prancheta.vazia.

7 – Ícone que referência o relatório do projeto, através deste botão será possível visualizar o relatório do projeto.


Relatório_CronogramaProjeto


Esse relatório vem com a tela de filtros preenchida de acordo com o projeto.

8 - Ícone que referência a pesquisa avançada de um projeto, podendo pesquisar pelos seguintes campos.


PesquisaAvançada


9 - Campo que referência a pesquisa de um projeto, através deste campo será possível pesquisar um projeto que seja de estrutura ou orçamento.

Campos


Campos


Projeto:É apresentado o código do projeto, juntamente com a descrição do mesmo. A partir do código do projeto é possível acessar a estrutura do Projeto, para efeitos de consulta e edição, caso o usuário tenha a devida permissão.

Cliente: É apresentado o Cliente para o projeto selecionado.

Duração: É apresentado o número de dias previsto para o projeto selecionado. É levado em conta a unidade de medida utilizada para a duração das etapas, bem como o calendário informado para o projeto. Essa duração é equivalente a soma de dias/horas do cronograma do projeto.

Previsto

Início: É apresentada a data de início prevista para o projeto selecionado. Essa data é equivalente ao cronograma do projeto trazida conforme duração e datas previstas

Entrega: É apresentada a data de término prevista para o projeto selecionado. Essa data é equivalente ao cronograma do projeto trazida conforme duração e datas previstas.

Situação: É apresentada a situação para o projeto selecionado.

Concluído: É apresentado o percentual concluído para o projeto. O percentual é calculado com o percentual concluído de cada atividade, e o quanto essa atividade representa para o percentual total do projeto, esse cálculo é feito através do campo percentual concluído na Ordem de Serviço, botão ‘Atividades’, para cada atividade este campo deve ser preenchido conforme percentual de conclusão, correspondente a sua atividade, esse processo não é automático tendo que ser preenchido manualmente na Ordem de Serviço.

Guia Geral

Essa guia tem por finalidade apresentar os dados cadastrais do Projeto. A partir dessa guia deve é possível acessar o cadastro do projeto.


GuiaGeral


Unidade de Negócio: É apresentada a Unidade de Negócio informada no cadastro do projeto. Campo não editável.

Tipo: É apresentado Tipo informado no cadastro do projeto. Campo não editável.

Escritório de Projetos: É apresentado o código e descrição do escritório de projeto ao qual o projeto está vinculado.

Prioridade: É apresentada a prioridade informada no cadastro do projeto. Campo não editável.

Situação: É apresentada a Situação informada no cadastro do projeto.

Porte: É apresentado o Porte dado ao Projeto.

Gerente de Projetos: É apresentado o gerente informado no cadastro do projeto. Campo editável quando a configuração 'PJ - GE - 2608 - Permitir acessar projetos como PMO' estiver marcada.

Conta Gerencial: É apresentado o centro de custo informado no cadastro do projeto. Campo não editável.

Observação: É apresentada a observação cadastrada para o projeto.

Considerar calendário: Este campo é pré-carregado a partir da configuração 'PJ - GE - 2563 - Permitir acesso ao Cronograma do Projeto'. Permitindo a alteração a qualquer momento, caso for necessário. Cabe ressaltar que o projeto somente irá considerar.

IMPORTANTE: ao alterar a opção de Calendário a Considerar não será replanejado o projeto e suas atividades em função da disponibilidade, sendo necessário realizar o replanejamento manualmente.

Nessa guia é possível cadastrar as informações básicas para a geração das OS do projeto.

É possível parametrizar o sistema para que esse crie ou não automaticamente uma OS/Item para uma atividade, a fim de locar o técnico informado.

Grupo Configurações

Essa guia define como vai ser parametrizada a Ordem de Serviço a ser gerada através das atividades, materiais e recursos, definidos nas etapas do cronograma.



É possível parametrizar uma parametrização para cada etapa, para isso é necessário que seja configurada a guia dentro do cronograma e em cima da etapa a ser parametrizada diferenciadamente das demais, é também possível configurar numa etapa pai dentro do cronograma, levando assim as mesmas configurações para as etapas do nível abaixo.

Modo de criação: Esse campo indica como será a criação de uma Ordem de Serviço, ao clicar no ‘Gerar OS’ dentro do Projeto Estruturado Analítico, após apontar as atividades.

Tipo de criação: Esse campo indica como serão criados os itens da Ordem de serviço, tendo somente duas opções: Um item com todas atividades ou um item por atividade.

Considerar horas planejadas para apontamentos: No caso deste campo assinalado, não mais será considerada as horas registradas, e sim as previamente planejadas. Sendo assim, caso planejado 10 horas para uma etapa e ter tido apontado 15 horas via apontamento, somente serão consideradas as 10 horas planejadas para geração de OS e faturamento.

Com a utilização desta parametrização, somente serão aceitas atividades que sejam de faturamento e que também fixem o valor orçado. Como as horas consideradas serão de apontamentos, também não será permitido gerar OS’s pelo Cronograma de Projeto, e sim somente pela interface de apontamentos.

Materiais: Esse campo indica se será considerado materiais ou não na Ordem de Serviço, tendo duas opções: Considerar, levará os materiais indicados para O.S. e Não Considerar, não será considerado na Ordem de Serviço.

Caso a opção conste como ‘Considerar’ é possível, somente será levado para a Ordem de Serviço nesse momento se existir atividades na etapa a qual existe o material e for indicada a geração da OS pelo botão Gerar OS.

Recursos: Esse campo indica se será considerado o recurso ou não nas Atividades da Ordem de Serviço, tendo duas opções: Considerar, levará os recursos junto as atividades indicadas para O.S. e Não Considerar, não será considerado os recursos junto as atividades na Ordem de Serviço.

Caso a opção conste como ‘Considerar’ é possível, somente será levado para a Ordem de Serviço nesse momento se existir atividades na etapa a qual existe o recurso e for indicada a geração da OS pelo botão Gerar OS.

Grupo Informações

OS/Item: É possível informar uma OS/Item, que pertença ao Projeto selecionado. Campo disponível para edição.

Cliente: É apresentado o cliente do Projeto. Campo não disponível para edição.

Tipo OS: É apresentado o Tipo da OS, informado para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Solicitado: É apresentado o solicitado para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Equipe: É apresentada a equipe reclamante informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Produto: É apresentado produto informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada. Não será permitido produtos com o código branco.

Reclamante: É apresentada a empresa reclamante informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Solução: É apresentada a solução informada a para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Versão: É apresentada a versão informada na OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada. Este campo faz a validação da configuração ‘GM - GE - 744 - Validar Versão da Ordem de Serviço’, caso a mesma esteja assinada, somente será possível informar versões válidas.

Contato: É apresentado o contato do cliente previamente informado. Campo disponível para edição.

Causa: É apresentada a causa informada na OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada.

Guia Arquivos

É possível cadastrar documentos vinculados ao projeto. Em geral um projeto pode possui vários documentos atrelados. Exemplo: Termo de Abertura, Solicitação de Mudança, Relatório de Andamento.



Nome: É possível informar um nome para o arquivo. Campo obrigatório e disponível para edição.

Arquivo: É possível a partir desse campo selecionar o local onde o arquivo é encontrado na rede. Campo obrigatório e disponível para edição.

Botão Abrir: Ao clicar no referido botão é aberto o documento salvo.

Imagem: é possível visualizar a imagem do arquivo salvo.

Riscos

Para os projetos com a situação igual a “Pendente”, “Iniciado” e “Aprovado” deve será possível gerenciar os registros de riscos, desde que o usuário tenha as devidas permissões.

Risco é a probabilidade de que um fator de risco venha a assumir um valor que passa a prejudicar, total ou parcialmente as chances de sucesso de um projeto. Um fator de risco é qualquer evento que possa prejudicar total ou parcialmente, as chances de sucesso do projeto, isto é, as chances de o projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos. (ALENCAR E SCHMITZ, 2006).


Riscos


É possível cadastrar os riscos de um projeto, para num segundo momento gerenciar o mesmo. Os seguintes campos devem estar disponíveis no cadastro:

Etapa: Código estruturado do projeto, que permite identificar a etapa. Campo disponível para edição. É possível pesquisar na estrutura a qual etapa/etapa está vinculado o risco. O Risco pode ser atribuído no cadastro, bem como diretamente na estrutura do projeto.

Risco: É possível informar o código válido, bem como pesquisar os riscos existentes no cadastro de riscos. O campo “Descrição” é preenchido com a descrição salva no cadastro do risco, caso este estiver parametrizado para isso. O campo “Categoria” deve ser preenchido automaticamente com a categoria do cadastro do risco, o mesmo vale para o campo “Tipo do Risco” Campo não obrigatório e disponível para edição. Ao mudar o código do risco é solicitado se é desejado sobrescrever a descrição, caso essa exista e caso o risco em questão estiver parametrizado para isso.

Descrição: É possível descrever os riscos relativos ao projeto, ou alterar a descrição previamente salva do cadastro do risco. Campo obrigatório e disponível para edição.

Prioridade: É possível definir uma prioridade para o risco. Os valores válidos são de 0 a 99. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Categoria: É possível informar o código válido, bem como pesquisar as categorias existentes no respectivo cadastro. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Probabilidade: (Alta, Média, Baixa e Não Classificado). É possível escolher uma das probabilidades existentes. O valor padrão do cadastro é igual a “Não Classificado”. Campo não obrigatório e disponível para edição..

Impacto:(Alto, Médio, Baixo e Não Classificado). É possível escolher um dos impactos existentes. O valor padrão do cadastro é igual a “Não Classificado”. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Tipo do Risco: É possível indicar o tipo de risco entre as opções: Ameaça, Oportunidade.

Estratégia: 1_Eliminar, 2_Transferir, 3_Mitigar, 4_Aceitar, 5_Explorar, 6_Compartilhar e 7_Melhorar. As três últimas opções são disponibilizadas quando o tipo de risco for igual a Oportunidade. As quatro primeiras estratégias são disponibilizadas quando o tipo de risco for igual a Ameaça.

Responsável: código de empresa do responsável pelo Risco. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Custo: É possível informar o custo previsto para o risco. O custo num primeiro momento será meramente informativo. Campo valor, não obrigatório e disponível para edição.

Observação: Campo de texto livre, não obrigatório e disponível para edição.

Guia Comitê do Projeto

Na guia Comitê é possível identificar os técnicos que fazem parte do comitê do projeto, bem como se esses pertencem ao cliente ou a empresa prestadora de serviço. No comitê do projeto é identificado o Patrocinador, o Coordenador do Projeto, Usuário chave, ... ao informar um colaborador da empresa é avaliado se este está vinculado ao escritório de projeto ao qual o projeto está inserido. Caso não faça parte é indicado um avisado, mas é permitida a inserção do mesmo no comitê.



Exemplo:

Exemplo


O cadastro é composto dos seguintes campos:

Empresa: Código de Empresa da pessoa que participa do comitê do projeto, é possível utilizar F5 (zoom) para indicar a empresa que deseja informar.

Cliente: É possível selecionar (caixa de seleção) se o técnico envolvido pertence ao cliente ou é da empresa que irá executar o projeto.

Função: É possível informar uma Função previamente cadastrada. É aberta a tela de pesquisa de funções a fim de escolher a desejada. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Observação: É possível cadastrar uma observação para o membro do comitê.

Ativo: É possível ativar ou inativar um membro do comitê.

Guia Partes Interessadas

Na guia Partes Interessadas é possível cadastrar as partes interessadas no projeto. O cadastro apresenta os seguintes campos:



Empresa: código de Empresa da pessoa envolvida.

Contato: código do contato do cliente do projeto.

Cliente: É possível selecionar (caixa de seleção) se o técnico envolvido pertence ao cliente ou é da empresa que irá executar o projeto. Quando o campo contato estiver informado o mesmo é desabilitado.

Terceiro: É possível selecionar (caixa de seleção) se o técnico envolvido é um terceiro no projeto. Campo disponível para edição.

Equipe Projeto: É possível informar se a pessoa envolvida faz parte da equipe do projeto. Campo disponível para edição. Ao selecionar a empresa como equipe de projeto, o campo ‘Perfil’ é habilitado para edição.

Função: É possível informar uma Função previamente cadastrada. Deve ser aberta a tela de pesquisa de funções a fim de escolher a desejada. Campo não obrigatório e disponível para edição;

Cargo: Campo de texto livre, não obrigatório e disponível para edição. É preenchido automaticamente pelo cargo informado no cadastro de contato, quando um contato for informado e se para ele houver o devido cadastro.

A partir de: É possível informar a data de início na função. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Posição: É possível informar uma Posição previamente cadastrada. Deve ser aberta a tela de pesquisa de posições a fim de escolher a desejada. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Interesse: É possível informar o grau de interesse no projeto. Os valores válidos são de 0 a 10. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Influência: É possível informar o grau de Influência no projeto. Os valores válidos são de 0 a 10. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Perfil: Ao assinalar a parte interessada como ‘Equipe de Projeto’, é possível selecionar o perfil de acesso da empresa ao projeto, do contrário, o campo é desabilitado em tela. Permitindo assim, que o técnico vinculado a equipe do projeto possua os direitos e permissões de Gerente de Projeto. Desta forma ao acessar as Visões de Projeto, o mesmo passa a ser considerado como gerente, e não somente técnico do projeto.

Observação: Campo de texto livre, não obrigatório e disponível para edição.

Cronograma do projeto

É possível identificar se o cronograma tem como origem um orçamento. Quando a origem for um orçamento é possível identificar a sua situação, bem como a versão de origem. Essa identificação se faz necessária a fim de poder retornar para o orçamento as informações da simulação do cronograma. No cadastro do orçamento/versão é possível identificar a versão da simulação do cronograma.

É possível cadastrar várias versões de estrutura de um projeto, para um mesmo orçamento/versão ou para orçamento/versão distinta. Caso já esteja aprovado deve ser parametrizado o sistema para que ao criar o Projeto esse já nasça num controle pré-definido.

Arquivo:Image17.png

Ícones

Arquivo:Image18.png


1 - Ícone que indica a saída.

2 - Esse ícone indica a criação de uma nova etapa ao projeto, podendo assim quando existir várias etapas aonde criar a próxima, sua finalidade é a mesma que os recursos 3, 4, 5, e 6.

3 - Esse ícone indica a criação de uma nova etapa abaixo no mesmo nível.

4 - Esse ícone indica a criação de uma nova etapa no final do mesmo nível.

5 - Esse ícone indica a criação de uma nova etapa no final do nível abaixo.

6 - Esse ícone indica a criação de uma nova etapa no início do nível abaixo.

7 - Esse ícone indica a versão do projeto, sendo assim ao ser criada uma versão e após ser clicado nesse ícone será possível visualizar os projetos de simulação e vigentes podendo abrir na tela e até mesmo fazer alterações nos mesmos, o projeto de simulação, não poderá se tornar um vigente, somente possível criar uma versão vigente em cima de uma vigente transformando a anterior em um projeto de simulação.

Arquivo:Image19.png

8 - Esse ícone indica a criação da versão do projeto.

9 - Esse ícone indica a criação de uma etapa conforme modelo, podendo assim quando existir várias escolher o nível a ser criada a etapa conforme o modelo.

Imagem 1.png

Pode se informar uma data base para o modelo ou deixar zerada, essa data é indicada para a estrutura do projeto que se deseja levar, tanto para o cronograma quanto na hora da criação de um projeto através do modelo, assim calculado as datas conforme duração.

10 - Ícone condicional que referencia o Acompanhamento da etapa de um projeto, através deste botão será possível visualizar/criar acompanhamentos da etapa posicionada. Caso a etapa possua acompanhamentos será exibido o ícone da prancheta com arquivos Arquivo:Image20.pngdo contrário, a prancheta será exibida de forma vazia Arquivo:Image21.png.

11 – Esse ícone indica o Relatório do Cronograma.

12 - Esse ícone indica o gráfico Gantt do cronograma, ao clicar será aberto um gráfico com suas etapas.

Arquivo:Image22.png

13 - Esse ícone indica a atualização dos dados da estrutura do projeto, quando a mesma não é feita automaticamente. Cabe ressaltar que há dois tipos de atualização. Ao selecionar somente atualização, o sistema irá percorrer as ordens de serviço e apontamentos vinculados ao projeto atualizando datas e percentuais concluídos. Porém ao selecionar atualização como replanejar, além de percorrer ordens de serviço e apontamentos, nas questões de datas e percentuais, o sistema irá replanejar toda a estrutura do projeto com base na data inicial do projeto, e suas predecessoras.

Após realizado alguma atualização a partir deste ícone, será armazenado a data e hora da atualização para fins de consulta.

Cabe ressaltar que a opção de replanejar é tratada a partir de direito, somente sendo possível replanejar o projeto caso o usuário esteja vinculado a configuração ‘PJ - GE - 2687 - Permitir reprocessar cronograma do projeto’.

Importante: Os ícones 14 e 15 tem como função movimentar e reestruturar as etapas do projeto. Para maiores detalhes sobre as regras que definem as movimentações de etapas, ou como movimentar consulte o manual específico sobre a movimentação de etapas do projeto, localizado em %CIGAM_INSTAL%\Manual_Cigam\Como Fazer\Como Fazer - Movimentar Etapas de Projeto.doc.

14 - Esse ícone trata de executar a opção de recuar a etapa do projeto.

15 - Esse ícone trata de executar a opção de avançar a etapa do projeto.

16 - Ícone que referencia a pesquisa avançada das etapas de um projeto, podendo pesquisar pelos seguintes campos.

Arquivo:Image24.png

A pesquisa não se mantém ao sair e acessar novamente o projeto, sendo necessário realizar novamente a consulta.

Estruturado

Arquivo:Image25.png

O sistema fornece automaticamente o código estruturado para cada etapa criada na estrutura analítica do projeto. A primeira sequência do código estruturado deve apresentar as informações do cadastro do Projeto, sendo essa considerada como o Pai da estrutura. O código estruturado é o encadeamento do pai e respeita a sequência das demais etapas do mesmo nível. Caso a etapa não possuir nenhuma atividade informada, ela também é considerada como pai, para os níveis abaixo. Exemplo:

1. Projeto Reforma da Casa
1.1 Definição do Projeto
1.1.1 Levantamento dos serviços necessários em Alvenaria
1.1.2 Levantamento dos serviços necessários em Pisos e azulejos
1.1.3 Levantamento dos serviços necessários em Hidráulica e Elétrica
1.2 Contratação dos Serviços
1.3 Reforma Interna
1.3.1 Alvenaria
1.3.1.1 Refazer todo o contra piso da sala
1.3.2 Piso

Indicadores: O campo Indicadores mostra símbolos que oferecem um aviso ao usuário sobre diferentes aspectos de cada etapa de projeto. Através de um duplo clique sobre a coluna, é acessado o Cadastro de Indicadores.

Descrição: É possível cadastrar as etapas necessárias para a execução do projeto.

Duração: É apresentada a duração da etapa, respeitando o que foi previamente parametrizado para sua unidade de medida.

A duração poderá ser em dias ou horas podendo ser parametrizado através da configuração ‘PJ - GE - 2574 - Visualizar a duração do projeto por’.

Ao informar uma duração em uma etapa subnível, sem datas de previsão de início e término, o sistema carregará a duração da etapa pai com a soma das durações dos subníveis, sempre olhando do menor nível para o maior, caso o campo “Atualização” conste diferente de automático, não será feita essa soma, sendo assim poderá ser informada qualquer duração, que os campos não serão atualizados.

Ao ser informada previsão de início e término, a duração das etapas filhas, ou seja, os subníveis, respeitarão esse período informado.

A duração da etapa pai, sempre será a soma de dias corridos independentemente do calendário padrão, as demais etapas respeitarão o calendário com suas peculiaridades, porém a etapa pai será a soma dos dias corridos considerando finais de semana e feriados.

Deve se dar a atenção que ao informar a data na estrutura Pai, sem que seja informado nas demais estrutura e o campo atualização for igual a automático as datas das demais etapas serão preenchidas recalculando a duração informada conforme datas.

Previsto

Estes campos de início e término, somente respeitarão o calendário, caso informado na guia geral da capa do projeto que deve ser considerado o calendário padrão ou o calendário de técnico mais padrão. Do contrário, não será considerado calendário.

Cabe ressaltar que o valor inicial para o campo Considerar Calendário da guia geral da capa do projeto é alimentado através da configuração 'PJ - GE - 2565 - Considerar calendário'.

'O calendário a ser avaliado para fins de cálculo é o calendário padrão, podendo ter acesso para geração através do Gestão de Serviços/Rotinas/Operacionais/Gerar Calendário.

Início: Quando não existe nenhum subnível na etapa filha, vinculada à etapa em questão, é possível informar a data de previsão de início da etapa. Caso a etapa do projeto não possua duração ao inserir a data de início, a mesma será replicada na data final. Caso exista duração, ao informar a data de início, é calculada a data de término com base no valor informado.

Quando existir um subníveis na etapa filha ou somente a etapa filha, a data de previsão de início será a mesma informada na estrutura, que tenha a menor data, sendo que o campo não é disponível para edição. Quando alterada a data de previsão de início de uma etapa filha ou subnível dependendo da quantidade de níveis, para uma data que antecede a previsão de início da etapa pai, o sistema automaticamente ajusta a previsão de início do pai caso o campo Atualização conste como ‘Atualizar’.

Término: Quando não existir nenhuma etapa filha, vinculada à etapa em questão, é possível informar a data de previsão de término da etapa.

Quando existir, a data de previsão de término será a mesma dos subníveis da etapa filha informada na estrutura que pode ou não ser herdada de uma atividade, vinculada a etapa subnível ou filha, que tenha a maior data. Quando alterada a data de previsão de término de uma etapa filha, subnível dependendo da quantidade de níveis, para uma data posterior a previsão de término do pai, o sistema automaticamente ajusta a previsão de término do pai caso o campo Atualização conste como ‘Atualizar’.

Predecessoras: É possível identificar as etapas predecessoras. A etapa que possuir uma predecessora não poderá ter a data de início menor que a data de término da predecessora. Quando essa etapa for pai da estrutura, as etapas subordinadas a ela deverão respeitar o mesmo princípio, e não serão iniciadas antes da predecessora, esse campo é carregado conforme informações indicadas na guia Predecessoras.

Situação: É possível visualizar a situação em que se encontra a etapa do projeto. Campo disponível para edição. Quando o campo for editado manualmente, o sistema respeitará e somente manterá essa edição, caso não possua atividades com percentuais ou ainda a modificação seja um cancelamento ou um aguardando, caso contrário o sistema passa a controlar automaticamente a mudança de situação, de acordo com as regras abaixo.

Pendente: Quando nenhuma atividade (OS) tiver sido registrada para a etapa e para os filhos da etapa (quando houver), a situação da etapa deve ficar como “Pendente”.

Iniciada: Quando nenhuma atividade (OS) tiver sido registrada para a etapa e para os filhos da etapa (quando houver), a situação da mesma deve ficar como “Iniciada, de contar somente percentual concluído essa mesma contará como iniciada.

Aguardando: Quando o gerente de projetos, por algum motivo, desejar deixar uma etapa com a situação aguardando caberá a ele a obrigatoriedade de mudar a situação de aguardando para outra situação.

Concluída: Quando não houver nenhuma pendência para a etapa em questão, e houver atividades (OS) registradas para a mesma, e o percentual concluído apontada para a atividade do projeto for igual a 100%, a situação pode ser passada para concluída. Importante frisar que o projeto como um todo, não será atualizado para a situação concluído quando houver etapas pendentes.

Cancelada: É possível cancelar uma etapa. Antes de cancelar, o sistema verifica se existem registros para a etapa e para os filhos da etapa. Caso exista, será avisado ao usuário se esse deseja realmente cancelar a etapa. Os registros feitos para a etapa permanecem válidos, mesmo que a etapa tenha sido cancelada. Ao cancelar uma etapa pai todas as etapas filhas também devem ser canceladas.

Se essa etapa possuir uma Ordem de Serviço essa mesma terá seu item com situação cancelada, sendo que as atividades pendentes/ iniciadas serão excluídas e as concluídas se manterão com a mesma situação.

'Os materiais caso a configuração 577 estiver para controlar demanda para materiais com situação Orçado, a mesma será excluída, o mesmo acontece caso o material já conste aprovado, mas assim que for mudada a situação a demanda é gerada novamente, respeitando as parametrizações feitas no sistema.

Suspensa: é possível suspender uma etapa de projeto. Antes de suspender, o sistema verifica se existem registros para a etapa e para os filhos da etapa. Caso exista, será avisado ao usuário se esse deseja realmente suspender a etapa. Os registros feitos para a etapa permanecem válidos, mesmo que a etapa tenha sido suspensa. Ao suspender uma etapa pai todas as etapas filhas também devem ser suspensas.

Ao suspender uma etapa de projeto que possa estar vinculado a uma Ordem de Serviço em aberto, a mesma terá sua situação alterada para aguardando, não será possível alterar esta ordem de serviço, a não ser via a estrutura do projeto.

Percentual concluído: O percentual concluído é calculado e apresentado para todas as etapas da estrutura. O cálculo deve seguir a seguinte forma:

Quando a etapa for de último nível: É apresentado o % concluído informado na última atividade registrada (data/hora) em OS, para a etapa em questão. As OS’s registradas para a etapa em questão estão vinculadas as suas atividades (Guia Atividades). No caso de utilizar apontamentos de projetos, o percentual será atualizado conforme o registro de apontamentos;

Quando a etapa for pai de outras: Primeiramente é calculado o quanto cada filho representa do pai, para então verificar filho a filho o que está concluído, a fim de calcular de acordo com a proporção o percentual concluído do pai.

O Percentual pode ser informado manualmente no cronograma ou então registrada junto a atividade na Ordem de Serviço e/ou apontamento. O percentual é calculado baseado em todas as atividades planejadas.

Conta Gerencial: Deve ser possível informar uma conta gerencial para a etapa em questão. Campo disponível para edição.

Atividade: É possível identificar o Tipo de Atividade do GS correspondente à etapa em questão. Campo disponível para edição enquanto não houver uma OS para a atividade ou técnicos nominados;

Caso na etapa seja informado a data prevista o sistema preenche automaticamente o campo duração conforme calendário padrão ou configuração ‘PJ - GE - 2566 - Horas Diárias’, nesse caso ao informar um código de atividade nesse campo, será preenchida a duração e data de previsão sugerida da etapa, podendo ser modificada na guia atividades na mesma tela, caso a data a ser informada fique na faixa do período previsto na etapa do cronograma.

Material: Deve ser possível informar o material desejado para a etapa em questão.

Arquivo:Image26.pngExplosão de engenharia: Ao ter um material vinculado a uma etapa pai, e esse material possuir engenharia, ao explodir esse material o sistema automaticamente criará uma nova etapa filha com os insumos, recursos e processos, mas caso a etapa pai, possua atividade vinculada, não será possível o vinculo dos Insumos, Processos e Recurso na etapa filha e esses serão vinculados na própria etapa em suas guias após explosão.

Caso seja exibida a mensagem informando que não é possível a explosão, pois o processo não possui atividade vinculada é necessário acessar o programa de Recursos/Processos (Manufatura-> Engenharia-> Cadastros-> Recursos/Processos) e vincular uma atividade ao processo vinculado na engenharia do material.

Indicadores

O campo Indicadores mostra símbolos que oferecem um aviso ao usuário sobre diferentes aspectos de cada etapa de projeto. Através de um duplo clique na coluna é acessado o cadastro dos mesmos.


Guia Geral

A guia geral apresenta os detalhes gerais da etapa do projeto, não é possível a edição dos dados nesta interface. Para edição, acesse a guia geral da etapa do projeto.

A única edição permitida nesta interface, é o vínculo da empresa responsável por esta etapa. Caso disponível, também é possível definir a etapa como marco de projeto.

Arquivo:Image27.png


Guia Pendências

É possível cadastrar pendências para a etapa. Além de cadastrar, é possível iniciar, encerrar e editar as pendências. Acompanhamentos e envios de e-mail também são permitidos a partir desta interface. O indicador que representa a pendência é Arquivo:Image28.png. Este indicador será exibido ao lado de todas as etapas que estiverem vinculados a pendências em aberto e/ou iniciado.

Arquivo:Image29.png


Guia Anotações

É possível registrar anotações para a etapa, a fim de registrar dados complementares para a mesma. No caso de a etapa possuir registros de anotação será apresentado o ícone Arquivo:Image30.pngjunto da guia indicadores. As anotações são apenas dados informativos, podendo, em caso de necessidade, ser exibidos junto do relatório de projetos.

Arquivo:Image31.png

Movimentos de etapas

Dentro de um projeto, torna-se necessário alterar a ordenação de algumas etapas. Esta movimentação pode ser dada a partir dos ícones de recuar e avançar etapas, através de movimentar/arrastar etapas e também a partir do menu subir/descer etapas. Maiores informações sobre a movimentação de etapas, devem ser consultadas através do manual específico, localizado em %CIGAM_INSTAL%\Manual_Cigam\Como Fazer\Como Fazer - Movimentar Etapas de Projeto.doc.


IMPORTANTE: Antes de executar as movimentações de etapas de projetos, é indicado consultar as regras específicas no manual indicado.

Arquivo:Image32.png

Guia Atividades

É possível cadastrar as atividades previstas para a etapa em questão, bem como é possível vincular um papel ou um recurso do tipo pessoa para essa atividade.



Ao vincular uma atividade cuja a data inicio e término já estejam definidas com Ordem de Serviço gerada não será possível a alteração de datas na etapa do projeto cuja a atividade conste vinculada.


Ao informar uma atividade e uma quantidade essa quantidade será levada para a etapa assim como sua previsão de início e término, caso essa não possua uma predecessora, caso contrário o cálculo de datas será feito em cima da predecessora e seus tipos de dependências independentemente da opção manual e automático que possui o campo ‘Atualização’.


Ao ter uma Ordem de serviço vinculada a uma atividade e a estrutura do projeto for replanejada as datas da atividade também são redefinidas, podendo gerar assim uma incoerência entre a data planejada e a data prevista da atividade da ordem de serviço, sendo exibida assim a seguinte orientação em vermelho do lado direito da tela: Arquivo:Image34.png


A data de Início, término, Quantidade, e Valor, serão atualizadas conforme Ordem de Serviço, caso a Ordem seja alterada dentro do cronograma e a modificação seja realizada em algum desses campos, caso contrário, a atividade do projeto não será atualizada conforme ordem de Serviço, havendo assim uma incoerência nesses registros. O mesmo acontecerá se caso seja alterada datas ou quantidade ou valor na atividade do projeto, as atividades da ordem de Serviço não são atualizadas exibindo a orientação de divergências.


Ao existir apontamentos vinculados a uma etapa ao gerar OS para os apontamentos a mesma será gravada na tela de atividades campo ‘OS/Item’, e a atividade será concluída. Como apontamentos não trabalham com data prevista a previsão informada na atividade se manterá, porém, na Ordem de Serviço não constará a data prevista, podendo ter X apontamentos com datas de realização superior ou inferior a data prevista no projeto.


Ao concluir os apontamentos e os mesmos forem vinculadas a etapa do projeto é possível mesmo assim incluir novas atividades e fazer novos apontamentos para mesma etapa a qual está vinculada a atividade, ao clicar no ícone atualizar será atualizada a sua nova situação conforme desejado.


Quando for vinculada mais de uma atividade para o mesmo item da OS, o percentual a ser considerado a ser levado para o estruturado é a atividade realizada que constar a data maior, sendo assim se tenho duas atividades uma no dia 01 com 100% e outra no dia 02 com 80%, será levado para etapa do projeto o percentual informado na atividade do dia 02, pois a data de realização é maior.


Anotações: Através de um clique sobre a coluna, é possível realizar o cadastro de anotações para a atividade de projeto. Após o registro, será apresentado o ícone Arquivo:Image35.pngjunto da atividade. A anotação é apenas um registro complementar junto da atividade.
Esta coluna somente será habilitada, após o cadastro do registro da atividade.


Atividade: Deve ser possível pesquisar ou informar um Tipo de Atividade previamente cadastrado. Campo obrigatório. A primeira atividade a ser indicada nessa guia será a informada na etapa do projeto.


Tipo: Após informar a atividade, é populado o tipo de alocação do cadastro da atividade neste campo. Mesmo sendo carregado com as informações do cadastro, é possível selecionar um outro tipo de atividade que será considerada no projeto.


Ordem de Serviço/Item/Etapa: é possível visualizar a Ordem de Serviço, o seu Item e a Etapa a qual a atividade está vinculada. Através do recurso zoom (F5) é possível acessar a OS. Não é permitida a edição/exclusão dos dados da OS, quando a mesma for requerida por um projeto estruturado. Salva quanto aos registros de objetos e versão da OS. Também é disponibilizado a opção de registrar as atividades de OS, somente registrar os horários, sem a edição dos demais campos.


Data Início: É possível informar uma data de início para a execução da atividade.


Hora de Início: É possível informar uma hora de início para a execução da atividade.


Data de Término: É possível informar uma data de término para a execução da atividade.


Hora de Término: É possível informar uma hora de término para a execução da atividade.


Importante: Ao incluir as datas de início e término de uma atividade será avaliado o calendário a considerar presente na guia geral da capa do projeto.
Para situações onde é considerado o calendário de técnico + padrão, e é desejado planejar uma atividade para uma data que não exista no calendário padrão, é indicado não informar a data primeiramente, salvando a atividade para o técnico, e em seguida, modificar a atividade, indicando a data desejada.


Quantidade Prevista: É calculada a quantidade prevista para alocação. É possível parametrizar se a quantidade é em dias ou em horas conforme configuração ‘PJ – GE – 2566 – Horas Diárias’. Campo disponível para edição, mesmo que a quantidade tenha sido previamente calculada.
Caso informado não informado quantidade prevista, porém preenchida data/hora início/término da atividade, será considerado o total de horas informadas no calendário para esta atividade no cálculo da duração da atividade.


Valor Unitário: O sistema irá buscar o valor unitário do cadastro da Atividade ou será avaliado a Regra de Preço a ser utilizada conforme parametrizações. É possível editar o valor unitário através da configuração ‘GM – AT – 2575 - Buscar preço da atividade mesmo com valor unitário ajustado’ é possível considerar as regras de preço para atualizar o valor unitário da atividade, mesmo que o campo 'Valor unitário ajustado' estiver selecionado. A busca da regra de preço é realizada na criação da atividade ou quando uma informação que compõe a regra de preço é alterada.
Importante: Caso a configuração ‘PJ – GE – 2700 – Ao alterar o Tipo de Atividade ajustar o valor nos Projetos’ estiver assinalada e o valor da atividade do projeto não estiver sido ajustado manualmente, o valor unitário poderá ser atualizado conforme as regras do tipo de atividade utilizado. Maiores informações consulte o manual específico em %CIGAM_INSTAL%\Manual_Cigam\Manual Gestão de Serviços\GESTÃO DE SERVIÇOS - Parâmetros.doc.


Valor Total: É apresentado o valor total do serviço.


Técnico: Será possível informa um Técnico, previamente cadastrado, que será responsável pela execução da atividade. Quando o técnico for um terceiro, prestando serviço para a empresa, o mesmo deve ser informado aqui. O campo estará disponível para edição quando não houver nenhum valor informado no campo “Papel” e “Terceiro”.


Valor Unitário Ajustado: Este campo é assinalado automaticamente pelo sistema, no caso de o valor da atividade sofrer alterações por parte do usuário.


Papel: Será possível informar um Papel, previamente cadastrado, que será responsável pela execução da atividade. O campo estará disponível para edição quando não houver nenhum valor informado no campo “Técnico” e “Terceiro”.


Terceiro: É possível selecionar a empresa de terceiros, que irá realizar o serviço. O campo é habilitado quando for assinalado o campo “execução por terceiros” na guia geral do projeto. Também é necessário para edição que não haja nenhum valor informado para técnico e papel na atividade.


Importante: Ao gerar uma OS para uma etapa de projeto onde há um terceiro informado, o terceiro será levado para o campo técnico nas atividades da ordem de serviço.


Observação: É possível cadastrar uma observação para a atividade do projeto. Ao gerar OS a partir do botão Gerar OS, está observação será levada para a atividade da Ordem de Serviço. Esta mesma observação pode ser consultada, na tela de Visões de Projetos, porém as OS’s geradas a partir de apontamentos, não recebem esta observação.


Faturamento Direto: É possível informar se o faturamento será feito direto ao cliente do projeto. Quando uma atividade possuir faturamento direto, não será possível gerar Ordem de Serviço para esta atividade. Campo disponível para edição quando houver uma empresa de terceiros informada, nessa guia.


Importante: Não será possível vincular uma ou mais atividades a uma etapa de projeto com formas distintas de faturamento. Simplificando ao ter uma atividade com faturamento direto, todas as demais atividades desta etapa terão que ser de faturamento direto também.


Botão <Agenda>: O botão agenda faz validação sobre a configuração ‘PJ – GE – 2564 – Permitir acesso às alocações gerais e de projetos” caso a configuração não esteja assinalada será apresentado a guia alocados da central de alocações para a realização de consultas sobre a agenda, não permitindo a realização de alterações.
Porém, se o usuário possuir permissão junto a configuração, ao clicar no botão agenda, será aberto a central de alocações sobre a guia alocações de projetos. Permitindo com que o usuário realize a alocação da atividade conforme necessidade.


Botão <Apontamentos>: Caso a atividade de projeto possua apontamentos vinculados, será possível consultá-los a partir deste botão. Para uma mais fácil identificação, quando houver apontamentos vinculados a atividade o botão será exibido em negrito na tela. Não é permitido a edição dos mesmos, somente visualização.


Botão <Disponibilidade>: Ao clicar no botão disponibilidade é possível acessar a interface de disponibilidade dos técnicos. Permitindo consultar também a disponibilidade do papel selecionado.


Botão <Gerar OS>: Por esse botão é possível a geração da Ordem de Serviço, caso as configurações das OS, contarem já parametrizadas. Para OS sempre serão levadas as atividades, caso haja a necessidade de levar materiais e recursos será necessário que na Configuração da OS, conste selecionado no combo ao lado do campo materiais e recursos a opção ‘Considerar’.
Guia Materiais
PJ GuiaMateriais.png

Ordem: É possível estabelecer uma Ordem de prioridade para os Materiais previstos para a Etapa do Projeto. O campo é ordenado por ordem crescente. Campo não obrigatório e disponível para edição;

Data: É possível informar a data em que os materiais serão necessários para o planejamento. O sistema irá apresentar a menor data da etapa em questão. Exemplo:

1.2.1.1 Previsão Início = 10/10/2014 Previsão Fim = 12/10/2014


Segundo o exemplo, a data do material não pode ser maior que 12/10/2014. Deve ser sugerido a data de 10/10/2014, isso quando houver uma data informada. Para efeitos de planejamento da necessidade de materiais o sistema considerará a data de Previsão de Início, como sendo a data para qual os materiais devem estar disponíveis.

Caso haja a necessidade de planejar a data do material retroagindo a data de início da etapa, o sistema avisará que a data informada é menor que a data da etapa e deixará salvar o registro.

Caso haja necessidade de replanejar as datas das etapas do projeto em questão, caso a configuração 'PJ – GE - 2577 - Alterar a data dos materiais ao replanejar o projeto', a data informada no material será correspondente a diferença entre a data inicial da estrutura.

Material: É possível informar um material previamente informado no cadastro de materiais. Campo Obrigatório (Não deve ser o material a ser informado na Etapa).

Descrição: É apresentada a descrição do Material, com sua especificação. Campo não disponível para edição.

Especif 1: É obrigatório informar o identificar do material, caso ele estiver parametrizado para esse fim.

Especi 2: É possível informar a Especif 2 para o material em questão, caso houver a obrigatoriedade.

Quantidade Prevista: É possível informar a quantidade prevista para o material informado.

Unidade de Medida: É apresentado a unidade de medida do material em questão.

Valor Unitário: É possível informar o valor unitário referente ao Material. Por padrão, este campo é pré-carregado a partir das regras da tabela de preços. Deve ser possível editar o valor informado.

Valor Total: É apresentado o valor total do material. Campo não disponível para edição.

Terceiro: É possível selecionar a empresa de terceiros, que irá se responsabilizar pelo produto.

Observação: É possível cadastrar uma observação para o recurso em questão.

Faturamento Direto: É possível informar se o faturamento será feito direto ao cliente do projeto. Campo disponível para edição quando houver uma empresa terceira informada.

Ordem de Serviço/Item/Etapa: É possível visualizar a Ordem de Serviço, o seu Item e a Etapa a qual o material está vinculado.

Material: Deve ser possível informar o material desejado para a etapa em questão.

OC: Exibe a Ordem de Compra vinculada ao projeto quanto essa for gerada pela rotina de Compras para Projeto.

Uma vez que permite ao usuário informar manualmente a Ordem de Compra quando parametrizada a configuração 'PJ - GE - 3066 - Permitir vincular OC no material de uma Tarefa de projeto'. De modo que os usuários parametrizados poderão usufruir dessa funcionalidade. Além disso, para que uma Ordem de Compra possa ser atribuída, ela deve atender a alguns requisitos:

1. Possuir, em algum de seus Itens, o Material contido na Etapa do Projeto; 2. Estar já Atrelada ao Projeto em questão ou não estar atrelada a nenhum Projeto;

3. Se não estiver Atrelada a nenhum Projeto, não deve possuir Lançamentos Financeiros gerados e nem Nota Fiscal vinculada.


PJ-Engenharia.png Explosão de engenharia: Ao ter um material é possível sua explosão dentro da própria guia. Caso o material seja criado a partir da explosão de uma engenharia na etapa, este ícone constará desabilitado.

Guia Recursos
Recurso: É possível selecionar um recurso do Tipo “R”. Esse recurso pode ser analítico ou sintético;
Atividade: É possível informar uma atividade pertencente a etapa do projeto em questão. Campo Obrigatório, sendo que por padrão o mesmo deve nascer preenchido com a 1ª Atividade da Etapa;
Data Início: É possível informar uma data de início para a alocação do recurso;
Hora de Início: É possível informar uma hora de início para a alocação do recurso;
Data de Término: É possível informar uma data de término para a alocação do recurso;
Hora de Término: É possível informar uma hora de término para a alocação do recurso;
Quantidade Prevista: É calculada a quantidade prevista para alocação. Deve ser possível parametrizar se a quantidade em dias ou em horas, bem como deve ser possível parametrizar se deve ser considerado calendário (horas) a fim de determinar o apontamento.
Valor Unitário: É possível informar o valor unitário referente ao Recurso.
Valor Total: É apresentado o valor total do serviço.
Terceiro: É possível selecionar a empresa de terceiros, que irá locar o produto;
Observação: É possível cadastrar uma observação para o recurso em questão.
Faturamento Direto: É possível informar se o faturamento será feito direto ao cliente do projeto. Campo disponível para edição quando houver uma empresa terceira informada.
Ordem de Serviço/Item/Etapa: Deve ser possível visualizar a Ordem de Serviço, o seu Item e a Etapa a qual o recurso está vinculado.
Guia Predecessoras
É possível visualizar e gerenciar (cadastrar, editar e excluir) as predecessoras do projeto em questão. Não é possível vincular etapa a uma predecessora de outro projeto (Vínculo entre Projetos), somente do mesmo projeto.


O campo Predecessoras lista os números de identificação da tarefa predecessora das quais uma tarefa depende para poder iniciar ou terminar. Cada predecessora está vinculada à tarefa por um tipo específico de dependências entre tarefas e um tempo de avanço ou de tempo de retardo.


Uso recomendado: Adicione o campo Predecessoras a uma visão de tarefas quando desejar exibir ou atualizar as predecessoras da tarefa. Cada tarefa predecessora é representada por seu número de identificação de tarefa, que pode ser seguido por um tipo de dependência e pelo tempo de espera ou de latência. Os tipos de dependência de predecessoras são (término para iniciar), (terminar para terminar), (iniciar para iniciar) e (iniciar para terminar). Para inserir tempo de latência, digite um número no campo latência.
Estruturado: É apresentado o código estruturado.


Descrição: É apresentada a descrição da etapa.


Tipo de dependência: É possível selecionar o Tipo de Vínculo que as etapas terão entre elas. Os tipos são:


Terminar para Iniciar: a etapa dependente não pode ser iniciada enquanto que a etapa da qual ela depende não for concluída.


Iniciar para Iniciar: a etapa dependente não pode ser iniciada enquanto que a etapa da qual ela depende não for iniciada.


Terminar para Terminar: A etapa dependente não pode ser concluída até que a etapa da qual ela depende não for concluída.


Iniciar para Terminar: A etapa dependente não pode ser concluída enquanto que a etapa da qual ela depende não for iniciada.


Latência: É possível através desse campo informar a quantidade de dias, após término/Inicio da predecessora, para iniciar a etapa.
Guia Riscos
Risco é a probabilidade de que um fator de risco venha a assumir um valor que passa a prejudicar, total ou parcialmente as chances de sucesso de um projeto. Um fator de risco é qualquer evento que possa prejudicar total ou parcialmente, as chances de sucesso do projeto, isto é, as chances do projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos.


(ALENCAR E SCHMITZ, 2006).


É possível cadastrar os riscos que um projeto pode sofrer, para num segundo momento gerenciar o mesmo.


Arquivo:Image40.png

Risco: É possível informar o código válido, bem como pesquisar os riscos existentes no cadastro de riscos. O campo “Descrição” deve ser preenchido com a descrição salva no cadastro do risco, caso este estiver parametrizado para isso. O campo “Categoria” deve ser preenchido automaticamente com a categoria do cadastro do risco, o mesmo vale para o campo “Tipo do Risco” Campo não obrigatório e disponível para edição. Ao mudar o código do risco é solicitado se é desejado sobrescrever a descrição, caso essa exista e caso o risco em questão estiver parametrizado para isso.


Tipo do Risco: Ameaça, Oportunidade


Categoria: É possível informar o código válido, bem como pesquisar as categorias existentes no respectivo cadastro. Campo não obrigatório e disponível para edição.


Prioridade: É possível definir uma prioridade para o risco. Os valores válidos são de 0 a 99. Campo não obrigatório e disponível para edição.


Responsável: código de empresa do responsável pelo Risco. Campo não obrigatório e disponível para edição.


Probabilidade: (Alta, Média, Baixa e Não Classificado): É possível escolher uma das probabilidades existentes. O valor padrão do cadastro é igual a “Não Classificado”. Campo não obrigatório e disponível para edição.


Impacto: (Alto, Médio, Baixo e Não Classificado) É possível escolher um dos impactos existentes. O valor padrão do cadastro é igual a “Não Classificado”. Campo não obrigatório e disponível para edição.


Estratégia: 1_Eliminar, 2_Transferir, 3_Mitigar, 4_Aceitar, 5_Explorar, 6_Compartilhar e 7_Melhorar. As três últimas opções devem ser disponibilizadas quando o tipo de risco for igual a Oportunidade. As quatro primeiras estratégias devem ser disponibilizadas quando o tipo de risco for igual a Ameaça. Situação


Custo: deve ser possível informar o custo previsto para o risco. O custo num primeiro momento será meramente informativo. Campo valor, não obrigatório e disponível para edição.


Observação: Campo de texto livre, não obrigatório e disponível para edição.


Guia Competência

Arquivo:Image41.png

Etapa: É obrigatório o preenchimento deste campo.


Competência: campo para informação do código da competência podendo utilizar o zoom (F5), para buscar essa informação do cadastro de competência.


Sigla Competência: É uma sigla para a competência em questão. Trazida automaticamente após informar a Competência.


Família: campo iniciado automaticamente após informar a Competência.


Observação: É possível cadastrar uma observação para a competência cadastrada. Campo iniciado automaticamente após informar a Competência.


Guia Configuração de OS

Arquivo:Image42.png


Essa guia define como vai ser parametrizada a Ordem de Serviço a ser gerada através desta etapa de projeto. Não será possível gerar OS’s para uma etapa de projeto que não possua configuração, a não ser que alguma etapa acima possua esta configuração informada.


Grupo Configurações:


Modo de criação: Esse campo indica como será a criação de uma Ordem de Serviço, ao clicar no ‘Gerar OS’ dentro do Projeto Estruturado Analítico, após apontar as atividades.


Tipo de criação: Esse campo indica como serão criados os itens da Ordem de serviço, tendo somente duas opções: Um item com todas atividades ou um item por atividade.


Materiais: Esse campo indica se será considerado materiais ou não na Ordem de Serviço, tendo duas opções: Considerar, levará os materiais indicados para O.S. e Não Considerar, não será considerado na Ordem de Serviço.

Caso a opção conste como ‘Considerar’ é possível, somente será levado para a Ordem de Serviço nesse momento se existir atividades na etapa a qual existe o material e for indicada a geração da OS pelo botão Gerar OS.


Considerar horas planejadas para apontamentos: No caso deste campo assinalado, não mais será considerada as horas registradas, e sim as previamente planejadas. Sendo assim, caso planejado 10 horas para uma etapa e ter tido apontado 15 horas via apontamento, somente serão consideradas as 10 horas planejadas para geração de OS e faturamento.

Com a utilização desta parametrização, somente serão aceitas atividades que sejam de faturamento e que também fixem o valor orçado. Como as horas consideradas serão de apontamentos, também não será permitido gerar OS’s pelo Cronograma de Projeto, e sim somente pela interface de apontamentos.


Recursos: Esse campo indica se será considerado o recurso ou não nas Atividades da Ordem de Serviço, tendo duas opções: Considerar, levará os recursos junto as atividades indicadas para O.S. e Não Considerar, não será considerado os recursos junto as atividades na Ordem de Serviço.

Caso a opção conste como ‘Considerar’ é possível, somente será levado para a Ordem de Serviço nesse momento se existir atividades na etapa a qual existe o recurso e for indicada a geração da OS pelo botão Gerar OS.


Controle de acesso: Apresenta informações de quem criou o registro e quem o modificou. Estas informações são utilizadas para auditoria.


Grupo Informações:


OS/Item: É possível informar uma OS/Item, que pertença ao Projeto selecionado. Campo disponível para edição;


Cliente: É apresentado o cliente do Projeto. Campo não disponível para edição;


Tipo OS: É apresentado o Tipo da OS, informado para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;


Solicitado: É apresentado o solicitado para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;


Equipe: É apresentada a equipe reclamante informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;


Produto: É apresentado produto informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada. Não será permitido produto com código branco.


Reclamante: É apresentada a empresa reclamante informado para a OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;


Solução: É apresentada a solução informada a para a OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;


Versão: É apresentada a versão informada na OS/Item. É possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada. Este campo faz a validação da configuração ‘GM – GE – 744 – Validar Versão da Ordem de Serviço’, caso a mesma esteja assinada, somente será possível informar versões válidas.


Contato: É apresentado o contato do cliente previamente informado. Campo disponível para edição;


Causa: É apresentada a causa informada na OS/Item. Deve ser possível editar o campo, quando nenhuma OS/Item tenha sido informada;

Guia Geral

Arquivo:Image43.png


A guia geral é dividida em dois blocos. O primeiro bloco apresenta dados do projeto, não editáveis, somente para consulta. Já no segundo bloco, são apresentadas informações sobre a etapa da estrutura.


Definir etapa como Marco

Através deste campo é possível definir uma etapa como um Marco de projeto, este tem como objeto identificar uma fase importante no cronograma do projeto. Uma etapa definida como Marco, terá seu texto apresentado como negrito para mais fácil identificação. O ícone também é alterado para Arquivo:Image44.png.


Campo somente habilitado para etapas de primeiro nível, onde não haja vínculo com atividades ou subprojeto. Ao definir, uma etapa como Marco, a mesma terá seus correlatos removidos (materiais, recursos, predecessoras, riscos, competências e configurações da OS), assim como, não será permitida o vínculo destes registros novamente.


Importante: As etapas definidas como Marco, não poderão ser vinculadas a registros financeiros (Metaconta de Projeto).

Execução por terceiros

Ao selecionar o campo “execução por terceiros” é indicado que a etapa permite que empresas de terceiros realizem a atividade. Para tal, será habilitado o campo ‘terceiros’ e desabilitado os campos ‘técnico’ e ‘papel’ junto a atividade.

Ao selecionar este campo, será avaliado todas as atividades da etapa, sendo que se houver alguma atividade vinculada a um técnico e/ou papel será assinalado também o campo ‘permitir registro de horas’. Com este campo assinalado é disponibilizado a opção de além de terceiros, informar também técnicos ou papéis nas atividades desta etapa.

Não será possível desmarcar o campo ‘permitir registro de horas’ quando for permitido a execução por terceiros mas houver técnicos ou papéis informados nas atividades da etapa.


Subprojeto

A partir deste campo é permitido identificar a etapa como um subprojeto. Um subprojeto pode ser outro projeto estruturado ou uma OS. Neste primeiro momento será disponibilizado somente um subprojeto do tipo OS.


Ao selecionar o subprojeto do tipo OS, será apresentado as opções criar ou selecionar OS.


Arquivo:Image45.png


Caso selecionado a opção ‘Criar OS’, será criado uma nova ordem de serviço do tipo Subprojeto, respeitando as parametrizações de atividades e materiais padrões indicadas na guia de configurações de OS.


Caso selecionado a opção ‘Selecionar OS’, será apresentado a pesquisa de OS, permitindo a seleção de uma Ordem de Serviço já existente para vinculação como subprojeto. Cabe ressaltar que, somente as Ordens de Serviço com o mesmo cliente de projeto e também que não estejam vinculadas a outros projetos existentes poderão ser selecionadas.


Os subprojetos são identificados pelo ícone diferenciado.


Quando a etapa for considerada um subprojeto as seguintes guias devem ser bloqueadas para edição: Atividades, Materiais, Recursos e Competências. Caso exista valor numa dessas guias não deve ser possível informar a etapa como sendo um “Subprojeto”.


Os campos Duração, Previsto, Situação e Concluído devem ser atualizados conforme o projeto ou a OS informada como subprojeto.


O Subprojeto é de última etapa, portanto não poderá ter filhos.


Ao excluir uma etapa de projeto que seja um subprojeto, a ordem de serviço não será excluída.


Planejamento

Arquivo:Image46.png


Liberação: Dentro do planejamento é possível consultar, neste momento de forma informativa, se para a atividade do projeto selecionada está liberada para executar ações como: registro de apontamentos de horas, compra de materiais e liberação de pagamentos de terceiros.


Estoque: Dentro do cadastro do produto, é possível parametrizar como deve se posicionar o estoque referente a reposição de materiais. Sendo assim, é possível identificar se a etapa do projeto selecionada irá considerar os dados como: tempo de reposição, tempo de segurança, lote mínimo ou lote múltiplo, todos referentes ao estoque do material vinculado a etapa do projeto.