GF - Como Fazer - Reajuste de Parcelas de Contrato de Plano Assistencial - Configuração Versão Otimizada
Índice
- 1 O que é Reajuste de Parcelas de Contrato de Plano Assistencial - Configuração Versão Otimizada?
- 2 Quais os Módulos necessários para utilizar a funcionalidade”?
- 3 Quais são as parametrizações necessárias para utilizar a funcionalidade Reajuste de Parcelas de Contrato de Plano Assistencial - Configuração Versão Otimizada?
- 4 Como criar um Contrato de Venda Assistencial utilizando a funcionalidade - Configuração Versão Otimizada?
O que é Reajuste de Parcelas de Contrato de Plano Assistencial - Configuração Versão Otimizada?
Para que o sistema possibilite maior flexibilidade no que tange ao reajuste de parcelas de Contrato para Planos Assistenciais, foi criado a Configuração - LT - GE - 3113 - Versão da geração da parcela padrão de Contrato Assistencial.
Através desta nova Versão Otimizada, além de dispor de Tecnologia de Banco de Dados o que torna mais rápido processamento das informações, ela é inerente ao Módulo do Luto.
O que isso quer dizer, que através deste formato é possível utilizar o Plano Assistencial para o segmento específico de Área de Seguros e da Saúde.
Quais os Módulos necessários para utilizar a funcionalidade”?
• Módulo Gestão Financeira;
• Módulo Plano Assistencial;
Quais são as parametrizações necessárias para utilizar a funcionalidade Reajuste de Parcelas de Contrato de Plano Assistencial - Configuração Versão Otimizada?
O intuito deste manual é demonstrar em uma base já parametrizada como proceder com essa funcionalidade, porém não será abordado como deve parametrizar um Cadastro de Modalidade Assistencial por completo, apenas pontos específicos que são necessário para que esta rotina funcione utilizando a Configuração da Versão Otimizada.
Primeiramente é necessário parametrizar a Configuração - LT - GE - 3113 - Versão da geração da Parcela Padrão de Contrato Assistencial = 1 - Otimizada.
Menu: Utilidades/Diversos > Genéricos > Parâmetros > Configurações
Além da Configuração também é necessário parametrizar toda parte do processo que irá alimentar os dados do Cadastro de Modalidades Assistenciais.
Será demonstrado exemplos de cadastros necessários para o processo, iniciando por:
Cadastro de Beneficiários:
O Cadastro de Beneficiários é realizado através do próprio Cadastro de Modalidades Assistenciais.
Para isso basta acessar no Menu e através de alguns passos chegar no Cadastro de Beneficiário.
Menu: Serviços > Plano Assistencial > Cadastros > Modalidades Assistenciais
Efetuar Zoom (F5) no campo Categoria de Beneficiários
Depois mais um Zoom (F5) no campo Código da tela Pesquisar Categoria de Beneficiário.
Aqui deve ser parametrizado todas as faixas por idade, colocando o início do registro, Grau de Parentesco, Idade Inicial, Idade Final e Valor.
Outro parâmetro necessário é cadastrar o Seguro:
Para isso basta acessar no Menu e através de alguns passos chegar no Cadastro de Beneficiário.
Menu: Serviços > Plano Assistencial > Cadastros > Modalidades Assistenciais
No campo Seguro efetuar Zoom (F5).
Mais um Zoom (F5) no campo Código para acessar a tela de Cadastro do Seguro.
É nesta tela que será parametrizado toda questão referente ao Seguro:
Na guia Valores Adicionais é possível cadastrar as regras das faixas de idade variando os valores.
Caso queira adicionar algum Serviço Adicional, basta adiciona-lo no Cadastro da Modalidade Assistencial:
Efetuar Zoom no campo Serviço:
Mais um Zoom no campo Atividade, nesta tela que deve ser parametrizado os dados para o Cadastro do Serviço Adicional:
Como criar um Contrato de Venda Assistencial utilizando a funcionalidade - Configuração Versão Otimizada?
Esta parte de criação de Contrato de Venda Assistencial é normal como qualquer criação de Contrato, basta informar os dados pertinentes a criação do Contrato referente as parametrizações realizadas nas etapas anteriores.
Para isso basta acessar o Menu:
Menu: Serviços > Plano Assistencial > Movimentos > Venda Assistencial
Preencher os dados necessários para Venda Assistencial na tela principal, após acessar a guia Beneficiários:
Acessando a guia Beneficiários:
Deve ser informado o Beneficiário, Grau de Parentesco, Estado Civil, Nascimento para que o sistema identifique a regra por faixa de Idade parametrizado no Cadastro de Beneficiário, automaticamente o sistema busca o valor conforme a tabela das faixas de valores por idade dos beneficiários e informar a Categoria.
E para inserir a parametrização do Seguro, basta informa-lo no campo Seguro que buscará os valores conforme tabela cadastrada.
Adicionando outro Beneficiário:
Verificamos que buscou os valores conforme as regras parametrizadas, lembrando que as regras não podem serem alteradas, para modificação deve ser adicionado uma nova regra com nova data.
Seguindo o processo de criação para adicionar um Serviço Adicional, basta acessar a guia Serviços:
Após inserido o Serviço Adicional para dar continuidade ao Contrato o mesmo deve ser alterado a Situação para poder gerar as parcelas do Contrato.
Para gerar o Contrato basta selecionar o botão Gerar Contrato.
Contrato gerado sendo possível acessa-lo através do botão Contrato.