Visões

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h20min de 20 de dezembro de 2019 por Alessandra.Lang (discussão | contribs) (Browser Projetos)

Conceitos de visões gerenciais

Gerente de Projeto

A função de um gerente de projetos é planejar, controlar e executar projetos que podem ser pontuais, com uma data para começar e acabar, ou que podem ser a longo prazo, como o objetivo de negócio de uma empresa. Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui etapas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.

O papel do Gerente de Projeto

  • O gerente de projeto é a pessoa que lidera o time responsável por alcançar os objetivos do projeto.
  • Ele é o principal elo entre a estratégia organizacional e a realização do projeto para atingir os objetivos de negócios da organização.

  • Dependendo da estrutura da empresa, o gerente de projeto pode reportar para um gerente funcional ou para gerentes de programas e portfólios, e ele pode interagir diretamente com outros gerentes funcionais, de projeto/programa/portfólio e gerentes de operações.

  • Ele também pode trabalhar próximo de outros papéis como analistas de negócio, gerentes de qualidade e especialistas.

Responsabilidades e Competências de um Gerente de Projeto

  • O gerente de projeto é o responsável por atender as necessidades do projeto, das etapas, do time e dos indivíduos.

  • Ele faz isso através do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento relacionados a melhores práticas de gestão de projetos além de possuir habilidades fundamentais de Relacionamento Pessoal.

PMO – Project Management Office

“Identificar, estimular e apoiar a utilização das melhores práticas de gerenciamento de projetos de tal forma que a organização possa implementar suas estratégias e alcançar seus objetivos”. (DINSMORE, 2005)

É um Local físico dentro de uma organização que abrigam pessoas com conhecimentos de gerenciamento de Projetos capazes de fornecer apoio aos gerentes de projetos, ao time do projeto e aos patrocinadores. O escritório de projetos pode abranger toda organização ou a um único projeto, podendo existir mais de um PMO dentro da mesma organização, com características distintas e atuando também em níveis distintos na estrutura organizacional.

Objetivos:

  • Representar fisicamente o projeto;
  • Padronizar informações, cronogramas, estimativas, relatórios, planos;
  • Ser o elemento central de informações;
  • Ser um centro de apoio aos times de projetos;
  • Estimular o espírito de equipe;
  • Manter histórico dos projetos;
  • Realizar comparações de desempenho entre projetos;
  • Estimar riscos e ações de mitigação aos mesmos;
  • Oferecer uma sala de reuniões entre o time e o cliente.

O PMO é vinculado ao Gerente do Escritório de Projetos.

Técnico

Similar à do Gerente de Projetos, mas restringido o acesso e informações somente ao que cabe aos técnicos com esse perfil, o Técnico deve ser vinculado ao Escritório de Projetos para poder ter a sua visualização. Neste perfil, será exibido somente os projetos no qual o técnico esteja vinculado as atividades e/ou seja parte da equipe do projeto.

Guia Geral


VisoesGerais


Importante: Ao acessar a interface das Visões Gerenciais será avaliado a configuração ‘PJ – GE – 2608 - Permitir acessar projetos como PMO’, no caso de assinalado, o usuário terá acesso a todos os projetos existentes como Gerente PMO. Caso contrário, será avaliado o campo perfil.

Filtros

Projeto: Deve ser possível selecionar o projeto para qual é desejado visualizar suas informações. A pesquisa de projetos respeita os filtros anteriormente informados. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Escritório de Projeto: Quando o usuário logado for gestor de somente um Escritório de Projeto, o campo é preenchido automaticamente com esse escritório, não permitindo que o mesmo seja alterado. Quando o usuário logado não for gestor de nenhum escritório é possível selecionar o escritório desejado para a visualização, e caso nenhum for selecionado, todos os projetos podem ser selecionados, independente do escritório a que ele pertença. Caso o usuário for gerente de mais de um escritório é possível selecionar um desses escritórios, e caso nenhum for selecionado é possível selecionar os projetos pertencentes ao escritório dos quais ele é gestor.

Cliente: É possível selecionar o cliente para qual é desejado visualizar seus projetos. A pesquisa deve apresentar somente os clientes vinculados a um projeto, respeitando o escritório informado no filtro “Escritório de Projeto”. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Gerente de Projeto: É possível selecionar o gerente de projeto para qual é desejado visualizar os projetos. A pesquisa deve de gerente de projetos deve respeitar os filtros anteriormente informados. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Situação: É possível selecionar a situação dos projetos desejados para visualização de seus dados. Campo não obrigatório e disponível para edição.

Tipo: É possível selecionar o tipo dos projetos que serão apresentados.

Browser Projetos

(Perfil PMO e Gerente) o sistema deve apresentar os projetos de acordo com o que foi informado nos filtros. O browser apresentará os seguintes campos, sendo que estes deve estar disponível somente para consulta:

Projeto: É apresentado o código do projeto, juntamente com a descrição do mesmo. A partir do código do projeto é possível acessar a estrutura do Projeto, para efeitos de consulta e edição, caso o usuário tenha a devida permissão.

Cliente: É apresentado o cliente para o projeto selecionado.

Situação: É apresentada a situação para o projeto selecionado.

Concluído: É apresentado o percentual concluído para o projeto. O percentual é calculado com o percentual concluído de cada etapa, e o quanto essa etapa representa para o percentual total do projeto.

Duração: Na guia duração é apresentado a duração prevista do projeto sendo possível apresentar a duração em dias ou horas. A configuração ‘PJ – GE – 2624 - Visualizar a duração do projeto nas visões gerencias por’ trata de definir o tipo de duração. É levada em conta a unidade de medida utilizada para a duração das etapas, bem como o calendário informado para o projeto. Essa data está salva no cronograma do projeto.

Início: É apresentada a data de início prevista para o projeto selecionado. Essa data está salva no cronograma do projeto.

Término: É apresentada a data de término prevista para o projeto selecionado. Essa data está salva no cronograma do projeto.

Planejadas: É apresentado o total de horas planejadas nas atividades dos projetos. Esta coluna não é exibida para o perfil técnico.

Registradas: É apresentado o total de horas registradas nas atividades dos projetos, incluindo os apontamentos, mesmo que ainda não tenho tido OS’s geradas. Esta coluna não é exibida para o perfil técnico.

Tipo: É apresentado o código do tipo do projeto, para visualizar a descrição é necessário posicionar o mouse sobre o campo para exibir o tooltip com a descrição.


Avisos (Lembretes): É possível criar, editar, excluir e visualizar os avisos criados para ao usuário logado. É possível ordenar a visualização dos avisos, de acordo com a ordem desejada pelo usuário. É possível dar F5 no meio do post it e informar seu título, descritivo e prazo.

Avisos

Data de Criação: É apresentada a data em que o lembrete foi criado. Campo fornecido automaticamente pelo sistema e não disponível para edição.


Prazo: É possível informar uma data de prazo para o lembrete. Campo data disponível para edição. Campo não obrigatório.