LF - Como Fazer - DCTF Mensal
Índice
DCTF - Mensal
Este manual visa orientar o usuário em como gerar o arquivo DCTF a partir das retenções e guias de recolhimento.
Versões da DCTF:
- 2.40
- 2.50
- 3.10
- 3.20
- 3.30
- 3.40
- 3.50
- 3.60
- 3.70 (Versão Atual)
Quais os impostos que o CIGAM trata para gerar a DCTF?
IRRF: Quando a Incidência de IRRF for igual a “Sim”, informar manualmente no cadastro de ‘Guias de Recolhimento dos Impostos’ os dados pertinentes a apuração do imposto para que o respectivo lançamento financeiro seja gerado. Quando for Incidência igual a “Retenção”, a geração do lançamento financeiro ocorre conforme parametrizado no Sistema. CSLL: Quando a Incidência de CSLL for igual a “Sim”, informar manualmente no cadastro de Guia de Recolhimento os dados pertinentes a apuração do imposto para que o respectivo lançamento financeiro seja gerado. Quando for Incidência igual a “Retenção”, a geração do lançamento financeiro ocorre conforme parametrizado no Sistema.
IPI: Quando emitir o relatório de Apuração IPI, efetuar o Fechamento Mensal e houver imposto a recolher, exibe tela para confirmar/complementar as informações da Guia de Recolhimento selecionando o respectivo imposto. A partir desta Guia será gerado o lançamento financeiro conforme o modelo de lançamento indicado no cadastro do Imposto e Contribuição.
PIS/COFINS/CPRB: Quando emitir o relatório de Apuração EFD - Contribuições, efetuar o Fechamento Mensal e houver imposto a recolher, exibe tela para confirmar/complementar as informações da Guia de Recolhimento selecionando o respectivo imposto. A partir desta Guia será gerado o lançamento financeiro conforme o modelo de lançamento indicado no cadastro do Imposto e Contribuição.
Quais campos deverão ser preenchidos nas Guias de Recolhimentos para atender a DCTF?
Na a guia ‘DCTF’ deverá ser preenchido o campo ‘Código do imposto’, que possui a opção de Zoom <F5> para o cadastro de Impostos e Contribuições, caso este campo não seja preenchido considera todos com Código Grupo DCTF diferente de brancos. O campo ‘Lançamento’ será preenchido automaticamente quando o lançamento financeiro já foi realizado através do botão ‘Financeiro’ constante na mesma tela ou através dos fechamentos mensais de IPI e PIS/COFINS. Não é permitido modificar o número do lançamento financeiro já vinculado à Guia. Caso esteja zerado e o usuário acessar esse campo, o respectivo lançamento deverá criado através do botão ‘Financeiro’. O botão ‘Financeiro’ somente poderá ser acessado quando indicado o código do imposto, pois o mesmo contém o modelo do lançamento.
Quando existir divisão por quotas, a parcela que está sendo registrada na guia deve ser preenchida no campo “Número da quota”.
Como gerar a DCTF utilizando divisão por quotas?
A apuração deverá ser trimestral para considerar a divisão por quotas.
As opções referentes aos registros R20, R21, R30, R31 devem ser marcadas.
Ao ser identificada a utilização de um período trimestral, automaticamente será marcada a opção “Débito será divido em quotas” na guia R10 da aba Registros.
Como gerar a DCTF de um período mensal considerando o imposto como trimestral?
O período preenchido na rotina de geração do DCTF corresponderá ao mês conforme necessidade:
Ao localizar uma guia lançada referente ao DCTF e o imposto correspondente a ela estiver parametrizado como trimestral (Fato Gerador) no cadastro de Impostos e Contribuições, o imposto será levado ao arquivo como trimestral. Gerando o arquivo neste formato, não é possível gerá-lo dividido em quotas