CC Encerramento do Exercício
Contábil > Contabilidade > Rotinas > Legais > Encerramento do Exercício
Índice
A Rotina de encerramento do Exercício
O encerramento contábil é o processo que marca o fim de um período contábil. Esse período pode ser Mensal, Bimestral, Trimestral, Quadrimestral, Semestral ou Anual, conforme a política de fechamento Contábil da empresa.
A principal função dessa rotina é apurar o resultado do período, realizando o zeramento das contas de resultado (como receitas, despesas e custos). O valor apurado é então transferido para contas do Patrimônio Líquido, como Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Após o encerramento de todos os períodos do ano, o fechamento final em 31/12 permite que o ERP CIGAM transfira os saldos finais das contas patrimoniais (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) para o exercício seguinte, iniciando o novo ano com os saldos de abertura corretos o qual chamamos de Transferência de Saldo
Para que serve?
- Garante que todas as contas de resultado estejam zeradas ao final do período;
- Transfere o lucro ou prejuízo do exercício para as contas patrimoniais;
- Permite o início do novo exercício com saldos patrimoniais corretos;
- Contribui para a conformidade dos arquivos legais (Sped ECD).
Como funciona no ERP CIGAM?
Ao gerar a rotina ocorre automaticamente :
1. Apuração automatica do resultado do exercício;
2. Geração de lançamentos contábeis para zerar contas de resultados;
3. Aplica lançamentos de contrapartida em uma conta do tipo interferência (conta transitória definida no plano de contas);
4. Transfere o saldo apurado para as contas de lucros ou prejuízos acumulados, conforme o resultado;
5. Transfere os saldos patrimoniais para o exercício seguinte
Essa transferência ocorre apenas ao final do ano, ou seja, somente após o encerramento do último período do exercício (por exemplo, no caso de encerramentos trimestrais, será realizada somente após o encerramento do 4º trimestre).
Para que essa transferência aconteça, é necessário que:
5.1 - A Configuração CC - MO - 80222 - Ativar transferência automática de saldos no encerramento esteja ativada;
5.2 - Todas as Unidades de Negócio estejam encerradas, inclusive aquelas inativas.
5.3 - É necessário informar o código do histórico que será utilizado nos lançamentos contábeis de Abertura no ano seguinte na configuração CC - MO - 80221 - Histórico padrão para transferência de saldos antes de executar a rotina.
Informações Extras sobre a rotina
- A rotina possibilita o encerramento de várias unidades por vez;
-Caso não haja movimento a rotina irá alertar e pedir confirmação do encerramento;
-Caso a configuração “80183 – Saldos contábeis x gerenciais” e a configuração “80217 – Habilitar validação de divergências de saldos contábeis x gerenciais” estiverem ativas, irá bloquear o encerramento caso exista alguma divergência entre o saldo da conta contábil e o saldo da conta contábil x gerencial.
Pré-requisitos antes de executar
1) Fazer os fechamentos dos relatórios para averiguação dos saldos.
2) Gerar os relatórios necessários para comparação (normalmente o Balancete e o DRE) .
Filtros da Rotina
Unidade de Negócio: Informe um intervalo de unidades de negócio que deseja, ou múltiplas unidades fora de sequência, selecionando-as através do botão múltiplos [ ... ] ao lado dos campos de intervalo.
Quando já existe uma UN ativa, por exemplo, a 001, e é realizado o encerramento para uma UN diferente, como a 004, o sistema ativa automaticamente a UN informada no encerramento — neste caso, a 004.
Após a conclusão da rotina, o sistema retorna à UN que estava previamente ativa, ou seja, volta para a 001. Em resumo: durante o encerramento, são ativadas apenas as UNs selecionadas no filtro da rotina, e, após a execução, elas voltam ao status anterior (inativas, se for o caso)
⚠️ Importante: Se todas as UNs estiverem ativas antes do encerramento, então todas permanecerão ativas após a execução da rotina.
Fechamento: Escolha a periodicidade do encerramento
Mês/ano: informe o intervalo do encerramento
Lote: Informe um novo lote para os lançamentos de encerramento, pode escolher entre lote liberado e lote bloqueado se estiver encerrando apenas uma unidade. Quando for encerrada mais de uma unidade o lote será gerado automaticamente para cada unidade formado por: “E+(unidade de negócio)+(Mês)+(Ano)+(número sequencial)”. Exemplo: Unidade de negócio 001 – Data 12/18 = E001121801
Seção Receitas/Despesas:
Histórico Lançamento: Histórico que será gravado nos lançamentos de zeramento das contas de resultado.
Seção Demonstração de Resultado:
Conta: É a conta transitória (interferência) de contrapartida utilizada nos lançamentos de zeramento.
Histórico: Histórico do lançamento de contra partida, recomendável que o histórico da sessão Demonstração de Resultado e o histórico lançamento da seção Receitas/Despesas sejam o mesmo.
Seção Lucros/Prejuízos:
Conta Lucros acumulados: Conta do Patrimônio Líquido que receberá o valor apurado no encerramento do exercício, caso o resultado seja um lucro.
Conta prejuízos a compensar: Conta do Patrimônio Líquido destinada a receber o valor do resultado do exercício, caso este represente um prejuízo.
Histórico lucros/prejuízos do exercício: Histórico que será gravado no lançamento de encerramento do exercício nas contas do Patrimônio Líquido.
Após o encerramento contábil
Deve-se gerar os relatórios obrigatórios para a escrituração, conforme a legislação vigente e as necessidades específicas de cada empresa podendo, inclusive, haver variações na ordem de emissão.
Os principais relatórios são:
- Livro Diário
- DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
- Balanço Patrimonial
- DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
- Notas Explicativas
- Termos de Abertura e Encerramento