Como Gerar o Registro de Adjudicação de Créditos na GIA/Sped Fiscal - Clientes do Rio Grande do Sul (RS)?

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h17min de 24 de fevereiro de 2023 por Israel.petry (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Fiscal > Escrita Fiscal > Como Gerar o Registro de Adjudicação de Créditos na GIA/Sped Fiscal - Clientes do Rio Grande do Sul (RS)?


Para GIA RS é necessário prestar contas referentes a adjudicação do crédito realizada através da emissão da Nota Fiscal de entrada pelo próprio informante da EFD com CFOP 1603.

Abaixo serão listadas as hipóteses de créditos tratadas no sistema e suas respectivas parametrizações.

Importante: A solução não tratará múltiplas hipóteses de restituição numa mesma Nota Fiscal, uma vez que a SEFAZ/RS orienta sobre a alternativa de separar em cada uma delas. Sendo necessário o Cadastro de um Tipo de Operação para cada hipótese de crédito (Tipo de Ajuste).

Nota Fiscal de Saída interestadual com direito a ressarcimento de ICMS ST

Clientes que possuem Nota Fiscal de Saída Interestadual envolvendo mercadoria cujo recolhimento do ICMS ST tenha ocorrido nas etapas anteriores poderá adjudicar o crédito através da emissão da Nota Fiscal de Entrada com CFOP 1603 para si próprio.

Para esta hipótese de crédito deve ser vinculado ao Tipo de Operação de Saída, o Tipo de Ajuste "004 - Nota Fiscal de Saída interestadual com direito a ressarcimento de ICMS ST" que deve constar na configuração 'TO - 143 - Tipo de Ajuste' do Tipo de Operação.

FAQ AdjudicacaoCredito.png

O código de ajuste referente ao mesmo, por exemplo, como “RS99993013” deve estar vinculado no cadastro de Estados para que seja realizada a geração do registro "C197" no arquivo do Sped Fiscal, que é importado no validador da GIA RS.

CadEstadoTipoAjuste.png

Informado o respectivo Código de Ajuste, a descrição que será exibida no registro C197, e informar o Tipo de Ajuste conforme parametrizado no Tipo de Operação.

FAQ AdjudicacaoCredito1.png

Importante: Para descobrir qual código de ajustes utilizar, consulte a respectiva legislação, em caso de dúvidas solicite orientações a sua assessoria fiscal.

Exemplo de Emissão da Nota Fiscal de Entrada

Nota Fiscal de Entrada com CFOP 1603 e Tipo Nota igual a “Transferência".

Informado item com quantidade "1" e preço unitário zerado.

Através do botão Imposto Mvto, informar o valor do crédito adjudicado no campo do "Valor ICMS tributado".

Nota Fiscal de Entrada com direito a ressarcimento de ICMS ST de mercadoria utilizada para uso e consumo

Parametrizar um Tipo de Operação com a CFOP 1603, e espécie estoque de "Entrada" do Tipo Nula, utilizando o Tipo de Ajuste "045 - Nota Fiscal de Entrada com direito a ressarcimento de ICMS ST de mercadoria utilizada para uso e consumo" na Configuração 'TO - 143 - Tipo de Ajuste'.

FAQ AdjudicacaoCredito5.png


Nota Fiscal de Entrada com direito a ressarcimento de ICMS ST de mercadoria utilizada como insumo

Nota Fiscal de Entrada com direito a ressarcimento de ICMS ST de mercadoria com crédito

Nota Fiscal de Entrada de devolução com direito a ressarcimento de ICMS ST de mercadoria com crédito