MI - Como Fazer - Manutenção Industrial
O objetivo do Manutenção Industrial, é a criação automática de O.S. para a manutenção de produtos, analisando um período determinado pelo usuário, podendo ser, um período de dias, semanas, meses ou horas.
Conceitos:
Manutenção Preventiva: Manutenção Preventiva é aquela que se baseia no tempo onde o principal objetivo é se antecipar à falha, efetuando a troca de componentes baseando-se no tempo. Por exemplo, trocar os rolamentos de um transportador helicoidal a cada 13 meses. O ponto importante da preventiva se dá em que a troca do componente tem que ser efetuada no período previsto mesmo que esteja em boas condições, caso necessário o período pode ser revisto após esta troca.
Manutenção Preditiva: Manutenção Preditiva é aquela em que se consegue detectar uma falha antes que ela aconteça através de análises cientificas. Estas análises são efetuadas através de equipamentos específicos, tais como espectros de vibração, temperatura e outros que podem identificar com clareza uma possível falha apontando ate mesmo o período em que irá acontecer. O principal método de preditiva “comum” é a utilização dos cinco sentidos humanos. Por exemplo, quando se coloca a mão em um equipamento e devido à experiência sabe-se que sua temperatura está acima do normal, ou a existência de odor anormal para um determinado equipamento.
Manutenção Corretiva: A manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais antiga e mais utilizada, sendo empregada em qualquer empresa que possua itens físicos, qualquer que seja o nível de planejamento de manutenção. Segundo a Norma NBR 5462 (1994), manutenção corretiva é “a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida”. Em suma: é toda manutenção com a intenção de corrigir falhas em equipamentos, componentes, módulos ou sistemas, visando restabelecer sua função. Este tipo de manutenção, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar perdas de produção e queda de qualidade do produto. As paralisações são quase sempre mais demoradas e a insegurança exige estoques elevados de peças de reposição, com acréscimos nos custos de manutenção.
Índice
Quais são as tabelas/objetos de banco necessários para a Manutenção Industrial?
Tabelas:
Objetos de banco:
- CGPR_BUSCA_SEMANAS_MES
- CGPR_CRIA_CALEND_MANUT_LINHA
- CGTR_GRAVA_LOG_APONT_MI
Quais são as configurações necessárias para a Manutenção Industrial?
- 1479 – ‘Origem dos dados de aferições para manutenção preventiva’:
- 0 - Não Aplica (não faz nenhum controle) e somente usado pelo Mapa de Manutenção;
- 1 - G.Serviços (utiliza a pergunta de aferições para verificar se há necessidade de uma manutenção preventiva);
- 2 - PCP (utiliza as horas do recurso utilizado, relacionado aquele produto de cliente);
- 3 - GS e PCP (calcula o valor 1 e 2 e assume o maior valor de horas registradas);
- 4 - Apontamentos (utiliza os dados de horímero informados na interface de Apontamentos de Manutenção Industrial);
- 5 – Todos (É a junção de todas as origens, desta forma calculando e considerando o maior valor informado entre G. Serviços, PCP e Apontamentos).
- 1494 – ‘Sugerir conta gerencial do produto pai ao criar O.S’. - Se selecionada, ao cadastrar uma O.S. deve gravar a conta gerencial do material, na conta gerencial do item da O.S.
- 1500 – ‘Endereço para envio de e-mail de manutenção planejada’ (endereço de e-mail que será enviado alguns dados da OS preventiva que será gerada).
- 1501 – ‘Ocorrências títulos de paradas de produção para uso do PMP’ (ocorrências do PCP que não serão consideradas caso a Configuração 1479 esteja selecionada em 2 ou 3).
- 1532 – ‘Código padrão de Solicitado para Manutenção Planejada’ - Informar o código do reclamado já cadastrado para ser gravado na OS de manutenção planejada que será gerada.
- 2589 – ‘Data base para avaliação da manutenção planejada’- Selecionar o modelo de data que deve ser considerada na avaliação da manutenção planejada.
- 1 – Data da Geração da OS;
- 2 – Data de Entrega;
- 3 – Data de Encerramento da OS.
- 2639 – ‘Utilizar Unidade de Medida para Planos de Manutenção’ - Esta configuração trata da utilização ou não de unidades de medidas junto aos planos de manutenção.
- 2640 – ‘Unidade de Medida padrão para apontamentos de PCP’ – Configuração disponível para identificar a qual unidade de medida será vinculado os apontamentos de manutenção industrial quanto a origem igual a PCP. Somente deve ser informada a Unidade de Medida, caso a configuração ‘MI – GE – 2639 – Utilizar Unidade de Medida para Planos de Manutenção’ esteja assinalada.
- 2653 – ‘Permitir criar apontamentos com datas retroativas’ – Esta configuração define a permissão de criar apontamentos de manutenção industrial com datas retroativas aos apontamentos já existentes. Esta configuração também avalia a data considerada para última manutenção do produto no momento do encerramento da OS, neste caso, não permitindo encerrar ordens de serviço com uma data considerada menor que o último registro de atualização da quantidade utilizada do produto.
- 2654 – ‘Permitir Apontamento c/ Qtde. menor que a Qtde. Utilizada’ – Com esta nconfiguração é definida a permissão de criar apontamentos informando uma quantidade menor que a quantidade utilizada do produto, desde que a data do apontamento seja posterior a data dos demais apontamentos. Esta configuração também avalia os dados de quantidades informadas na OS de manutenção industrial, permitindo a informação de quantidades menores que a quantidade utilizada do produto somente caso esta configuração esteja selecionada.
Quais são os cadastros e parâmetros necessários para a Manutenção Industrial?
Técnicas de Análise
Serviços > Manutenção Industrial > Cadastros >Técnicas de análise
Neste cadastro deve ser informado de que forma o equipamento será analisado.
No campo ‘Questionário’ deve ser informado o questionário com as perguntas referente ao equipamento que sofrerá a inspeção.
Atividades X Atividades de Análise
Serviços > Manutenção Industrial > Parâmetros> Tipos de atividades – botão Técnicas de análise – Atividades X Atividades de análise.
Neste cadastro é possível vincular a um tipo de atividade uma técnica de análise, este pode ser acessado através do botão ‘Técnicas Analise’ ou através do menu ‘Cadastros’ do manutenção industrial.
Obs.: Para o funcionamento correto do programa, são necessários que seja previamente cadastrado os últimos ID’S sequenciais na tabela 4628.
Na tela de Atividades da OS foi disponibilizado o botão ‘Tec. de Análise’, este somente estará visível quando o usuário possuir o direito de ‘Manutenção Industrial’ e o campo de seleção ‘Manutenção Planejada’, da guia ‘Manutenção Industrial’ estiver selecionado, quando selecionado o botão ‘Tec. de Análise’ exibe a tela de ‘Seleciona Técnicas’ onde serão exibidos os questionários para a atividade selecionada.
Após selecionar uma das opções listadas na tela ‘Seleciona Técnicas’ mostrada acima, o sistema exibe o questionário para que as perguntas sejam respondidas, caso o usuário acesse novamente o questionário as respostas estarão gravadas.
No cadastro de Técnicas de Análise serão inseridas informações de análises a serem utilizadas na Manutenção Preditiva. Como por exemplo:
- Pressão;
- Vibração;
- Temperatura;
- Ruído;
- Desgaste;
- Inspeção Visual;
- Outras (termografia, ferrografia, monitoria de processos).
Funções
Serviços > Manutenção Industrial > Cadastros > Funções
Este cadastro é meramente informativo e será utilizado no cadastro do Plano de Manutenção Preventiva para identificar a função que o técnico deverá ter para a executar a operação.
Código: o campo é editável e poderá ser utilizado como Alfanumérico.
Descrição: o campo determinará a respectiva função existente no cliente.
Recursos
Serviços > Manutenção Industrial > Cadastros > Recursos
Este cadastro é o mesmo utilizado no módulo de Engenharia e no Manutenção Industrial será utilizado para o cadastro de ferramentas que serão informadas nas manutenções planejadas e também será utilizado para vincular as máquinas (produtos) aos recursos utilizados no módulo de Carga Máquina.
Recursos/Processos
Menu: Manufatura > Engenharia > Cadastros > Recursos/Operações
Nesta tela são vinculados os produtos de cliente aos Recursos. Selecionado o recurso, é vinculado o produto de cliente através do campo ‘Código do Produto’. Este campo não depende mais da configuração ‘GM – GE – 409 – Usar produtos genéricos’ para ser editável.

