EX - Como Fazer - CIGAM Coletor
Índice
- 1 Como Fazer - CIGAM Coletor
- 1.1 Quais os pré-requisitos para utilizar o CIGAM Coletor?
- 1.2 Quais os modelos e características do Cigam Coletor?
- 1.3 Quais são os tipos de materiais suportados nas rotinas do Cigam Coletor?
- 1.4 Como realizar o acesso ao Cigam Coletor?
- 1.5 Como realizar a Consulta de Localização no CIGAM Coletor?
- 1.6 Como realizar Transferência de Localização no CIGAM Coletor?
- 1.7 Como criar Balanço pelo Cigam Coletor?
- 1.8 Como realizar Separação de Entregas?
Como Fazer - CIGAM Coletor
A ferramenta Web Cigam Coletor tem o objetivo de aumentar a produtividade nos processos rotineiros em seu ramo empresarial, proporcionando além da agilidade, a garantia de integridade de suas informações, em tempo real. A solução apresenta quatro funcionalidades que serão detalhadas neste documento, elaborado para que o usuário final possa ser orientado caso surja alguma dúvida a respeito da utilização do Cigam Coletor.
As funcionalidades do Cigam Coletor são as seguintes:
- Consulta de localização
- Transferência de localização
- Balanço
- Separação de Entregas
Quais os pré-requisitos para utilizar o CIGAM Coletor?
O usuário cadastrado no Cigam poderá se logar e visualizar todas as opções do menu:
- Consulta Localização
- Transferência de Localização
- Balanço
- Separação de entregas. São necessários os seguintes direitos:
- a) Para acessar a tela de Transferência de Localização o usuário precisa ter direito de Criar Movimentos de Estoque (ESMOVTO_C).
- b) Para acessar a tela de Balanço usuário precisa ter o direito de Rotinas Operacionais do Gestão de Materiais (MNESROTOPE).
- c) Necessária implementação do Logística e Distribuição para geração da Entrega.
- d) Para acessar a tela de Separação de entregas o usuário precisa ter o direito de Rotinas Operacionais do Logística (MNEXROTOPE) e o direito de Criar Movimentos de Estoque (ESMOVTO_C).
Além dos direitos também são necessárias as seguintes ferramentas e parametrizações do ambiente:
- a) Internet explorer
- b) Ambiente web parametrizado com IIS
- c) Licença Interprise Server(UniPaas Broker)
- d) DLL’s: Mgrqispi.dll
- e) Ecf do CGColetor
- f) Instalar o HTML 5 (modelo Intermec CN50) para ter responsividade correta
Quais os modelos e características do Cigam Coletor?
- Wireless;
- Tela touchscreen
- Sistema operacional Windows CE
Modelos de coletores:
- Intermec CK31
- Intermec CN50
- Motorola MC3090
- Motorola MC32N0
- Honeywell Dolphin 7600
Quais são os tipos de materiais suportados nas rotinas do Cigam Coletor?
O Cigam Coletor permite que sejam utilizados materiais com controle de lote e materiais simples, não contemplando configurador, especificações, número de série e numeração.
Como realizar o acesso ao Cigam Coletor?
Para acessar a rotina é necessário a identificação, para isso é aberta a tela de “Login”, no qual será solicitado o preenchimento dos campos “Usuário” e “Senha”.
A tela de início contém o menu principal da rotina, é nela que estará os indicadores de cada funcionalidade, para acessar cada opção do menu basta estar com o cursor posicionado em uma das opções e selecionar a ação desejada.
No menu principal, também é informado o usuário que está logado.
Como realizar a Consulta de Localização no CIGAM Coletor?
A rotina de consulta de localização permite ao usuário saber em qual centro de armazenagem seu material se encontra, também obtendo a informação de quantidade do material consultado, Unidade de Negócio, data de validade e lote, caso possua esse controle.
- 1) Selecionar a opção de consulta de localização.
- 2) Leia o código de barras ou digite o código reduzido do material.
- 3) Materiais:
- Sem controle de Lote: Para este caso basta executar o passo um e dois.
- Com Controle de Lote:Para esse tipo de material, após realizar o passo dois, será aberta a seguinte tela:
Para visualizar mais informações a respeito dos lotes, clique no botão destacado, você será direcionado para uma nova tela, na qual será possível visualizar um maior detalhamento sobre o material.
Caso o material não possua saldo em estoque, o usuário será informado com a seguinte mensagem, após realizar a consulta:
Se necessário voltar ao menu principal, basta clicar na seta, localizado no lado superior esquerdo:
Como realizar Transferência de Localização no CIGAM Coletor?
A rotina de Transferência de localização tem o objetivo de mover um material que se encontra em um determinado C.A (Centro de Armazenagem) para outro C.A desejado, gerando, consequentemente, movimentos de estoque de transferência.
A rotina de Transferência de localização, possui uma validação quanto ao parâmetro “C.A. de itens alocados”, o centro informado neste campo irá bloquear que sejam realizadas transferências deste local de origem, para que uma vez separada entrega e consequentemente atrelada a um lote, não fosse mais possível retirar este lote para outras operações.
Quais são os passos necessário para realizar a transferência de localização?
- 1) Selecionar a opção desejada em tela.
- 2) Após, devem ser parametrizadas as movimentações, clicando no botão de parâmetros e informando a Unidade de Negócio, o Tipo de Operação e o C.A de itens alocados, que não deverá constar na transferência.
A tela de parâmetros da transferência de localização não possui bloqueio para edição dos dados, sendo assim, caso equivocadamente o usuário informe outro centro que não seja o centro de faturamento será possível realizar a transferência do lote desde que haja saldo físico, conforme parametrização da configuração ‘ES - GE - 38 - Avisar/Bloquear quantidade insuficiente no movimento’.
A fim de evitar que tal situação ocorra, as seguintes validações foram realizadas no programa de transferência de localização no Coletor:
Ao informar material +lote + quantidade ou ler a etiqueta que contém estes dados, será avaliado se o lote lido está contido em alguma entrega com situação aberto/separada, caso esteja, será bloqueada a transferência.
Será exibida mensagem ao usuário para que ele saiba que a transferência foi bloqueada e a qual entrega, o lote está vinculado.
- 3) Após isso é necessário clicar na seta para voltar à tela anterior e ler o código de barras ou informar o reduzido do material que deseja movimentar, informe também o C.A para onde esse item será movido, o lote deve ser informado caso também possua controle. Depois disso pressione “Enter”, porém, caso haja saldo do material em mais de um C.A, é preciso informar de qual o item deve ser retirado, parar sobre o campo quantidade e pressionar “Enter” para que seja transferido.
O centro de armazenagem escolhido na tela dos parâmetros não será considerado para a transferência, pois o sistema analisará que esse estoque já está reservado.
Através da “Consulta de Localização” é possível acompanhar a movimentação que foi realizada.
No programa de Movimentos Estoque, é possível visualizar os movimentos criados de acordo com a movimentação feita anteriormente.
Na tela de movimentos do Cigam, é criado um movimento de transferência, com os dados inseridos nos parâmetros da transferência de localização. Esses movimentos serão diferenciados pela descrição ‘Movimento criado via rotina de transferência de localização.
Como criar Balanço pelo Cigam Coletor?
A rotina de balanço tem por objetivo realizar a conferência e ajustar as possíveis diferenças entre o estoque físico e o estoque registrado no sistema.
O coletor é essencial para agilizar esse processo, visto que pela leitura dos códigos de barras dos materiais é possível criar os cadastros de balanço, para, posteriormente, via Cigam, executar a rotina de Divergências de Balanço, criando assim os movimentos de ajuste de estoque.
- Ler via coletor ou informar o código reduzido do material para balanço.
- Executar a rotina de Divergência de balanço/saldo.
Após realizado o acesso ao Coletor e selecionada a opção de “Balanço” será aberta a tela na qual devem ser informados os filtros necessários para cadastro de um novo Balanço.
- Selecionar a U.N responsável pelo C.A que deseja ajustar.
- Selecionar o C.A possuidor dos materiais que deseja ajustar.
- Informar a data do balanço, que é utilizada como filtro no momento da execução da rotina via Cigam.
- Informar uma sequência que deseja utilizar.
Selecionar o botão de itens do balanço, à direta da seta de saída:
Ao clicar no botão de itens, será aberta tela para realizar o cadastro dos itens no balanço.
O balanço foi cadastrado via coletor, agora é necessário executar a rotina via Cigam.
Como realizar Separação de Entregas?
Rotina que realiza a separação das entregas referentes aos itens do pedido gerado anteriormente.
Por meio dela é realizada a movimentação do material que está no seu atual Centro de armazenagem, direcionando-o para o C.A de faturamento. Após essa movimentação o saldo desse material não pode mais ser utilizado para geração de nenhuma outra entrega ou transferência, visto que está alocado, apenas aguardando a emissão da nota de saída, que será via efetivação de entrega.
Para a geração das entregas e criação da Nota de Expedição é necessário que a situação do pedido esteja dentro da faixa de controle inicial e final, de acordo com as configurações 'EX - GE - 389 - Controle inicial para gerar Entregas', 'EX - GE - 738 - Controle final para gerar Entregas','FA - PE - 192 - Controle Inicial para faturar Pedido/Orçamento' e 'FA - PE - 193 - Controle final para faturar pedido'.
Passos para utilizar a rotina de Separação de entregas e efetivação do pedido:
- Cadastro do pedido.
- Geração das Entregas.
- Separação das Entregas.
- Criação da Nota Fiscal de saída.





















