FA Matriz de Comissões

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h25min de 28 de janeiro de 2021 por Graziela.Bitelo (discussão | contribs) (Botão Gerenciar Rep./Reg.)

Comercial > Faturamento/Pedido > Cadastros > Matriz de Comissões

Somente usuários com direito “GERCOMIS” terão acesso a esta opção. A metodologia de Matriz de Comissões tem por objetivo centralizar o cadastro e a busca dos Representantes e percentuais de comissão para diferentes combinações de vendas em relação aos Clientes, Materiais, Tabelas de Preço, Descontos, Quantidade e Preço Unitário. Além disto, permite utilizar o conceito de Equipe para pagamento das comissões.

Para utilizar esta metodologia, seleciona-se a opção ‘C.Matriz’ na configuração ‘FA – DU – 175 Método de Cálculo para Comissões’.

Quando utilizada esta metodologia, o cadastro dos representantes deixa de acontecer nos clientes e nos materiais, passando a ser feito no Gerenciador de Comissões. Através deste gerenciador, podem-se efetuar os diversos cadastros que definirão os representantes e seus respectivos percentuais de comissão.

A definição destes Representantes e percentuais dá-se através de Regras de Comissionamento. Uma Regra pode também ter um cadastro de Equipe. Cada combinação de Regra+Equipe definirá um ou mais Representantes que receberão determinado valor de comissão. São estas Regras que são apontadas no cadastro principal do Gerenciador de Comissão.

Assim sendo, temos que o cadastro principal do gerenciador define que uma combinação de fatores no cadastro da NFS/Pedido definirá que determinada Regra será a geradora dos representantes e percentuais de comissão desta NFS/Pedido.

Através desta metodologia combinamos as antigas metodologias de Rep. Cliente, Item, Múltiplos, Tabela de Preço, Faixa de Desconto, todas em um só cadastro. Pode-se, desta forma, realizar a conciliação destas metodologias, determinando os pagamentos de comissão avaliando-se Clientes, Itens, Tabelas de Preço, combinados com valores de Desconto, Quantidade e Preço praticados em cada uma destas combinações.

O Gerenciador de Comissão possui diversos facilitadores de cadastro, permitindo que se adicionem registros para múltiplos Clientes e Materiais ao mesmo tempo, assim como gerenciar cadastros existentes ou mesmo criar novos cadastros baseados nestes cadastros existentes.

Além das facilidades no cadastro, temos uma opção de Proporcionalização, que permite o cálculo automático do percentual de comissão de acordo com a variação de Desconto, Quantidade ou Preço entre dois registros específicos. Com esta opção, podemos definir N percentuais de comissão, de acordo com M valores de Desconto, Quantidade ou Preço, sem a necessidade de cadastrarem-se N*M registros, caso estes valores possuam uma variação linear entre si.

O que veremos neste Manual são os detalhes do cadastro de comissões, bem como as regras que regem a busca neste cadastro quando da criação das NFS/Pedidos no CIGAM.

No Gerenciador de Comissão é onde devem ser efetuados todos os cadastros necessários para que o sistema trabalhe corretamente com a metodologia de Matriz de Comissões. Será feito um passo a passo com todos os procedimentos necessários, ao mesmo tempo em que explicamos cada uma das opções que o Gerenciador oferece.

Comércio Exterior exportação 6

Quadro Filtros
Equipe, Regra e Representante
Estes filtros são exatos: mostram os registros de comissão que correspondem aos valores selecionados.

Quadro Projeções

As Projeções tem por objetivo simular uma venda, exibindo quais os registros que poderiam ser pagos em relação à comissão em vendas para a Empresa X, com o Material Y, utilizando a Tabela de Preço Z.

Botão Gerenciar Rep./Reg.

O primeiro passo para iniciar o cadastro das comissões, é cadastrar os representantes e seus respectivos percentuais de comissão possíveis. Isto permitirá que, ao cadastrarmos uma nova combinação de fatores que geram comissão, já possamos saber quem irá receber comissão, e qual o valor. Para isto, acionamos o botão “Gerenciar Rep./Reg.”. Este procedimento pode ser realizado a qualquer momento no sistema.

Os representantes também podem ser definidos depois da inserção no cadastro principal, ou durante este cadastro, mas realizar a definição dos representantes antes de iniciar o processo principal de configuração das comissões, garante a integridade dos dados, facilitando o entendimento do que está sendo cadastrado, além de garantir que não haverá registros fantasmas no gerenciador de comissões, ou seja, combinações que geram comissão sem efetivamente estarem ligadas a uma Regra de Grupo que definem quais representantes receberão esta comissão.

Faturamento Cadastros 6

Regra de Grupo
Ao pressionar F5 (zoom) no campo Regra de Grupo, abre-se uma nova tela para Pesquisar Regra de Grupo.

Botão Adicionar Regra

Para adicionar uma nova Regra, ou seja, para cadastramos os Representantes que ganharão comissão, acionamos o botão “Adicionar Regra”. Na tela subjacente, serão solicitadas: a Equipe, o número da Regra (identificador), o Representante e o Percentual que este receberá de Comissão.

Faturamento Cadastros 7

Equipe de Vendas

Pode ser escolhida uma Equipe de representantes para receber comissão. Os representantes não são pré-cadastrados para uma Equipe, mas as Equipes possuem cadastro com Nome e Descrição. Se deixado em branco, os representantes desta regra não serão vinculados a nenhuma equipe específica. Se for informada uma Equipe, os Representantes cadastrados serão sugeridos em um próximo cadastro de Regra para esta mesma Equipe. Da mesma forma, se for escolhida uma Equipe de Representantes para receber Comissão, caso cadastre-se uma Regra com a opção “Criar Regra 0”, os representantes cadastrados na Regra 0 receberão Comissão sempre que a Equipe para a qual foram cadastrados receber comissão. Para cadastrar uma nova Equipe pode-se ir pela tela principal do Gerenciador de Comissões, no botão Gerenciar Equipes, ou pressionar F5 no campo Equipe desta tela. Será então aberto o cadastro de Equipes.

Regra

Se deixada em branco, o sistema irá automaticamente atribuir o último número de Regra disponível para a Equipe escolhida (ou para a Equipe branca). Se colocado um número específico de Regra, este será automaticamente assumido.

Criar Regra 0

O cadastro da Regra 0 tem o intuito de definir representantes que sempre ganharão comissão quando uma Equipe específica receber comissão. Ou seja, se tivermos um cadastro de Regra qualquer para a equipe VENDAS1, onde os Representantes 1 e 2 recebem comissão, e há uma Regra 0 cadastrada para a Equipe VENDAS1, com o Representante 3 recebendo comissão nesta Regra, sempre que a Regra dos Representantes 1 e 2 receber comissão, o Representante 3 também receberá comissão. Este recurso pode ser utilizado para definir representantes globais de uma equipe, ou seja, supervisores, gerentes, etc.

Iremos realizar agora dois cadastros distintos: um cadastro “normal” para os Representantes 1 e 2, e um cadastro com Regra 0 para o Representante 3, ambos para a Equipe VENDAS1.
Primeiramente, cadastramos a nova Equipe VENDAS1, pressionando F5 sobre o campo Equipe:

Faturamento Cadastros 8


Faturamento Cadastros 10

Para confirmar a inserção do Representante 1, é necessário clicar no botão Adicionar.
Realizamos o mesmo procedimento para o Representante 2.

Faturamento Cadastros 11

Para confirmar a criação, utilizamos o botão Criar Regra.

Faturamento Cadastros 12

Para o cadastro do Representante 3 na Regra 0, realizamos o mesmo procedimento, mas marcamos o campo Criar Regra 0.

Faturamento Cadastros 13


Faturamento Cadastros 14

Ao retornarmos para a tela principal do gerenciador de Representantes/Regras, veremos as duas novas Regras adicionadas:

Faturamento Cadastros 15

Neste caso foi cadastrada uma Regra de Grupo para a Equipe VENDAS1, determinando que os Representantes 1 e 2 receberão respectivamente 5 e 4% de Comissão. Cadastramos também uma Regra 0 para a mesma Equipe VENDAS1, determinando que o Representante 3 receberá 1% de Comissão sempre que a Equipe VENDAS1 for contemplada com Comissão; neste caso, sempre que os Representantes 1 e 2 receberem 5 e 4% de comissão, o Representante 3 receberá 1% de comissão.

Botão Adicionar Cfe. Marc.

O botão ‘Adicionar Cfe. Marc’ permite que sejam alterados registros semelhantes a registros já existentes, modificando alguns valores do cadastro. Esta opção é especialmente útil quando estamos cadastrando regras para uma nova Equipe, para um novo Representante, ou uma nova regra conforme uma regra existente, porem com um percentual de comissão diferente.

Faturamento Cadastros 16


Faturamento Cadastros 17

Nova Equipe

Ao entrarmos com uma informação no campo Nova Equipe, a(s) nova(s) regra(s) de comissão criada(s) serão geradas para a Equipe informada neste campo.

Novo Representante

Ao selecionarmos um Novo Representante, todos os novos registros criados serão associados com este Representante. Esta função deve, portanto ser utilizada com cautela, já que pode gerar duplicidade no sistema caso selecionem-se mais de um registro por Regra/Equipe.

Adicionar Representantes Originais ao novo Registro

Esta opção habilita-se quando se informa Equipe e Representante novos. Tem por intuito criar registros de Regra idênticos aos originais, inclusive com seus devidos Representantes, mas para uma nova Equipe, e com um novo Representante a mais.

Criar nova Regra
Esta opção deve ser marcada quando se deseja criar uma nova Regra de acordo com os registros marcados. Para cada regra dos registros marcados, será criada uma nova regra diferente.

Valor da Comissão, Diminuir do Original em, Somar ao Original e Multiplicar Original por
Modificadores dos valores de comissão do registro que está sendo duplicado. Tem efeito apenas no novo registro, e não nos originais.

Exemplos práticos de uso:

- Criando novas regras baseadas em regras de comissionamento existentes, mas com o valor de ¾ da Comissão aplicada atualmente:

Faturamento Cadastros 18


Faturamento Cadastros 19

- Criar registros para uma nova Equipe baseado em registros de uma Equipe existente, sendo que este nova terá um Representante a mais.

Faturamento Cadastros 20


Faturamento Cadastros 21

Botão Alterar Marcados

Podemos alterar registros em massa através do botão ‘Alterar Marcados’. Estas opções podem ser utilizadas para regramento de novas definições sobre regras existentes, ou após utilizar a opção ‘Adicionar Cfe. Marc.’ para finalizar a adição de novos registros.

Faturamento Cadastros 22

Trocar Representante Para
Será utilizado para modificar o Representante das regras selecionadas. É extremamente útil quando um Representante está saindo da empresa para a entrada de um representante novo.

Trocar Equipe Para
Modifica a Equipe dos registros selecionados.

  • Branco: apaga a Equipe dos registros selecionados.



Tocar Comissão Para, Somar à Comissão, Diminuir da Comissão, Multiplicar Comissão Por
Modificadores do percentual de comissão.

Exemplos práticos:

- Um Representante da empresa está dando lugar para um novo Representante. Desta forma, todas as comissões que eram pagas para o Representante 90001 devem agora ser direcionadas para o Representante 400020 em novas vendas.

Faturamento Cadastros 23


Faturamento Cadastros 24


Faturamento Cadastros 26


Faturamento Cadastros 27

Botão Novo Registro