GF - Como Fazer - Cadastro PIX
Índice
O que é o PIX?
O PIX é um sistema brasileiro de Transferências Monetárias Eletrônicas Instantâneas. Gerido pelo Banco Central, ele visa ser uma inovação frente ao TED e ao DOC. Para isso, a ferramenta usa uma rede moderna que funciona 24 horas por dia de segunda a segunda e que engloba diversas instituições financeiras. Além de bancos, será possível fazer um PIX também por meio de aplicativos de pagamentos que hoje dependem exclusivamente da rede bancária para operar.
Assim como os ocorre com as transferências atuais, o sistema funcionará como ponte entre o Pagador e o Recebedor. Os dois lados da transação podem ser tanto Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas (incluindo entes governamentais) ou uma combinação entre elas. Na prática, a novidade promete ser um TED disponível a qualquer hora do dia, em uma quantidade maior de serviços, e com valor que cai na hora na conta do recebedor.
Como o PIX vai funcionar?
Segundo o Banco Central, não será preciso instalar nenhum aplicativo adicional para utilizar o PIX. O sistema será integrado aos serviços já oferecidos por bancos, Fintechs e estabelecimentos comerciais. Dessa maneira, o PIX deverá se tornar mais uma opção de transferência ao lado do TED e do DOC na hora de efetuar uma transferência pelo caixa eletrônico ou via Internet Banking.
No entanto, ao contrário do TED e DOC, não será preciso informar número de Conta e Agência para iniciar uma Transferência. No PIX, essas informações são substituídas pelo que o Banco Central chama de Chave PIX. A chave pode ser:
- CPF;
- CNPJ;
- Número de Telefone Celular;
- Endereço de E-mail;
Com essas informações, o usuário poderá ter também seu próprio QR Code e receber dinheiro via PIX por meio de pagamentos por aproximação.
Quais Tecnologias a Transação PIX oferece?
O PIX funciona em uma infraestrutura de rede mais moderna que funciona independente do horário bancário. Por esse motivo, é possível enviar dinheiro para alguém a qualquer dia e horário, e o valor sempre cairá na conta na mesma hora. A liquidação só não é realizada imediatamente caso o usuário decida agendar o pagamento. A função é nativa do serviço, mas cada instituição pode decidir oferecê-la ou não aos seus clientes.
Além disso, a ferramenta conta com uma tecnologia integrada de QR Codes em duas versões. Na Dinâmica, o código muda a cada nova transação e será mais indicada para o caixa de estabelecimentos comerciais. Além do valor, ele pode trazer detalhes de identificação da loja, entre outros dados. Já o código Estático identificará um recebedor fixo e poderá contar ou não com valor pré-definido. Esse tipo de QR Code tenderá a ser mais usado por Pessoas Físicas.
Quais os Módulos necessários para utilizar a Funcionalidade PIX?
• Módulo Gestão Financeira;
• Módulo Gestão de Lojas;
Quais são as nomenclaturas utilizadas para o PIX?
SPI: Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX) e também é o local onde são registradas as operações entre participantes diretos;
Conta Transacional: É a Conta mantida por um Usuário Final (cliente) em um Prestador de Serviços de Pagamento (como um Banco ou uma Instituição de Pagamento) e utilizada para fazer ou receber um Pagamento Instantâneo. Pode ser uma conta de depósito à vista, uma conta de depósito de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga;
DICT: Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (Data Base de Usuários do PIX);
PSP: Prestador do Serviço de Pagamento (Instituição que provê os Serviço de Pagamento), também conhecidos como:
• Participante Direto: Banco que acessa o DICT de forma direta (será onde a Conta Corrente estará) e registra as operações que ocorrerem dentro da sua alçada, onde o usuário pagador e recebedor o utilizam para a mesma transação;
• Participante Indireto: Fintech ou equivalente que acessa o DICT através de um participante direto (normalmente será onde a conta corrente estará);
Fazendo um comparativo das nomenclaturas do ambiente PIX com o ambiente CIGAM:
O que são as chaves do PIX?
Primeiramente usuário precisa estar cadastrado no PIX do seu Banco.
Na definição do Banco Central, as Chaves PIX são "apelidos" utilizados para identificar a sua conta – em outras palavras, elas são um código que representa a sua conta no PIX.
Funciona assim: se você é cliente de um banco que aderiu ao PIX, sua conta poderá fazer e receber pagamentos desse tipo. Para facilitar o processo, você pode registrar uma ou mais chaves nesta conta – assim, só precisa passar a chave na hora de receber um valor, não todos os dados.
Vale lembrar que isso não é obrigatório para poder receber ou realizar um pagamento instantâneo. Ainda será possível usar o PIX, mas passando todos os dados da conta – como funciona com TED, por exemplo.
Quais são as Configurações Inicias para utilizar o PIX?
O cadastro do PIX será iniciado através do Cadastro de Portadores.
No cadastro foi disponibilizado o botão Parâmetros PIX
Para acessar este botão é necessário possuir os Direitos de Acesso aos parâmetros do Gestão Financeira (Menu GF Configurações), Gerente Financeiro e estar parametrizado na Configuração - GF - GE - 3099 - Permitir acesso aos Parâmetros PIX através do botão Por Usuário.
OBS: Deixe esta configuração desmarcada e informe no botão “Por Usuário” os Usuários com direito a modificar os dados de Parâmetros PIX no Cadastro de Portadores. Além disso, é necessário possuir o Direito de Gerente Financeiro.
Usuário com acesso aos parâmetros que não possua o Direito Gerente Financeiro deve apenas pesquisar e caso não esteja parametrizado na configuração por usuário não poderá acessar.
Ao acessar a tela temos Parâmetros PIX temos 4 opções de cadastro para registro PIX:
Portador_Parâmetros_PIX
Portador_Parâmetros_PIX