EM Cadastro NFS-e Configurável
Fiscal > Gestão Fiscal Municipal >
Parâmetros >
Cadastro NFS-e Configurável
Índice
Cadastro NFS-e Configurável
Com intuito de atender a Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas de maneira mais ágil, foi desenvolvida a NFSe configurável. Deste modo, o CIGAM deixa de necessitar da desenvolvimento para atender a novas prefeituras e passa a necessitar do serviço de parametrização de ambiente.
Para facilitar o trabalho do consultor que realizará a configuração do ambiente o sistema possui um cadastro que centraliza todas as parametrizações necessárias:
Grupo NFS-e
UF: campo que identifica o layout da NFSe.
Município: juntamente com a UF serve como identificação do Layout
Grupo Configurações
Referência de Assinatura: indica para o sistema como deve ser realizada a assinatura do XML, estão disponíveis duas opções que, devido a facilidade de compreensão, foram nomeadas como ABRASF e GINFES.
Validar InfRPS: indica se o grupo InfRps do XML de envio receberá um tratamento diferenciado (padrão é deixar desmarcado).
Guias
As guias foram organizadas conforme as funções que serão utilizadas na NFSe, por exemplo para poder enviar uma NFSe é necessário configurar as informações solicitadas na guia de ‘Envio’ porém para poder usar a funcionalidade de retorno as informações da guia ‘Retorno’ devem estar preenchidas. Na prática, é necessário parametrizar as guias ‘Envio’,’Retorno’ e ‘Cancelamento’ para utilizar a NFSe.
Guia Envio
Grupo Envio
Modelo: Deve ser informado o modelo Merge que deverá gerar o XML de envio da NFSe
Cabeçalho: Caso o layout da prefeitura exija um cabeçalho deve ser informado um modelo com todos os dados informados de maneira fixa, o modelo de cabeçalho não aceita tags.
Grupo Retorno
Procurar pelo código: caso essa opção seja selecionada, o sistema identifica a resposta do envio por um código específico informado no campo Conteúdo tag Código, deve ser marcado somente se no arquivo XML do retorno de envio enviado pela prefeitura não constar a informação do número da RPS (Número da NF no CIGAM).
Conteúdo tag código: esse campo será habilitado somente se a opção ‘Procurar pelo código’ estiver marcada, ele indica qual o código para nota fiscal confirmada, normalmente as prefeituras disponibilizam o código de RPS no XML do retorno, então as opções ‘Procurar pelo código’ e ‘Conteúdo tag código’ normalmente não estarão preenchidas.
Tag do Código: esse campo indica qual é o path da tag que indica o código de erro no retorno do envio da NFSe, é obrigatório que esteja preenchido.
Tag Mensagem: esse campo indica qual é o path da tag que indica a mensagem de erro no retorno do envio da NFSe, é obrigatório que esteja preenchido.
Tag Correção: esse campo indica qual o path da tag que indica o que deve ser alterado para resolver o erro indicado na tag de mensagem, não é obrigatório mas é indicado informar pois facilita ao usuário identificar problemas em sua NFS.
Tag Protocolo: nesse campo deve ser informado o path da tag do protocolo da NFSe, essa informação é obrigatória e indica ao sistema que o arquivo de XML de envio está bem formado e foi aceito pela primeira validação realizada pela prefeitura. A informação da tag protocolo será atualizada na coluna protocolo do gerenciador da NFSe.
Tag Número NF: nesse campo deve ser informado o path da tag que indica o número da NF gerado pela prefeitura, essa informação raramente consta no XML de retorno do envio então esse campo não é obrigatório.
Botão Natureza: devem ser cadastradas as opções de natureza de envio da NFSe que o usuário poderá selecionar ao enviar a nota. Essas opções estão disponíveis no manual de integração disponibilizado pela prefeitura.
Botão Assinatura: devem ser cadastradas as tags que deverão ser assinadas. Usualmente as prefeituras exigem apenas uma assinatura na tag de LoteRps mas existem casos que a prefeitura pede uma assinatura por NF e uma assinatura no lote, nesses casos deve ser cadastrado as duas tags que devem ser assinadas e a sequencia na qual elas serão assinadas (1 primeira assinatura, 2 para segunda assinatura e assim por diante)
Botão Serviços: devem ser informados os dados do serviço de envio do XML para a prefeitura.
Para preencher essa tela existe um facilitador acessado pelo botão <Carregar>.
IMPORTANTE:' para a utilização do botão “Carregar” deve ser adicionado na raiz do seu %CIGAM_INSTAL% o executavel “CGWebServiceInvoker.exe”. O mesmo pode ser encontrado em “ftp://ftp.cigam.com.br/CIGAM/pub/update/NFSe/”.
CIGAM Web Serviços Invoker
Na tela acima deve ser informada a URL do serviço de envio da NFSe da prefeitura em questão, essa URL ao ser acessada via navegador normalmente consta o WSDL do serviço. Para obter essa URL deve ser acessado o site da prefeitura na parte referente a NFSe.
Guia Serviço
Após ser informada a URL o botão carregar deve ser pressionado para que as informações do WEBService sejam carregadas. Já com as informações carregadas cabe ao consultor identificar qual o método que realiza a função que está sendo configurada, no caso do print estamos configurando a função de envio para o munícipio de novo hamburgo e o método a ser utilizado é o RecepcionarLoteRps (conforme orientação do manual de integração disponibilizado pela prefeitura).
Com o método selecionado, basta pressionar o botão <Confirmar> para que as informações sejam atualizadas na tela do cadastro do serviços.
Porém, antes de confirmar é possível testar a conectividade do CIGAM com o WEB Service da prefeitura acessando a guia Requisição
Guia Requisição
Na guia Requisição, é possivel realizar a chamada do método selecionado, informando um arquivo de XML de exemplo (disponibilizado pela prefeitura) no botão arquivo e pressionando o botão Invocar. Para fins de validação da comunicação, basta receber alguma resposta em formato XML para constatar que a comunicação entre o CIGAM e o Web Service da prefeitura está funcionando.
Guia Retorno
As informações dessa guia são necessárias para que a função de Retorno das NFSes funcione corretamente e a NFSe possa ser confirmada. Na guia Retorno as informações sobre os campos ‘Modelo’, ‘Cabeçalho’, ‘Procurar pelo Código’, ‘Conteúdo tag Código’, ‘<Assinatura>’ e ‘<Serviços>’ são análogas a guia Envio.
Tag do Código?: esse campo indica qual é o path da tag que indica o código de erro no retorno do retorno da NFSe, é obrigatório que esteja preenchido.
Tag Mensagem: esse campo indica qual é o path da tag que indica a mensagem de erro no retorno do retorno da NFSe, é obrigatório que esteja preenchido.
Tag Correção: esse campo indica qual o path da tag que indica o que deve ser alterado para resolver o erro indicado na tag de mensagem, não é obrigatório mas é indicado informar pois facilita ao usuário identificar problemas em sua NFS.
Tag Número NF: nesse campo deve ser informado o path da tag que indica o número da NF gerado pela prefeitura, essa informação é obrigatória e indica ao sistema que o arquivo de XML de envio está bem formado e foi aceito por todas as validações realizadas pela prefeitura. A informação da tag será atualizada na coluna Número NF do gerenciador da NFSe e a NF terá seu status alterado para confirmada.
Tag Cód Verificação: nesse campo deve ser informado o path do código de verificação, está informação não é obrigatória porém caso seja informada atualizara o campo Cód de Verificação do gerenciador da NFSe.
Tag Série: nesse campo deve ser informado o path da série da NFSe, essa informação é obrigatória para identificar a NF que está sendo retornada.
Tag Número RPS: nesse campo deve ser informado o path do número da RPS (Número da NF no CIGAM) essa informação é obrigatória para identificar a NF que está sendo retornada.







