LF EFD - PIS/COFINS

De CIGAM WIKI
Revisão de 16h13min de 27 de agosto de 2020 por Andreas.Mello (discussão | contribs) (Guia 0100/0110)

Fiscal > Escrita Fiscal > Relatório > Operacionais > Apurações > PIS/CONFINS/CSLL > EFD - PIS/COFINS

EFD - PIS/COFINS

Rotina para emitir o relatório de Apuração PIS/COFINS, e criar os resumos de apuração para o fechamento mensal de PIS/COFINS e CPRB.

Guia Filtros

Apuração EFD Contribuições

Tipo da apuração: define o tipo de relatório que será gerado. O usuário poderá optar pelas opções “Fechamento Mensal” e “Simples Conferência”. Quando utilizada a opção “Fechamento Mensal” quando os valores apurados já estiverem conferidos, pois ao gerar a Apuração EFD Contribuição serão criados resumos de apurações com os valores de créditos do período atual e períodos anteriores caso não tenham sido usado no período vigente. Quando estiver selecionado para gerar o Bloco P, será gerado resumo de apuração referente o valor de CPRB.
Já quando utilizada a opção “Simples Conferência” a rotina apenas emite o relatório apenas para conferência de valore e registros.

Data: informe o mês e o ano que o usuário deseja filtrar as informações referentes às Notas Fiscais de Entrada e as Notas Fiscais de Saída referente ao Fechamento Mensal.
Caso o usuário selecione a opção para gerar a Simples Conferência, o programa habilita os campos Data para que possa ser informado um intervalo de tempo menor do que um mês.

Unidade de Negócio Matriz: Informe o código da Unidade de Negócio Matriz (raiz de CNPJ com “0001”) a qual se deseja filtrar as informações referentes às Notas Fiscais de Entrada e às Notas Fiscais de Saída. No caso de quando desejar consolidar as informações de mais de uma Unidade deverá selecioná-las na tela de seleção apresentada quando confirmada (botão ‘Confirmar’) a execução do relatório.

Empresa: informe o intervalo de Empresas a serem consideradas.

Tipo de Operação: informe o intervalo de Tipos de Operação a serem considerados. Natureza da Pessoa Jurídica: Informe a natureza da pessoa jurídica a ser considerada para a seleção das Unidades de Negócio (ex: SCP).

Situação Especial: informe caso o Contribuinte esteja enquadrado em alguma situação especial (ex: Incorporação).

Tipo Nota: selecione o tipo de notas fiscais que serão consideradas (Entradas, Saídas ou Ambas).

Data para saldo PIS/COFINS: informe a data a ser considerada para atualizar o saldo Credor conforme o imposto apurado. Este saldo poderá ser utilizado para a apuração do imposto do próximo período. Esse campo fica desabilitado quando Tipo Apuração estiver como “Simples Conferência”, pois neste caso não deve atualizar o saldo credor nos resumos de apuração.

Data para saldo de Incorporação: informe a data a ser considerada para atualizar o saldo de Incorporação conforme o imposto apurado. Este saldo poderá será utilizado para a apuração do imposto no próprio período ou no período seguinte, conforme a data em que houve a Incorporação.

Guia Configurações

Apuração EFD Contribuições

Grupo Itens

Gerar número sequencial do item contínuo: caso este campo esteja selecionado o sistema considera a numeração sequencial contínua para os itens da Nota Fiscal, mesmo se houver mais de uma CFOP na mesma. Não sendo selecionado é iniciada uma nova sequência de itens a cada CFOP de uma mesma Nota Fiscal.

Grupo Relatório

Modelo relatório: Selecione o tipo de impressão (Caracter ou Personalizado). OBS: Caracter: Arquivo.txt ou Personalizado: Modelo Merge, que deve ser construído através das variáveis merges. Algumas páginas abaixo são apresentadas mais informações sobre está opção.

Imprimir relatório analítico: selecione está opção para gerar o relatório analítico que irá conter todas as notas fiscais que foram consideradas na apuração.

Imprimir itens das notas fiscais: selecione está opção para gerar os itens das notas fiscais que forem consideradas no relatório analítico. OBS: Opção é habilitada somente quando a opção “() Imprimir relatório analítico” estiver marcada.

Imprimir Detalhamento Bloco M: selecione esta opção para gerar o relatório com os registros “M” e suas respectivas notas fiscais.

Imprimir Detalhamento Bloco P: selecione esta opção para gerar o relatório com os registros “P” e suas respectivas notas fiscais.

Guia Tributações

Apuração EFD Contribuições

Grupo Bloco p - Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)

Obrigatoriedade:
Não Gerar: quando selecionado não gera os registros referente ao Bloco P.
1 Gerar somente o Bloco P: quando selecionado gera os registros do bloco P e os demais Blocos gera sem informações.
2 Gerar Bloco P e demais Blocos (A, C, D e F): quando selecionado gera os registros do bloco P e dos demais Blocos.

Diminuir devoluções de venda da Receita Bruta: quando marcada serão consideradas todas devoluções de venda (independente se for faturada ou não).

Conta Analítica P100: neste campo poderá ser informada a conta que será gerada no campo referente ao Código da Conta Analítica Contábil do registro P100. Este valor pode ser digitado manualmente (digitando também o “.” que compõem a conta correspondente) ou selecionado através de “F5”. Caso seja digitado manualmente um valor que não esteja cadastrado, o sistema emitirá uma mensagem indicando que a conta informada não é válida.

Grupo Forma de tributação

Regime tributário: 1 Lucro Real

2 Lucro Presumido ou Arbitrado

Critério de escrituração: “1 Caixa consolidado", "2 Competência consolidado" e "9 Competência detalhado".

1 Caixa consolidado = gera os registros ’F500 - Contribuição retida na fonte consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de caixa’, ‘F510- Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de caixa (apuração da contribuição por unidade de medida de produto – alíquota em reais)’, ‘F525 - Composição da receita escriturada no período – detalhamento da receita recebida pelo regime de caixa’ e ‘1900 - Consolidação dos documentos emitidos no período por pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – regime de caixa ou de competência ’;

2 Competência consolidado = gera os registros ‘F550 - Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de competência’, ‘F560 - Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de competência (apuração da contribuição por unidade de medida de produto – alíquota em reais)’ e ‘1900’;

9 Competência detalhado = gera os registros dos Blocos “A”, “C”, “D” e “F” somente das Notas Fiscais de Saída (Receitas) com contribuição do PIS/COFINS.
Nas três opções realiza a apuração no Bloco M nos registros M200, M210, M600 e M610 para PIS e COFINS, respectivamente.

Guia Registros

Apuração EFD Contribuições

Guia 0100/0110

Apuração EFD Contribuições
Grupo 0100 Dados do Contabilista

Preencher os dados para serem consideradas no registro 0100.

Guia 0111

Apuração EFD Contribuições

Guia 0200/208

Apuração EFD Contribuições

Guia C010/C170/D600

Apuração EFD Contribuições

Guia F100

Apuração EFD Contribuições

Guia F150

Apuração EFD Contribuições

Guia F200

Apuração EFD Contribuições

Guia F525

Apuração EFD Contribuições

Guia F600/M100/M410/M810

Apuração EFD Contribuições

Guia M211/M350/M611

Apuração EFD Contribuições

Guia Bloco 1

Apuração EFD Contribuições