PC Leitor de movimentos de produção
Manufatura > Programação e Controle de Produção >
Movimentos >
Leitor de movimentos de produção
Leitor Movimentos Produção
Campos
Grupo Movimentos
Tipo de Operação Saída: neste campo deve informar o tipo de operação que será utilizado no consumo dos insumos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 397. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Tipo de Operação Fabricado: neste campo deve informar o tipo de operação que será utilizado na entrada dos produtos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 398. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Tipo de Operação Defeito: neste campo deve informar o tipo de operação que será utilizado na entrada dos produtos defeituosos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 399. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Tipo de Operação Perdido: neste campo deve informar o tipo de operação que será utilizado na entrada dos produtos perdidos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 400. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Centro de armazenagem Saída: neste campo deve informar o centro de armazenagem que será utilizado na saída dos insumos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 392. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
TG: Neste campo deve informar a TG que será utilizada para o centro de armazenagem. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 901.
Centro de Armazenagem Fabricado: neste campo deve informar o centro de armazenagem que será utilizado na entrada dos produtos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 393. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Centro de Armazenagem Defeito: neste campo deve informar o centro de armazenagem que será utilizado na entrada dos produtos defeituosos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 394. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Centro de Armazenagem Perdido: neste campo deve informar o centro de armazenagem que será utilizado na entrada dos produtos perdidos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 395. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Ocorrência Fabricado: neste campo deve informar o código de ocorrência que será utilizado na entrada dos produtos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 426. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Ocorrência Defeito: neste campo deve informar o código de ocorrência que será utilizado na entrada dos produtos defeituosos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 427. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Ocorrência Perdido:: neste campo deve informar o código de ocorrência que será utilizado na entrada dos produtos perdidos da ordem de produção. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 428. Caso a configuração 772 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Tipo Movimento: neste campo deve informar o tipo de movimento que será utilizado, podendo ser normal ou parada. Caso a configuração 901 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Liberação: neste campo deve informar a liberação que será utilizada para a leitura. Caso a configuração 860 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Terceiros: neste campo deve informar o tipo de movimentos de terceiros. Caso a configuração 771 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Sequência: neste campo deve informar a sequência da liberação que será utilizada para a leitura. Caso a configuração 860 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Ler Múltiplos Talões: deve marcar este campo caso queria realizar a leitura de um intervalo de talões. Este campo somente ficara habilitado se a configuração 700 estiver marcada, e as configurações 670 e 2415 estiverem desmarcadas.
Área: neste campo deve informar a área cadastrada no cadastro de organograma, ao qual será realizada a leitura. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 403. Caso a configuração 769 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Confirmar Quantidades: neste campo deve informar se poderá alterar/visualizar as quantidades que serão consumidas na leitura. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 404. Caso a configuração 271 não estiver marcada, ou estiver selecionada a opção de ler múltiplos talões, não será possível realizar alteração deste campo.
Operação: neste campo deve informar o processo que será utilizado na leitura. Caso a configuração 670 não estiver marcada, não será possível visualizar este campo.
Ordenar: neste campo deve definir como serão exibidas as leituras que serão realizadas, por OP ou por Material. Estes campos somente ficarão habilitados se confirmar quantidades estiver marcada.
Leitura por: neste campo deve informar como será realizada a leitura, quais campos serão utilizados, as opções disponíveis são:
0 Liberação
1 Lib.+Seq.
2 Lib.+Seq.+Talão
3 OP
4 OP+Talão.
Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 402. Caso a configuração 770 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Caso a configuração 1969 - Leitura de talões com base nas alocações do Carga Máquina estiver marcada, este campo não poderá ser alterado, independente da configuração 770.
Data Fim: neste campo deve informar a data que será realizada a leitura. Caso a configuração 767 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Turno: neste campo deve informar o turno que será realizada a leitura. Caso a configuração 767 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Empresa: neste campo deve informar a empresa utilizada na leitura. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 305. Caso a configuração 768 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Reduzido: neste campo deve informar o reduzido da empresa utilizada na leitura. Caso a configuração 768 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
OP: neste campo deve informar o número da OP que será utilizada na leitura. Caso a configuração 768 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Colaborador: neste campo deve informar o colaborador que está realizando a leitura. Este campo sempre irá trazer a informação cadastrada na configuração 401. Caso a configuração 768 não estiver marcada, não será possível realizar alteração deste campo.
Talão: neste campo deve informar o talão que será realizada a leitura. Este campo possui a possibilidade de realizar a leitura de um talão inicial até um talão final, para ser possível é necessário que esteja marcada a opção de realizar múltiplas leituras de talão para o campo se tornar visível e o tipo de leitura deve ser 2 Lib.+Seq.+Talão ou 4 OP+Talão para se tornar editável.
O leitor está operando via banco de dados: esta mensagem somente estará visível caso o leitor esteja utilizando objetos de banco de dados para realizar o processamento.
Para a execução do leitor de movimentos por Banco de Dados, é necessário criar o nome lógico %HABILITA_LEITOR_SQL% com a informação “S” e criar os Objetos de banco:
“CGPR_ATUAL_MVTO_PROD_INSU”
“CGPR_ATUAL_MVTO_PRODUCAO”
“CGPR_PROCESSA_MVTO_NAO_ATUAL.prc”
“CGPR_EST_GRAVALOGJOB”
“JOB_PROCESSA_MVTOS_PRODUCAO”
Com sua utilização o sistema irá executar o processo de leitura das Ordens de Produção em dois passos. Primeiramente, será feita a entrada do Produto em Estoque, no momento da leitura, não executando o processo de consumo das demandas referentes a esta movimentação. Em um segundo momento, através de uma tarefa agendada no Banco de Dados, o sistema irá avaliar automaticamente todos os movimentos de produção criados que possuem demandas a baixar. Para estes movimentos, será criada a baixa para cada uma das respectivas demandas.
Caso alguma demanda possua indisponibilidade de estoque, será gerado um registro de "log" para que o usuário possa solucionar esta situação. Nestes casos, o sistema não irá concluir a atualização do movimento de produção, o qual fará somente ao concluir todas as baixas referentes ao mesmo. Para o usuário verificar os registros de demandas que estavam com seu estoque indisponível, deve utilizar o programa “Consulta Materiais sem saldo". Maiores informações sobre esta consulta verificar no manual “PCP - Pesquisas.doc”.
Botões
Botão Movimentos Avulsos: ao clicar neste botão será aberta a tela de movimentos avulsos. Tela em questão será tratada neste manual em outro tópico, Avulsos. Caso a configuração 773 não estiver marcada, não será possível visualizar este botão. Caso a configuração 270 não estiver marcada, não será possível clicar neste botão.
Botão Atualiza Estoque: ao clicar neste botão realizada chamada ao programa de reprocessamento de estoque. Caso a configuração 773 não estiver marcada, não será possível visualizar este botão. Caso a configuração 270 não estiver marcada, não será possível clicar neste botão.
Botão Cria NF Terceiros: ao clicar neste botão será chamada tela para informar quantidade que será enviada para beneficiamento externo e para informar qual será a empresa que realizará o processo. Caso a configuração 773 não estiver marcada, não será possível visualizar este botão. Caso a configuração 270 não estiver marcada, não será possível clicar neste botão.
Abaixo tela que será aberta caso configuração 1242 for igual a 3:
Se configuração estiver igual a 2, então será aberta tela abaixo:
Para maiores informações sobre o processo de beneficiamento externos, deve acessar o manual Como Fazer – Processo de Beneficiamento na Produção.
Botão Gerar Perdas: neste botão serão geradas as ordens de retrabalho. Se houver uma ordem de produção informada, serão geradas as ordens de produção de retrabalho apenas para esta ordem de produção.
Caso não exista uma ordem de produção informada, será emitida a seguinte mensagem questionando o usuário: “Os filtros de OP e Talão estão zerados, deseja gerar perdas para todas as OPs?”, se for selecionada a opção “Sim” serão geradas ordens de produção de retrabalho para todas as ordens de produção que tenham sido informadas como perda ou defeito.
Caso a configuração 773 não estiver marcada, não será possível visualizar este botão. Caso a configuração 270 não estiver marcada, não será possível clicar neste botão.
Botão Sair: ao clicar neste botão será abonada a tela de leituras de ordens de produção.
Importante
Ao realizar uma leitura após preencher as informações necessárias, existem duas maneiras de abrir a tela de OP, onde serão inseridas informações relevantes ao produto a ser produzido, uma é teclando o “ENTER” e outra através do “TAB” após campo do talão.
Nesta tela devera inserir informações relevantes ao produto que será realizada a entrada no estoque, produzido.
OP: campo informativo referente a ordem de produção que está sendo editada. Campo mostra o numero da ordem da produção.
Saldo: campo informativo referente a ordem de produção que está sendo editada. Campo mostra saldo a ser produzido da ordem de produção.
U.M.: campo informativo referente a ordem de produção que está sendo editada. Campo mostra unidade de medida do item pai da ordem de produção.
Atdo.: quando marcado este checkbox, estará informando ao sistema que indiferente da quantidade lida, sistema deve encerrar a ordem de produção. A ordem de produção será encerrada mesmo que tenha saldo a fabricar.
Campos Tipo OP. Saídas, Fabricado, Defeito e Perdido: estes campos irão herdar a informação da capa do leitor e poderão ser editados caso a configuração 772 estiver marcada.
Campos C. Arm. Saídas, Fabricado, Defeito e Perdido: estes campos irão herdar a informação da capa do leitor e poderão ser editados caso a configuração 772 estiver marcada.
Campos Ocorrência Fabricado, Defeito e Perdido: estes campos irão herdar a informação da capa do leitor e poderão ser editados caso a configuração 772 estiver marcada.
Campos Quantidade Fabricado, Defeito e Perdido: neste campo deve informar as quantidades que serão realizadas leituras referentes a cada um dos processos.
Campos Peças Fabricado, Defeito e Perdido: neste campo deve informar as quantidades que serão realizadas leituras referentes a cada um dos processos.
Quando a configuração ‘PC-GE-2265-Controlar o encerramento da OP pela quantidade de peças’ estiver marcada o encerramento será feito quando a quantidade de peças forma igual ou maior que a quantidade de peças informada na OP. Quando esta configuração está selecionada estende o controle junto com a configuração ‘PC-GE-2266-Validar a quantidade de peças informadas na leitura da OP’.
Para maiores detalhes do processo de leitura por peças, acessar o manual Como Fazer – Leitor de Movimentos de Produção.
Data/Hora Inicial: neste campo deve informar a data e hora que foi iniciada a leitura da ordem de produção. Campo estar visível se existir talões de início e termino e não existir movimento de produção iniciado para o mesmo.
Data/Hora Final: neste campo deve informar a data e hora será finalizada a leitura de produção.
Complemento: neste campo deve informar o complemento a leitura da ordem de produção. Este campo somente estará habilitado se houver informação nos campos Quantidade Defeito e Quantidade Perdido.
Nº recursos p/ Custos: neste campo deve informar o número de recursos utilizados na produção. Este campo somente estará habilitado se houver informação no cadastro do processo. Este campo somente será utilizado em leituras de início e término. O valor cadastrado no campo irá multiplicar o tempo da leitura da OP, por exemplo, ao ler o talão das 09:30 ás 10:30, o tempo real é de 1 hora, caso seja informado quantidade "3" no cadastro do processo, o movimento de produção será '1 x 3 = 3', esta quantidade de 3, será utilizada pela rotina gera tempos quando a valorização estiver parametrizada para calcular pelo tempo Real. Não é considerada a informação digitada no leitor no campo Nº recursos para custos, apenas a informação que provem do cadastro do processo é a válida, já que se editada pelo leitor sempre é atualizada pela informação do processo. Para maiores informações deve acessar o manual do usuário Engenharia – Cadastros.
Material: este campo irá exibir o código e a descrição do material que será realizada a leitura.
Especif1: este campo irá exibir o código e a descrição da especificação1 do material que será realizada a leitura. Campo somente visível se configuração 4 estiver marcada.
Especif2: este campo irá exibir o código e a descrição da especificação2 do material que será realizada a leitura. Campo somente visível se configuração 5 estiver marcada.
Especif3: este campo irá exibir o código e a descrição da especificação3 do material que será realizada a leitura. Campo somente visível se configuração 6 estiver marcada.
Numeração: este campo irá exibir a numeração do material que será realizada a leitura.
Lote: este campo irá exibir o lote do material que será realizada a leitura. Campo habilitado somente se material tiver controle de grade como Ambos ou Lote.
Validade: este campo irá exibir a validade do material que será realizada a leitura. Campo habilitado somente se material tiver controle de grade como Ambos ou Lote.
Fabricação: este campo irá exibir a fabricação do material que será realizada a leitura. Campo habilitado somente se material tiver controle de grade como Ambos ou Lote.
Referência: este campo irá exibir a referência do material que será realizada a leitura.
Desenho1 e revisão desenho1: estes campos irão exibir a descrição desenho1 e a data de revisão do desenho1 do material que será realizada a leitura.
Fabricante: estes campos irão exibir o código e a descrição do fabricante do material que será realizada a leitura.
Área: estes campos irão exibir o código e a descrição da área do material que será realizada a leitura.
Botão Inspeção:
Ao clicar neste botão realizada chamada ao programa de questionário, será aberto o Roteiro de Inspeção referente ao questionário informado no campo ‘Quest. Análise/Inspeção’ da guia ‘PCP/Custos’ do cadastro de materiais, do material informado na OP. Somente visível se a configuração 1581 estiver diferente de 0 (zero).
Botão Imprimir Etiquetas: nesta tela, quando a configuração 1545 estiver marcada, o botão ‘Imprimir Etiquetas’ será habilitado, sendo então possível gerar o relatório de etiquetas, para quantidade ‘Fabricado’, 'Perdido' e 'Defeito’.
Botão Recurso
<P align="justify"



