NE - Como Fazer - NFSe Curitiba
A funcionalidade desse manual é apresentar como implementar a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço do padrão ABRASF para o município de Curitiba – PR.
Índice
Quais são os cadastros prévios para o NFSe?
Cadastro de Últimos ID’s Sequenciais (Utilidades/Diversos - Parâmetros)
Deve estar cadastrado o último ID sequencial para a tabela 275 com o tipo ‘S’.
Quais são as configurações necessárias para utilização do NFSe?
É preciso que esteja parametrizada a seguinte configuração:
‘LF - GE - 2199 - Layout da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço’ - Esta configuração deve estar como ’02 - ABRASF’ - Selecione o modelo da nota fiscal de serviço eletrônica que deseja gerar através do CIGAM. Estes modelos são definidos pelas prefeituras.
O programa está no menu em Fiscal - Escrita Fiscal - Rotinas - Legais - GIA - Gias Municipais - NFS-e ou localizando ‘NFS-e’ pela busca.
Como é tratado o ISS para empresa Optante pelo Simples no NFSe?
Quando a Unidade de Negócio for do município de Curitiba e for optante pelo simples, não será realizado o cálculo do ISS, mesmo que a incidência de ISS esteja como 'Sim' e que haja percentual de ISS no Tipo de Operação. Neste caso na geração da NFS-e de Curitiba será gerado o arquivo com a alíquota de ISS que está no item da nota, porém sem os valores de ISS.
No cadastro da empresa da Unidade de Negócio deverá estar marcado a opção “ Optante pelo Simples” e no cadastro do município estar com o código de IBGE de Curitiba.
No Tipo de operação deverá ser informada a Incidência igual a “Sim” e o percentual de ISS .
Na nota e no XML será informado o percentual de ISS sem base e valor do imposto.
XML


