ES Painel de Inventários

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h50min de 13 de maio de 2020 por Andreas.Mello (discussão | contribs) (descrição de Campos)

Suprimentos > Gestão de Materiais > Rotinas > Operacionais > Estoque 3.0 > Painel de Inventários

Painel de Inventários

O painel tem por objetivo centralizar toda a manipulação e emissão de Inventários, proporcionando mais agilidade ao usuário, principalmente se o mesmo usuário tiver que gerenciar Inventários de ‘n’ unidades de negócio.

Para que seja possível imprimir um Inventário o mesmo deve ser gerado previamente, utilizando o botão “Novo Inventário”, estando posicionado sobre a respectiva Unidade de Negócio.

As prévias criadas para a conferência no painel são as prévias de inventário tradicionais. Estas podem ser acessadas pelo painel de inventários normalmente. A mesma consideração é mantida para o inventário fechado, que é gerado no encerramento da valorização.

Importante: Devido a necessidade de arredondamento para duas casas decimais, por questões legais, na impressão do Inventario e na geração do arquivo SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), fica definido que: o relatório de Inventario de Estoque (Menu – Suprimentos – Gestão de Materiais – Relatórios – Legais – Inventario de Estoque), a tela inicial do Painel de Inventários (Menu – Suprimentos – Gestão de Materiais – Rotinas – Operacionais – Estoque 3.0 – Painel De Inventários, Botão Inventários) e o bloco H005 Totais do Inventário do SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), terão a mesma lógica de arredondamento, apresentando assim totalizadores iguais. Da mesma forma os itens da Impressão do Inventário e itens apresentados no bloco H010 Inventario do SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), terão os mesmos valores totais.

Nos itens do inventário, acessados através do painel de inventários (Menu – Suprimentos – Gestão de Materiais – Rotinas – Operacionais – Estoque 3.0 – Painel de Inventários), foi adicionada informação contendo a máxima precisão para efeitos de cálculo do total do item, este dado será apresentado através de um tooltip na tela. Com a ressalva de que, caso o item não tenha sido movimentado no período, não haverá a informação de máxima precisão gravada nos itens do inventário.

Ainda nos Itens do inventário, o saldo exibido pode variar por algumas quebras, sendo algumas delas: Centro de Armazenagem, Grade, Numeração, Especifs... Nas situações que houver estas quebras, o cálculo será realizado da seguinte maneira:

Exemplo: Movimento possui 3 lotes de 500 peças e valor total de 317,765. Nesta situação o valor médio do material será 0,2118433333 que multiplicado pelos mesmos 3 lotes de 500, teria como resultado 317,76501, alterando assim o valor total. Nestas situações sistema irá multiplicar as quebras individualmente subtraindo do valor total, assim última quebra pode ter um total diferente das demais. No exemplo acima, duas quebras receberam o total de 105,92167 e uma quebra o total de 105,92166 totalizando assim 317,765.

Nos relatórios Posição de Estoque e *Posição de Estoque (Menu – Suprimentos – Relatórios – Posição de Estoque), foi adicionado um checkbox “Imprimir Valor Total com máxima precisão”. No relatório legal Ficha de Movimentos (Menu – Suprimentos – Relatórios – Legais – Ficha de Movimentos), também foi evoluído cálculo de arredondamento.

Nos três locais informados anteriormente (Itens do Inventário (Tooltip) – Relatórios Posição de Estoque – Relatório Legal Ficha de Movimentos) os totais do item irão exibir a mesma informação para materiais movimentados no período.

Painel de Inventários - Unidades de Negócio

Campos

Descrição de Campos

Botões

Botão Hist. Exclusões: mantém todo o histórico de exclusões de Inventário. Sempre que um Inventário for excluído será mantido o registro do Inventário, com todos os seus itens e valores. Somente o usuário com direito de “GERENTE DE ESTOQUE” visualiza esse botão.