CC *Balancete

De CIGAM WIKI
Revisão de 14h18min de 10 de março de 2026 por Vaneza.freitas (discussão | contribs) (Manuais Referenciados)

Contábil > Contabilidade > Relatórios > Operacionais > *Balancete

Balancete

O balancete é um relatório contábil que apresenta, de forma sintética ou analítica, os saldos das contas do plano de contas em determinado período. Nele são demonstrados o saldo inicial, as movimentações a débito e a crédito ocorridas no período e o saldo final de cada conta.

Seu principal objetivo é disponibilizar informações sobre as contas contábeis e seus respectivos saldos, permitindo verificar se os registros a débito e a crédito estão em conformidade com o método das partidas dobradas, além de acompanhar a evolução das contas ao longo do período.

O balancete também evidencia a apuração dos saldos de todas as contas patrimoniais e de resultado, servindo como instrumento de conferência da escrituração contábil e como base para a elaboração das demonstrações contábeis.

Filtros

Balancetecontabil1.png


O balancete mensal verifica o arquivo de saldos e acumulado para gerar os valores das contas, já o balancete diário verifica os lançamentos diretamente.

Unidade de Negócio: Caso preenchido um intervalo de unidades, serão ativadas todas as unidades no intervalo e irá lista-las no relatório. Caso deseje listar unidades aleatórias, é possível através do botão ao lado dos campos da unidade, ativar as unidades desejadas, deixando o intervalo em branco, assim, somente listará as unidades ativas.

Apuração: Forma de apuração que pode ser Diário ou Mensal

Plano de contas: Informar o plano de contas que deseja visualizar no Balancete. Há duas opções, Plano original ou alternativo.

Selecionar Contas:Neste filtro podemos selecionar se desejamos ver todas as contas do Plano ou selecionar apenas um grupo em especifico ou intervalo, são três opções disponíveis : Todas/Múltiplas (TG)/Intervalo.

TG: Informar a TG que deseja visualizar .O campo TG fica habilitado caso o campo “Selecionar Contas” esteja como “Múltiplas Contas (TG). No campo é possível selecionar uma TG já préviamente cadastrada com suas respectivas contas.

Tipo de Lote:São três opções de Lote : Bloqueado, liberado e ambos

Plano de contas Alternativo:

Intervalo de Contas

Tipo Conta:

Classificação Conta:

Código Reduzido:

Visualização

Balancetecontabil2.png

Balancete:

Imprimir Total:

Imprimir Código:

Tipo de Contas:

Página Inicial:

Página Final:

Não Listar a partir do nível: válida somente níveis sintéticos, caso esteja selecionado como balancete analítico as contas analíticas após o nível solicitado serão listadas, se for balancete sintético, será listado somente até o nível informado.

Título Cabeçalho:

Carimbo Empresa:

Carimbo Contador

Tipo de relatório: Permite escolher o tipo de relatório a ser impresso, sendo eles: texto, personalizado (relatório merge), gráfico (A4 ou carta), e gráfico zebrado (conforme PDC).

Tipo de folha:

Listar:

Moeda: possível escolher diferentes tipos de moeda existentes no sistema para a geração do relatório.

Configurações

Balancetecontabil3.png

Quebra de página do Grupo:

Somente contas com saldo diferente de zero: Caso ativo, somente as contas com saldos (anterior e atual) diferentes de zero. Opção válida somente para Contas Analíticas. Contas Sintéticas serão sempre mostradas se houver algum tipo de movimentação.

Separar contas analíticas por Unidade de Negócio:

Consistir Saldo Encerramento: Caso ativo, irá demonstrar os valores das contas de resultado e seus gerenciais (Caso utilize saldos contábeis x gerenciais) antes de todos os encerramentos do ano do período informado.

Visualizar em PDF:

Descrição Composição Fixa:

Totalizar por Grupo Contábil:

Conversão da moeda de apresentação pela CPC02: Ao selecionar está opção os valores do relatório irão ser convertidos de acordo com o CPC vigente (CPC 02 que regulamenta a demonstração contábil em moeda estrangeira). Só pode ser selecionado caso a moeda escolhida tiver a periodicidade diária, também deve existir cotação para a data final do relatório e a moeda oficial informada na configuração ‘CG - 80140’ for diferente da moeda informado no campo moeda. As contas do ativo e passivo serão convertidas pela cotação da moeda do dia do encerramento, caso não existir encerramento será pela cotação do último dia do relatório e irá listar no cabeçalho do relatório “MOVIMENTO CONTABIL SEM ENCERRAMENTO”. As contas de resultados serão convertidas pela data do lançamento.

Inverter sinal das contas de resultado:

Listar data do sistema no relatório:

Listar conta zerada: Caso ativo, irá listar as contas com valores (saldo anterior, movimento débito, movimento crédito e saldo atual) zerados.

Posição antes do encerramento: Caso ativo, irá demonstrar as contas de lucro/prejuízo, informados no encerramento, com os valores antes do encerramento.

Imprimir em arquivo CSV:

Cabeçalho Config:

Linha em branco:

Imprimir asterisco:

Conta sintética destacada: Caso ativo, irá destacar as contas sintéticas em negrito, somente disponível no tipo de relatório gráfico zebrado.

Suprimir contas:

Opções do menu

<Alterar Perfil>: Permite salvar os dados que estão na tela em um perfil, sendo possível criar vários perfis.

<Elementos>: Permite a alteração, inclusão e exclusão de contas da TG selecionada no campo “TG”.

<Suprimir Contas>: tem por finalidade ocultar as contas de nível abaixo da conta selecionada, por exemplo se o plano de contas tiver uma conta analítica para cada cliente, ao emitir um balancete de simples conferência o usuário pode utilizar esta funcionalidade e selecionar a conta sintética de clientes, assim as contas analíticas não serão listadas no relatório. Caso escolha uma conta acima de clientes como direitos realizáveis a curto prazo, todas as contas abaixo disto não serão listadas (tanto sintéticas e analíticas).

Manuais Referenciados