Erro do Validador ECF, ao recuperar a ECD: Total das receitas brutas informadas (P200) diferente da receita calculada no (P150). O que revisar?

De CIGAM WIKI
Revisão de 12h54min de 23 de julho de 2025 por Vaneza.freitas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > Erro do Validador ECF, ao recuperar a ECD: Total das receitas brutas informadas (P200) diferente da receita calculada no (P150). O que revisar?

Quando ocorre no validador da ECF o seguinte erro ao recuperar a ECD: Total das receitas brutas informadas (P200) diferente da receita calculada no (P150)

O P150 é o registro da DRE, e esse registro não é gerado pela rotina do ECF do Cigam, e sim pelo validador pelo ato de recuperação da ECD.

Os valores serão recuperados com base nos registros J051, K355 e K356 se 0010. TIP_ESC_PRE for igual a “C” (contábil) e calculados pela própria ECF.

Desta forma, deve ser avaliado os valores do registro P200 (APURAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DO LUCRO PRESUMIDO) informado na ECF manual ou calculado automaticamente via tipo de operação, se os mesmos confrontam com os valores informados no P150 recuperados da ECD.

A ECF faz a conferência de valores informadas nos dois registros.

Exemplo: Valor de receita informado no P200 (informados manual ou calculado via Tipo de operação) X valores das contas de receitas informados no DRE P150.

Registro P200:


Ecf1.png


O registro P200 pode ser informado manual, através da criação de fórmulas, ou até mesmo parametrizado em cada tipo de operação de faturamento para que calcule automaticamente as receitas.

Para que carregue automaticamente as informações, além da parametrização no tipo de operação, é necessário marcar a opção: Informar manualmente os valores referente ao Lucro presumido:


Ecf2.png


Manual Referenciado